' ANGICO NO AR />

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Caminhonete da Secretaria de Saúde de Teofilândia é flagrada carregada de manaíba

Um assunto viralizou nas redes sociais no último domingo, 10, após uma caminhonete que serve a frota da Secretaria de Saúde do Município de Teofilândia, no Território do Sisal, ter sido fotografada com uma carga de manaíba (pedaço do caule da mandioca usado como muda).

O episódio foi registrado no Setor, maior povoado do município, distante 18 km da sede.

Um cidadão encontrou uma forma de denunciar com o tom de humor, fazendo lembrar o ‘carro do ovo’.

A atitude do servidor que não teve a identidade revelada não agradou o secretário de Saúde, Edy Carlos Oliveira, que manifestou seu repúdio em contato com o repórter Valdemi de Assis do Calila Notícias e através de um card que fez circular em redes sociais.
Fonte: Calila Notícias

Sobe para 12 o número de casos de Coronavírus em Jacobina

Na noite desta quinta-feira, 14 de maio de 2020, a Secretaria de Saúde atualizou o boletim informativo do Covid-19 em Jacobina. Um novo caso foi registrado no distrito de Cachoeira Grande e o município soma agora 12 casos positivos da Coronavírus.

No mapeamento os bairros com maior incidência de contaminação são: A nota aponta para: 04 caso no Bairro do Perú, 01 caso na Lagoa Dourada, 01 caso no Barro Branco, 01 caso no Bairro dos Indíos, 01 caso no Bairro Félix Tomaz, 03 caso no Tombador e por último Cachoeira Grande. O município também registrou 01 óbito, 01 caso curado e 05 pacientes aguardando resultados.
Fonte: Augusto Urgente!

Cadáver dá “tchauzinho” dentro do caixão durante enterro (vídeo)

O vídeo de um enterro que aconteceu na terça-feira (5/5), na cidade de Manado, em Sulawesi do Norte, na Indonésia, viralizou nessa semana. O que chamou a atenção das pessoas foi que o cadáver que estava sendo enterrado, dentro de um caixão com um painel de vidro na parte do rosto, aparentemente “acenou” para familiares e amigos que estavam presentes na cerimonia, enquanto o padre lia as orações.

Na gravação, é possível ver o “tchauzinho” através do vidro do caixão, o acontecimento foi registrado justamente no momento em que o padre estava lendo a passagem do Livro Apocalipse da Bíblia.


Depois do vídeo bombar nas redes sociais surgiram muitas hipóteses do que teria acontecido, muitas pessoas chegaram a pensar que o homem ainda estivesse vivo e estava tentando abrir o caixão, outros disseram que “a mão” poderia ter sido um rato.

Segundo o ‘Daily Mail’, o movimento pode ter sido causado pelo “rigor mortis” (mudança bioquímica nos músculos, causando um endurecimento dos músculos do cadáver e impossibilidade de mexê-los ou manipulá-los) ou por alterações nos ligamentos durante a decomposição do cadáver.
Veja o vídeo abaixo:

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Viralizou: Observatório Nacional e Aeronáutica negam “OVNIs” filmados em Magé (vídeo)

Um vídeo que mostra uma suposta queda de OVNI (objeto voador não identificado) em Magé, no Rio de Janeiro, intrigou usuários nesta quarta-feira (13). Moradores da cidade relataram nas redes sociais sobre um objeto estranho emitindo luzes e ruídos no céu. O assunto é um dos mais comentados no Twitter nesta manhã.

No entanto, o Observatório Nacional descartou qualquer anormalidade na região, de acordo com informações da ‘TV Globo’. A instituição, vinculada ao Ministério da Ciência que, dentre outras áreas, estuda astronomia. De acordo com os cientistas, nenhum fenômeno estranho foi registrado. Ainda segundo o site ‘UOL’, a Aeronáutica também respondeu que “não tem registros de quedas de objetos voadores no local, tampouco de isolamento de áreas nesta região do estado do Rio”.

Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Metro

Prefeitura de Quixabeira implanta túnel de desinfecção no centro da cidade

Na tarde desta quarta-feira(13), a Secretaria de Saúde de Quixabeira, inaugurou um novo equipamento que será usado no enfrentamento do novo coronavírus no município. O Túnel de Desinfecção foi instalado no centro da cidade e servirá para desinfectar as pessoas quando estiveram transitando pela via pública. 
Segundo o Secretário de Saúde, Ril de Beto, idealizador do equipamento na cidade, o túnel foi construído pela própria secretaria. Ril de Beto falou ainda que o túnel libera uma substância diluída na água que funciona como agente bactericida.

O município tem sido destaque na região por suas ações no enfrentamento ao novo coronavírus. Quixabeira foi a primeira cidade da Bacia do Jacuípe, a implantar a Barreira Sanitária de Monitoramento e agora torna-se a pioneira também na implantação do Túnel de desinfecção.

Além das ações citadas, a secretaria realiza também a desinfecção de todos os veículos que entram na cidade pela BA 791, principal via de acesso do município.

