' ANGICO NO AR />

terça-feira, 12 de maio de 2020

Miss é encontrada morta a facadas em Manaus; ex-namorado é suspeito

(Reprodução/Instagram)
Karen Mota de Oliveira, 22 anos, foi encontrada morta nesta na noite desta segunda-feira (11) em um apartamento no centro de Manaus. Finalista do Miss Amazonas Universo 2019, a modelo representou o município de Manicoré no concurso. A estudante e modelo tinha perfurações de arma branca pelo corpo.

De acordo com o jornal A Crítica, de Manaus, o ex-namorado dela, o advogado Rafael Fernandez Rodrigues, 31, que é natural de São Bernardo do Campo (SP), é o principal suspeito do assassinato. Kimberly foi encontrada morta no apartamento dele. A modelo estava desaparecida desde domingo, quando deixou de responder as mensagens dos familiares, que moram no interior do Amazonas.
Ainda de acordo com o jornal local, Rafael seria funcionário público do Tribunal de Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo e estaria há pouco tempo em Manaus, após passar por um processo de separação da ex-mulher.

A modelo foi encontrada com três perfurações de facadas em um imóvel na avenida Joaquim Nabuco. Uma arma foi encontrada pela perícia ainda no apartamento. Segundo a Polícia Civil (PC), o namoro do casal durou apenas dois meses.
“Ele é paulista e estava tendo um relacionamento com ela, que durou dois meses. A modelo pôs fim à relação e, no domingo, esse suspeito foi buscá-la no local em que morava e hoje ela foi encontrada no apartamento dele. A arma foi encontrada na varanda”, explicou a delegada Zandra Ribeiro, adjunta da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), em entrevista ao portal Universa, do Uol.

Em Manaus, a modelo morava com uma amiga, que virou a principal testemunha do caso. Ela informou à PC que viu Kimberly entrando no carro do suspeito no domingo. O automóvel seria um Audi A5 de cor branca. Às 0h31, o corpo foi encontrado no imóvel pela Polícia Militar (PM), após atender um pedido de um tio de uma amiga com quem a modelo morava.

“Ele foi buscá-la na casa de uma amiga. Ela a viu entrando no carro dele. Nós acreditamos que eles (Kimberly e o suspeito do crime) tiveram alguma briga, acabando ocorrendo essa tragédia”, relatou a delegada. Segundo Zandra, o próximo passo das investigações é traçar o perfil do foragido.

O caso é investigado pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Equipes da DEHS estão realizando diligências em torno do caso com intuito de localizar o homem. A investigação apurou que o Aeroporto Internacional de Manaus não registrou a saída do suspeito por via aérea desde do dia do crime.

Suspeito já trabalhou em gabinete de desembargador
Segundo informações do jornal A Crítica, Rafael Fernandez Rodrigues, principal suspeito do assassinato da finalista do concurso de 2019 Miss Amazonas, é advogado por São Paulo e, até janeiro de 2020, trabalhava no gabinete do desembargador José Dantas de Góes, no Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), em Manaus. No entanto, em consulta ao site da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a inscrição de Rafael, de número 310496, está com status de ‘cancelada’.
Fonte: Correios

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Garota morre de dengue hemorrágica em Teixeira de Freitas-BA

Morreu na manha desta segunda feira, 11 de maio, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas de dengue hemorrágica, a estudante Laila dos Santos Xavier, moradora do bairro Nova América.

Laila estava internada e amigos fizeram uma campanha nas redes sociais por doação de sangue, mas a a estudante não resistiu.
A Prefeitura Municipal emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Laila.

NOTA DE PESAR
O Governo Municipal de Teixeira de Freitas, por meio da sua Secretaria de Saúde, informa, com pesar, o falecimento da adolescente L.S.C, 13 anos. É com consternação que os gestores comunicam que a causa morte provável, seja Dengue Hemorrágica. Ainda estão sendo realizados testes a fim de confirmar esta forte suspeita. Em momento algum, o quadro clínico apresentado por L.S.C se assemelhou aos casos da COVID-19, ficando assim excluída essa possibilidade.