Presente na ato inicial de funcionamento do túnel, o prefeito Reginaldo Sampaio, disse também que outras ações estão sendo planejadas e que em breve serão colocadas em prática.
Fonte: Blog do Ril de Beto

Pastor diz que coronavírus é bom para que pessoas se convertam a Jesus

Um pastor de Santo Antônio de Jesus, cidade a cerca de 190 quilômetros de Salvador, usou as redes sociais na internet para publicar um vídeo no qual agradece pelos casos da Covid-19 porque, segundo ele, isso ajudará que as pessoas se convertam em Jesus Cristo. Depois da repercussão, ele fez outra postagem pedindo desculpas.

No Brasil, até esta quarta, 179.457 pessoas tiveram testes confirmados para a Covid-19. Já o número de mortos chega a 12.531. Na Bahia, conforme o último boletim da Secretaria de Saúde (Sesab), os casos ultrapassam os 6 mil, com 225 mortes.

O pastor Gilberto Passos faz parte da Igreja Caminho ao Deus Vivo (ICDV). O primeiro vídeo, disponibilizado no Facebook pessoal dele foi publicado na semana passada, mas apagado horas depois.

O G1 tenta contato com o pastor Gilberto Passos desde segunda-feira (11), mas ainda não conseguiu falar com ele.

Na publicação que ele apagou, ele comentou que as "materialidades" da vida afastam as pessoas de Jesus Cristo e questionou a eficácia da medicina.

Foi nessa ocasião que ele comentou: "Obrigado, Jesus. Aumenta mais o corona mesmo'. Importante porque só assim essas desgraças desse pessoal se conserta [sic], deixa o pecado, se converte em Jesus Cristo”.

Já no domingo (10), o pastor fez um outro vídeo, se justificando sobre a situação. Ele pontuou que a pandemia é um cenário para que as pessoas se convertam, mas não "para matar ninguém".

“Eu falei assim: que bem feito essa coronavírus estar no mundo. O porquê eu falei isso? O coronavírus vem da parte de Deus. Para que? Para matar as pessoas que não são evangélicas? Não. Para as pessoas se afirmarem na casa de Deus. Mas por quê? Quem é pastor sabe como é que está a devassidão dentro da própria igreja, das pessoas agindo da forma que querem", falou.

"Então disse assim: 'Bem feito vir o coronavírus, para que esses cornos venham se converter a Jesus'. Por que? O que Deus quer? Que a gente se converta. Essa enfermidade é para as pessoas se converterem. Não é para matar ninguém. Para se converter e entender o evangélico", completou.

Na ocasião, o pastor ainda comentou sobre o agradecimento que fez a Deus por causa da doença. Segundo ele, o agradecimento foi pautado nos ensinamentos bíblicos.

“Quando eu falei para dar graças a Deus pelo coronavírus, por quê? No capítulo 5, verso 18, diz assim: 'Em tudo dá graças porque essa é a vontade de Deus e de Jesus'. Tudo que acontece na vida do crente é para o nosso bem. Graças a Deus por tudo. Se é para dar graça, é a bíblia que manda. Então, eu vou dizer assim: 'Eu peço desculpas, perdão a vocês'. Mas eu não falei fora da bíblia. Eu falei pela palavra de Deus, que está escrito. Que Deus abençoe”, completou.

Na manhã de terça-feira (12), o pastor fez uma nova transmissão ao vivo pelo Facebook onde, além de pregar a palavra para os seguidores, aproveitou para se desculpar sobre as declarações anteriores.

“Entendo a revolta, entendo isso, da forma de interpretação. Entendo completamente. Mas, na verdade, a palavra que dei não era para as pessoas que são criaturas, mas para os filhos de Deus. Infelizmente, errei nessa parte. Não pequei contra o meu Deus. Aí que era coisa feia. Peço perdão à comunidade, a humanidade, por não entender minha interpretação peço perdão. Não peço desculpas, peço perdão", falou.

Em seguida ele reforçou que a fala foi enviada para os "mornos", as pessoas que estão sempre na igreja, mas que não foram convertidos ainda.

"Eu, no lugar de vocês, também me irava, virava a mesa. Vocês estão mais do que certos. Mas me perdoem. Errei por ter dito isso no ar. Errei. Mas há um perdão. Não quero mal de ninguém que está falando mal. Há razão na perseguição, mas que Deus abençoe vocês. Falei para os mornos. A mensagem não foi para as criaturas nem para os filhos, foi para os mornos. Peço perdão e a compreensão”, completou o pastor.

Prefeito de São Domingos usa recursos do FUNDEF para construção de praça pública e TCM determina suspensão dos pagamentos

Izaque Junior está no terceiro mandato de prefeito / Foto: Raimundo Mascarenhas
Foi publicado na quarta-feira (06/05), no Diário Oficial do Tribunal de Contas dos Municípios uma Liminar que determina a imediata suspensão dos pagamentos a empresa R&R Construção Civil Ltda-ME com recursos da Fonte “95 – Ação Judicial do FUNDEF – Precatórios” em decorrência da Tomada de Preço n 012/2019.