Esta Administração Municipal já solicitou, em 4 de maio, do Núcleo Regional de Saúde, que é vinculado ao Governo do Estado da Bahia, o serviço de fumacê, para que seja aplicado neste município, a fim de ajudar no combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti.

No texto do documento acima citado, destinado aos cuidados do senhor Rodrigo Kuada, coordenador técnico do Núcleo Regional de Saúde, consta o “caráter de urgência a autorização dos carros fumacê para que possam atuar na aplicação do UBV (Ultra Baixo Volume) nas áreas de maior incidência da doença”.
Fonte: Bahia Extremo Sul

Prefeitos podem adiar pagamento da Previdência e deixar rombo de R$ 18,5 bilhões

O Congresso Nacional abriu uma brecha para que as prefeituras possam suspender o pagamento de sua parte na contribuição previdenciária aos regimes próprios de servidores municipais de março a dezembro de 2020. Se todos os municípios elegíveis aderirem, 2,1 mil prefeitos jogarão para os sucessores uma bomba de R$ 18,5 bilhões.

O problema é que muitos desses regimes previdenciários já estão desequilibrados, e o Ministério da Economia vê risco até de faltar dinheiro para o pagamento de benefícios.

O dispositivo foi inserido pelo Senado Federal no projeto de socorro aos Estados e municípios, aprovado por senadores e deputados e que agora está na mesa do presidente Jair Bolsonaro para sanção. A área técnica deve recomendar veto ao presidente, segundo apurou o Estadão/Broadcast, mas o Planalto pode ou não acolher a orientação. Um veto também pode ser derrubado no Congresso Nacional.

Entidades municipais negam qualquer interesse eleitoreiro na medida, desenhada, segundo eles, para dar alívio às prefeituras num momento de sobrecarga dos sistemas de saúde e assistência para o combate à pandemia do novo coronavírus.

A área econômica do governo, porém, viu na ação uma tentativa de aproveitar a calamidade pública e o afastamento de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para ajudar os prefeitos a fechar as contas no período final de mandato.

Pagamentos adiados
Além de beneficiar as prefeituras que têm regimes próprios, o projeto também permite a municípios que contribuem ao INSS adiar pagamentos das prestações de dívidas refinanciadas em 2017. Naquele ano, uma lei permitiu às prefeituras parcelar cerca de R$ 75 bilhões em débitos, com descontos em multas juros, por um prazo de até 200 meses.

Com a lei aprovada esta semana no Congresso, os pagamentos das parcelas ficam suspensos também entre março e dezembro de 2020. Essas prestações vão para o fim da fila, ou seja, serão quitadas apenas ao final do contrato, que dura até 16 anos e meio. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) estima um alívio de R$ 5 bilhões com essa medida.

Procurada, a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia informou que "avalia como tecnicamente preocupante a suspensão do pagamento das contribuições previdenciárias devidas pelos municípios". Segundo o órgão, a iniciativa vai aumentar o endividamento previdenciário dos municípios que recolhem ao INSS e o déficit atuarial dos que têm regime próprio. O déficit atuarial reflete o rombo que sobraria nos cofres caso a prefeitura tivesse que desembolsar hoje todos os benefícios previstos para o futuro.

"Alguns municípios, cujos RPPS (regimes próprios) possuem reservas financeiras muito baixas, poderão inclusive enfrentar dificuldade para o pagamento de seus aposentados e pensionistas", alerta o órgão em nota.

Segundo a Secretaria de Previdência, se todos os municípios aprovarem lei suspendendo as contribuições aos regimes próprios, a folga pode chegar a aproximadamente R$ 18,5 bilhões, "agravando a situação do desequilíbrio financeiro e atuarial desses RPPS e o risco de não pagamento de benefícios".

FNP
O vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Firmino Filho, de Teresina (PI), diz que a suspensão das contribuições é um "alívio necessário" diante da perda de receita. Ele refutou os cálculos do governo de que a folga pode chegar a R$ 18,5 bilhões e disse que a conta está superestimada. "É um auxílio pequeno."

Para Firmino Filho, as críticas à medida partem de quem "não entendeu o momento que estamos vivendo". "Tem muito burocrata em Brasília que vive distanciado da província", afirma. Ele também refuta o risco de calote no pagamento dos benefícios e garante que os prefeitos "terão responsabilidade" para assegurar os repasses.

O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, diz que haverá regulamentação do Ministério da Economia para evitar desvios no uso da folga que será aberta no Orçamento das prefeituras com a medida. Segundo ele, a ideia é prever que o dinheiro só poderá ser usado para repor perdas na arrecadação, auxiliar no pagamento da folha ou para bancar ações de combate à pandemia.

"Não vai acontecer isso (uso para fins eleitorais), não há essa possibilidade", afirma Aroldi. Segundo ele, não haverá sequer espaço para prefeitos flertarem com aumento de gastos supérfluos como plataforma de campanha, porque as dificuldades permanecerão até o fim do ano.

Nos cálculos da CNM, os municípios devem ter até o fim do ano uma perda de R$ 74,5 bilhões em receitas com a crise de gerada pela pandemia. O socorro federal, por sua vez, garantiu um repasse de R$ 23 bilhões às prefeituras, cerca de um terço do buraco. "O prefeito que usar o espaço pela suspensão das contribuições previdenciárias para obras não atenderá às pessoas nas áreas de saúde e assistência", diz Aroldi.

O aval à suspensão de pagamentos das prefeituras à Previdência aprovada pelo Congresso permite que os municípios interrompam o recolhimento de contribuições tanto regulares quanto extraordinárias, na avaliação de técnicos ouvidos pelo Estadão/Broadcast.

As alíquotas extraordinárias são bancadas pelo município quando há necessidade de sanar um desequilíbrio atuarial no fundo responsável por pagar aposentadorias. É o chamado plano de equacionamento, espécie de esforço feito agora para evitar que falte dinheiro para benefícios no futuro.

Uma das cidades que têm plano de equacionamento vigente é Santa Maria (RS). Lá, a prefeitura precisa desembolsar todo mês 18% sobre a folha a título de contribuição regular e mais 33,46% sobre a mesma base como alíquota extraordinária. Em 2029, a cobrança extra chegará a 111,08% da folha para dar conta do buraco, segundo o plano aprovado no fim de 2018.

A avaliação na área econômica é que os municípios já têm um cenário delicado para honrar os compromissos com a Previdência no futuro. Por isso, adiar esse tipo de pagamento apenas "joga a bomba" para os sucessores. No caso dos pagamentos aos regimes próprios, a lei sequer diz quando os valores devidos serão regularizados.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Após milhares de reclamações, Caixa atualiza aplicativo que dá acesso ao auxílio emergencial

Depois de receber milhares de reclamações, a Caixa atualizou o aplicativo que permite a movimentação do auxílio emergencial de R$ 600. O Caixa Tem, que faz transferências de recursos e pagamento de boletos, foi bem recebido por usuários de Android, sistema operacional da Google. Para quem têm celulares da Apple, que usa o sistema operacional iOS, as reclamações continuaram mesmo com a nova versão do aplicativo.

Antes da atualização, a loja de aplicativos do Google mostrava milhares de comentários com reclamações sobre o programa. Os usuários que tentavam movimentar seus recursos relatavam demora no atendimento e até erros nos pagamentos.

"O app está sempre atualizando, sempre dando erro, sempre lento, sempre falhando, fui tentar fazer um pagamento, aí deu erro, então eu tentei de novo, e quando fui ver o pagamento foi realizado em duplicidade, sendo que deu erro nas duas vezes que eu tentei. Não está atendendo às expectativas, ele foi feito para as pessoas não precisarem ir até as agências, porém só causa mais transtornos”, disse uma usuária no último dia 5.