Em consulta realizada pelo prefeito, o TCM já havia decido que “os recursos recebidos em decorrência de ação ajuizada contra a União, objeto de precatórios, em virtude de insuficiência dos depósitos do FUNDEF ou FUNDEB, referentes a exercícios anteriores, somente poderão ser aplicados na manutenção e desenvolvimento do ensino básico, em conformidade com o disposto nas Leis Federais no 9.394/1996 e 11.494/2007, vedada a utilização para pagamento de remuneração dos profissionais da educação, não se aplicando a tais recursos a vinculação prevista no art. 22 da Lei no 11.494/2007 e, no que diz respeito à remuneração, o inciso I do art. 70, da Lei no 9.394/1996”.
Ainda segundo o TCM, o artigo 71 dessa mesma Lei enumera as despesas que não podem ser efetuadas com recursos destinados à Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE, a saber: obras de infra estrutura, ainda que realizadas para beneficiar direta ou indiretamente a rede escolar.

Mesmo diante da negativa do TCM, o gestor Licitou TP 012-2019 para prestação de serviço de Construção de Praça Pública para Esporte e Lazer no Povoado de Sítio Novo. O que configura um possível “desvio de finalidade”.

O que foi o Fundef e como funcionou?
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental ou FUNDEF foi um programa federal que pretendia estimular a educação e municípios carentes. Assim o governo repassava uma verba todos os meses para que os estados e municípios investissem na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamento e na valorização dos professores

Esse programa foi criado em 1996 e durou até 2006 quando foi substituído pelo FUNDEB. O Fundo de Desenvolvimento e Manutenção da Educação Básica Valorização dos Profissionais foi criado para ter uma duração de 14 anos. A principal diferença entre os dois, além da sigla, é que o FUNDEB repassava dinheiro para toda a educação: desde o ensino infantil até o ensino médio. Enquanto o programa anterior era apenas para o ensino fundamental.

Segundo os Municípios, durante o programa FUNDEF, o repasse foi inferior ao que teria sido acordado. Isso ocorreu por uma diferença no cálculo do valor a ser repassado. Algumas prefeituras, resolveram entrar com um processo contra o Governo Federal pedindo a diferença de repasse de verbas. Com isso iniciou-se uma batalha jurídica que durou cerca de 10 anos, desde o final do programa até a decisão final. Em setembro de 2017, o STF entendeu da mesma forma que os municípios e condenou a União a fazer a indenizar os estados e cidades prejudicados. No caso de São Domingos, o mesmo recebeu em maio de 2019 a quantia de R$ 10.119.467,20.

O fato

Obra teve que ser suspensa
Com o dinheiro em conta o gestor do Município, Izaque Rios da Costa Junior, fez uma consulta pública em outubro/2019 de N° 17393e19, questionando:

1) Seria possível, em tese, aplicação do precatório para pagamento de cursos de capacitação através de Universidades ou empresas especializadas, com notória capacitação técnica, para os alunos do ensino médio, por um curto período de tempo e de forma extraordinária, para capacitá-los para a prova do ENEM?

2) Nessa mesma linha de intelecção, seria também possível os municípios, ainda em tese, contratar empresas especializadas para prestação de serviços par realização das atividades sistemáticas e assistemáticas de esporte recreativo e de lazer, com o objetivo de ampliar ações de acesso a conhecimentos e práticas de esporte e lazer, considerando os direitos sociais de todos os cidadãos, para execução de Programa de Esporte e Lazer?

O TCM então negou de forma categórica como se observa abaixo:

“Malgrado a relevância das ações pretendidas, não é possível que o município utilize recursos com capacitação dos alunos do ensino médio, uma vez que não faz parte do âmbito de atuação prioritária do Ente municipal na área de educação; tampouco realize despesas com atividades sistemáticas e assistemáticas de esporte recreativo e de lazer, tendo em vista que tais ações não são consideradas como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE”

Contrariando Parecer do TCM, o Perfeito realizou o processo licitatório TP 012-2019 para prestação de serviço de Construção de Praça Pública para Esporte e Lazer no Povoado de Sítio Novo.

Assim sendo, foi deferida Medida Cautelar na data de ontem 06, de maio de 2020, suspendendo os pagamentos com recursos do Precatório para a empresa ganhadora da licitação. Vale lembrar, que no caso em questão o gestor, tem o prazo de até 20 dias para manifestar sua defesa.

Veja o vídeo da Sessão da última terça-feira, 12, onde o assunto de São Domingos foi tratado pelos conselheiros do TCM.
Fonte: Calila Noticias

Caso de Covid-19 confirmado em Várzea da Roça; paciente em questão evoluiu a óbito

A Secretaria Municipal de Várzea da Roça vem por meio da Vigilância Epidemiológica informar a toda população a confirmação de 01 caso de COVID-19.

Após coleta de amostra em 08/05/2020, enviada ao LACEN - Salvador (Laboratório do Estado), sendo entregue o resultado positivo para coronavírus SARS-CoV2, na tarde de 13/05/2020, sendo que o paciente em questão evoluiu a óbito.
Prefeitura de Várzea da Roça
Governo Uma Nova Reconstrução