O aplicativo era uma maneira de evitar que as pessoas fossem às agências se cadastrar e acessar os recursos. No entanto, as pessoas formaram aglomerações e grandes filas durante semanas para obter o benefício nas agências físicas.

Depois da última atualização, os comentários mudaram de tom. Os usuários começaram a relatar mais facilidade no acesso e correção nos problemas que antes eram constantes.

“Felizmente, não tive grandes problemas com o aplicativo. Acredito que as primeiras dificuldades foram por problemas do sistema, que já foram corrigidos, pois assim que tive o auxílio liberado, consegui fazer pagamentos e transferências com muita facilidade e segurança”, disse uma usuária que comentou neste domingo.

Para os que têm celulares da Apple, a atualização chegou depois, no dia 8, mas as reclamações continuaram. As pessoas que tentaram acessar o benefício relataram erros no acesso e falta de informação.

"Não consigo ter o primeiro acesso, fala que que deu problemas ao buscar as perguntas. Com a nova atualização para enganar as pessoas, só pode. Até mesmo porque nada mudou até agora", disse um usuário.

Outras pessoas disseram que o número disponível para solucionar problemas, o 111, também não funcionava.

"Não consigo realizar nenhuma transação devido a apresentação de erro no primeiro acesso pois não gera as perguntas do primeiro acesso, só aparece mensagem de erro! Já deletei o aplicativo e instalei novamente e não resolve! Já tentei acessar as 23 horas e não resolve! Não funciona e não sei mais o que fazer, pois ligo no 111 e fala que o benefício foi aprovado e já foi depositado a primeira parcela, mas não consigo ter acesso a quantia !!!”, disse.

Ainda em menor número, alguns começaram a relatar uma melhora no serviço.

"Depois dessa atualização para iOS o aplicativo ficou perfeito. Sem bugs, entrando super rápido, sem dor de cabeça".

A Caixa informou que a nova atualização possibilita um maior acesso simultâneo ao sistema. Na primeira versão do aplicativo, a capacidade era de 200 mil conexões simultâneas. Com a atualização, o programa agora suporta até 500 mil conexões.

Segundo o banco, o aplicativo já foi baixado 85 milhões de vezes e está estável. O tempo de espera máximo deve ser de 1 minuto. O aplicativo deve funcionar em qualquer smartphone.

Na última quinta-feira, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou que 17 milhões de pedidos do auxílio estão represados. Entre esses, alaguns são considerados cadastros inconclusivos por inconsistência nos dados e outros foram feitos nos últimos dias pelo aplicativo.

O ministro estimou que entre seis e oito milhões desses pedidos devem ser aprovados. As pessoas podem se cadastrar até 02 de julho e neste caso, vão receber as três parcelas de uma só vez. Quem teve o resultado da análise inconclusivo precisa refazer o cadastro no aplicativo da Caixa.

Mais 8 milhões devem receber auxílio de R$ 600 nesta semana

Mais 8 milhões de trabalhadores informais devem receber a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 nesta semana. A estimativa é do Ministério da Cidadania, após análise de mais 17 milhões de CPFs finalizada na última sexta-feira (8). O governo federal deve anunciar, também nesta semana, o calendário da segunda parcela do benefício.

Até sexta-feira (8), a Caixa contabilizava o pagamento de R$ 35,5 bilhões de auxílio emergencial a mais de 50 milhões de brasileiros. O montante total referente ao pagamento da primeira parcela deve chegar a R$ 41,5 bilhões, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

“Vamos chegar a cerca de 58 milhões de pessoas com o benefício creditado. Completando em torno de 98% da primeira fase, com todos os que requisitaram o auxílio em abril. Essa cobertura deve chegar a mais de 100 milhões de pessoas. Significa que, em um mês, o Brasil proporcionou uma cobertura de metade da sua população”, afirmou Lorenzoni em audiência no Congresso.

O Ministério da Cidadania deve fechar nesta semana parceria para que o cadastramento para receber o auxílio seja feito também nas agências dos Correios. O auxílio prevê três parcelas de R$ 600 para população de baixa renda, durante a pandemia do coronavírus. O cadastro poderá ser feito até o dia 2 de julho. Quem se inscrever, nesta data, por exemplo, e for considerado elegível vai receber as três parcelas, garante o ministério.

O Nordeste é a região com o maior número de beneficiados pelo auxílio emergencial: 37% do total. Em seguida vêm a região Sudeste, com 34,9%; Norte, com 11%; Sul, com 9,9%; e Centro-Oeste, com 6,8%.
Fonte: R7

Rui garante salários de maio e junho, mas alerta: 'Não sabemos o que pode acontecer'

Questionado sobre a situação fiscal da Bahia e o pagamento dos servidores estaduais em meio à pandemia do novo coronavírus, o governador Rui Costa (PT) garantiu os pagamentos em dia dos meses de maio e junho. No entanto, alertou aos servidores quanto aos meses seguintes, pois, segundo ele, "não sabe como a economia irá se comportar".

"Maio e junho temos caixa, temos fluxo para pagar os salários. Nos outros meses não está garantido, vamos trabalhar para não ter nenhuma intercorrência. O governador tem que sinalizar para que as pessoas possam se planejar. Estou recomendando que não aumente o nível de endividamento para que a gente consiga passar essa tempestade", disse Rui em entrevista aos veículos de comunicação da região Sul na manhã desta segunda-feira.

Rui afirmou ainda ter construído uma "relação de sinceridade" com a população. Por isso, em relação a um eventual atraso nos pagamentos, não poderia ser taxativo e afirmar que não aconteceria, mas também não poderia dizer afirmativamente o contrário: "Não sabemos o que pode acontecer".

"As pessoas precisam se programar. Não façam novas dívidas que comprometam sua capacidade de pagamento porque não sabemos o que pode acontecer. Agora para maio e junho tem possibilidade de atrasar salário? Agora não. Mas eu não posso garantir o restante dos meses porque eu não sei como vai se comportar a economia", disse.

"Quero deixar claro. Eu não tenho bola de cristal. Não posso garantir pelos meses seguintes. Não tenho como garantir isso. A minha relação com a população é sempre de muita sinceridade. Olho no olho como aprendi com minha família. Então, não me peçam para ser diferente. Vou manter padrão de relação sincera", completou.
Fonte: Bahia Noticias

Homem encontrado morando nas ruas no Estado do Pará, busca contato com familiares em Jacobina

O Pastor Gildásio Lima do Centro de Recuperação de Moradores de Rua e Dependentes Químicos da cidade de Tucumã no Estado do Pará, busca localizar familiares de um homem que se identifica como Reginaldo Ferreira dos Santos, de aproximadamente 35 anos, que disse ser natural de Jacobina na Bahia.

Segundo o Pastor Gildasio, há 15 anos Reginaldo morava nas ruas e BR's na região da cidade e há 3 anos passou a receber apoio e a morar no centro de reabilitação social.

Reginaldo diz que é filho de Salvador Ferreira dos Santos e Vanda Ferreira dos Santos. Já foram feitas buscas nos cartórios de Jacobina, porém, não foi localizado nenhum registro com os nomes dos mesmos.

Quem reconhecer Reinaldo pela foto, ou souber sobre os seus parentes, favor entrar em contato com o Pastor Gildasio Lima, pelo Telezap: (94) 9.9225-2002.
Fonte: Augusto Urgente!

Mulher é morta a tiros Irecê; ex-marido é o principal suspeito

Uma mulher identificada por Danila Souza Santos, de 31 anos, foi morta tiros na tarde desta segunda-feira, dia 11 de maio, por volta das 15 horas, em Irecê.

Segundo as primeiras informações, o crime ocorreu na Praça Renério Dourado (Antiga Feira de Frutas), região central da cidade. Conforme a polícia, o principal suspeito do crime é o ex-marido da vítima, que fugiu logo em seguida.

O corpo da mulher foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia