' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Mulher morre dentro de ônibus quando seguia de Mairi para São Paulo

Elizangela da Silva Correia, conhecida como Dil, de 32 anos, que morava em Mairi-BA, morreu dentro do ônibus de Demazinho, em Américo Brasiliense (SP).

De acordo com informações de familiares, Dil saiu de Mairi-BA na noite da última segunda-feira (04) e morreu na manhã desta quarta-feira (06), quando seguia para Ibaté.

A mesma morava no bairro Tanque da Nação, em Mairi-BA. Antes, ela morava no bairro Reviver, na mesma cidade.

Dil era esposa de Claudionor Carneiro Souza, conhecido como Nô. Os filhos são: Marcílio Correia Carneiro, Eliandeson Correia Carneiro, Alef Correia Carneiro, de Claudiane Correia Carneiro.

De acordo com informações de familiares, Dil pode ter morrido de infarto e estão querendo colocar que foi de Covid-19.

Veja informações do site Destaque 1000:
Uma mulher de 32 anos que estava dentro de ônibus rodoviário que saiu do estado da Bahia (BA) no início desta semana, chegou morta em Américo Brasiliense (SP) na manhã desta quarta-feira (06). Há princípio, funcionários e algumas pessoas que passaram pelo local, acreditam que a vítima possa ter tido um mal súbito (infarto).

Durante uma parada na cidade de Pato de Minas (MG) o motorista constatou que a passageira chegou a descer do ônibus, aparentemente bem, sem queixas de saúde. Já em outro local de parada, na cidade de Ribeirão Preto (SP) a mulher estava enrolada em um cobertor, aparentemente dormindo, prática muito comum usada por passageiros, o que não chamou a atenção de ninguém que estava adentro do ônibus.

Após chegar no destino final, nas mediações da empresa, foi constato que a mulher estaria morta, possivelmente por ter tido um mal súbito. Dirigentes da empresa descartaram qualquer possibilidade de Covid-19, mas seguindo os protocolos de saúde, a Vigilância Epidemiológica de Américo esteve no local. Após todas as verificações do óbito, o corpo da vítima foi removido pela funerária.

Com informações do blog Agmar Rios

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Mais um caso de Covid-19 é confirmado em Capim Grosso. Número sobe para cinco

No início da noite desta segunda-feira(04), foi confirmado o terceiro caso do dia, de Covid-19 no município de Capim Grosso-BA. Ainda no período da tarde a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou a confirmação de 02 (dois) novos casos positivos em dois idosos, com idades de 70 e 77 anos, respectivamente.

A confirmação do terceiro caso do dia, foi divulgada pelo Coordenador de Vigilância Epidemiologica, Maguibe Rangel. Trata-se de uma mulher, filha do senhor de 77 anos que também testou positivo.

O Coordenador ressalta ainda que o caso do senhor de 70 anos, não tem ligação com os outros dois.

Com os três casos confirmados no dia de hoje, sobe para cinco, o número de pessoas no município de Capim Grosso que contraio o Covid-19. Destes uma está recuperada e um foi a óbito.
Fonte: Blog do Ril de Beto

Mais dois casos de coronavírus confirmados em Capim Grosso

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, vem informar que, hoje, dia 04 de maio de 2020 pela manhã, foram notificados e confirmados 02 (dois) novos casos POSITIVOS para o Coronavírus-COVID-19.

A confirmação foi realizada através de teste rápido disponibilizado pela SESAB/DIVEP, sendo estes reconhecidos e validados pelo Estado da Bahia. Ressalta-se que os dados são dinâmicos e na medida em que os casos ocorrerem, estaremos informando à população.

O isolamento social ainda é a melhor forma de evitar o contágio. Só saia de casa se for extremamente necessário e com o uso da máscara protetora.

Fonte: Prefeitura de Capim Grosso

sexta-feira, 1 de maio de 2020

Golpes sobre Covid-19 no WhatsApp têm 11 milhões de acessos e envios

Mais de 250 aplicativos falsos e 125 páginas maliciosas foram descobertas na Internet com o objetivo de aplicar golpes com assuntos envolvendo a pandemia da Covid-19. O levantamento foi feito pelo dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, que monitora crimes cibernéticos sobre o novo coronavírus desde fevereiro. A pesquisa da empresa indica que, após o Governo Federal anunciar o cadastro do Auxílio Emergencial na primeira semana de abril, os golpes se tornaram ainda mais comuns e atingiram até 11 milhões de acessos e de compartilhamentos.

Com a pandemia do novo coronavírus, ofertas como pagamento de bolsas auxílio, distribuição de kits de máscaras e álcool em gel, de cerveja grátis e até mesmo de assinatura na Netflix tem sido recorrentes, circulando principalmente como correntes no WhatsApp. Confira a seguir alguns dos golpes frequentes e saiba como se prevenir.
Programa Auxílio Cidadão 2020

O falso “Programa Auxílio Cidadão 2020” foi compartilhado com rapidez pelo WhatsApp a partir do dia 19 de março. Uma mensagem acompanhada de um link serve de isca para as pessoas caírem no golpe, que se apropria de medidas governamentais em andamento. Nesse caso, ela se passava pelo “Auxílio Cidadão 2020”, suposto programa que garantiria o auxílio mensal de R$ 200 para trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda.

'Governo Federal iniciou o cadastramento do Auxílio Cidadão que dá uma ajuda mensal no valor de R$ 200 para trabalhadores autônomos e pessoas de baixa renda para ajudar a combater CORONAVÍRUS. Confira se você tem direito ao benefício.'

A Secretaria Especial do Desenvolvimento Social desmentiu a corrente no dia 22 do mesmo mês.
Álcool em gel Ambev
A partir de uma ação real da Ambev, que produziu álcool em gel e o distribuiu em grande quantidade para o combate à pandemia, um novo golpe prometendo os produtos originais foi disseminado pelo WhatsApp. A partir do link malicioso, a vítima deveria responder um questionário com perguntas como “Você realmente precisa disto?”, para fornecer dados pessoais e compartilhar o golpe com outros contatos.

'A AMBEV no combate ao COVID-19 está distribuindo gratuitamento álcool em gel em todas as cidades do páis. Eles disponibilizaram um site para verificar os pontos de distriuição, mas são poucas unidades por pessoa.'
Voucher Heineken

Até o dia 16 de abril, o golpe do “Voucher Heineken” tinha atingido até 159 mil pessoas. Com a pegada da campanha #FiqueemCasa aliada à quantidade de lives feitas nas plataformas digitais, o golpe prometia a retirada gratuita de até quatro unidades de barril Heineken com chopp grátis. O conteúdo falso pode ser uma estratégia de roubo de dados por meio de phishing.

HEINEKEN - FIQUE em CASA com 4 Barris de Cerveja Grátis. Atendendo a pedidos, vamos distribuir cerveja. Olha issooo!

A empresa foi procurada pelo TechTudo e esclareceu que "A Heineken® afirma que é falsa a promoção que está circulando via WhatsApp nos últimos dias. A recomendação da marca é não abrir o link em questão".
Netflix liberada


A Netflix não garantiu a liberação da plataforma durante a pandemia da Covid-19. No dia 19 de março, entretanto, cibercriminosos disseminaram a notícia falsa de que havia um cadastramento para que isso fosse possível, com poucas vagas, seguida de um link. Outra estratégia fraudulenta de phishing.

A Netflix decidiu liberar o acesso a sua plataforma de filmes e séries pelo período de isolamento das pessoas, mas é por pouco tempo o cadastramento! Corre no site
Como se proteger
Para não cair nesses golpes é necessário tomar algumas medidas de precaução, como desconfiar de mensagens sensacionalistas e não fornecer seus dados por telefone, e-mails ou SMS. No caso da Heineken ou da Netflix, deve-se acessar os sites oficiais e verificar se há algum conteúdo sobre a promoção que você recebeu.

No fim de março, o Ministério da Saúde lançou em parceria com o WhatsApp um bot para o aplicativo, que fornece orientações sobre o novo coronavírus. Após enviar um “oi” para o número (61) 9938-0031, o usuário tem acesso a um menu com dez opções de temas sobre a pandemia. Dentre elas, está o nono item, “Fake ou verdade?”, focado em tirar as dúvidas sobre a veracidade dos conteúdos recebidos pelo cidadão. Também é possível conversar com a instituição a partir do endereço direto da campanha: "bit.ly/sauderesponde" (sem aspas).

Ademais, mantenha o seu celular, seja ele Android ou iPhone (iOS), protegido com um software antivírus instalado.
Via dfndr blog

Mulher surge sem roupa acidentalmente durante live de apresentador (vídeo)

Jornalista passou por trás do apresentador de TV durante gravação
O apresentador de TV Alfonso Merlos foi flagrado enquanto fazia uma live no Youtube. Uma mulher passou sem roupa por trás enquanto o espanhol gravava.

Os seguidores de Alfonso não a identificaram como sendo a namorada dele, Marta López, que ficou famosa após participar do ‘Big Brother’ na Espanha. Depois, a mulher da live foi identificada como a jornalista Alexia Rivas.

O jornalista da TeleMadrid ficou em silêncio por vários dias e pediu desculpas a Marta pelo “constrangimento”, em um programa de TV.

Veja o vídeo abaixo:
Fonte: UOL

Prefeita de Santaluz decide reduzir em 25% o próprio salário, o do vice e dos secretários

Imagem registrada antes da OMS declarar pandemia do novo coronavírus | Foto: Notícias de Santaluz
A prefeita de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, Quitéria Carneiro (PSD), reduziu em 25% o próprio salário, o do vice-prefeito e dos secretários municipais. De acordo com decreto publicado no Diário Oficial do Município, na noite desta quinta-feira (30), a medida vale por três meses, a partir de maio, e faz parte de um plano de contingenciamento de gastos executado pela administração municipal durante o período de calamidade pública por causa da pandemia de Covid-19. Procurada, a prefeita Quitéria afirmou que “estamos diante de um momento social bastante delicado em que as pessoas estão sendo diretamente afetadas por conta da crise financeira provocada pela pandemia do novo coronavírus. Os cortes do nosso salário e dos servidores que estão na linha de frente da gestão municipal se somam a outras medidas de contenção de gastos já adotadas com o objetivo de direcionar mais recursos para ações de combate ao coronavírus na nossa cidade e continuar ajudando quem mais precisa”.
Fonte: Notícias de Santaluz

Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial sai na próxima semana; diz presidente da Caixa

Pedro Guimarães | Foto: Marcello Casal Jr
O calendário para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 sai na próxima semana. A informação foi dada hoje (1º) pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante videoconferência para apresentar balanço do pagamento da primeira parcela.

A previsão inicial era de que a segunda leva de pagamentos começasse a ser paga na última segunda-feira (27) para os inscritos no Cadastro Único e os cadastrados por meio do aplicativo e do site do programa. Mas o Ministério da Cidadania soltou uma nota afirmando que a divulgação do calendário deve ocorrer agora em maio.

Segundo Guimarães, o banco ainda está fechando o detalhamento dos pagamentos da primeira parcela e fechará o calendário após reunião com o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e aprovação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Pagamento em dias diferentes
De acordo com o presidente da Caixa, o pagamento da segunda parcela ocorrerá em dias distintos dos dias para o pagamento do Bolsa Família. A medida visa evitar aglomerações nas agências bancárias.

“O segundo pagamento levará em conta tudo o que esta acontecendo agora. De uma maneira muito clara: não há condição de misturar o pagamento do Bolsa Família com o das contas digitais. Passamos este mês montando a base de dados”, disse Guimarães. “Na semana que vem, vamos publicar o calendário do segundo pagamento e ele vai ser muito mais simples porque já temos uma base de dados de 50 milhões de pessoas”, acrescentou.

Até o momento, cerca de 50,1 milhões de pessoas foram aprovadas para receber o auxílio. Desse total, 19,2 milhões são beneficiários do Bolsa Família; 10,5 milhões estão inscritos no Cadastro Único e 20,3 milhões são formados por trabalhadores informais, micro empreendedores individuais (MEI’s) e contribuintes individuais. Outras 12,4 milhões estão com o cadastro inconclusivo.

Problemas
Durante a coletiva, o presidente da Caixa disse que o pagamento da primeira parcela teve problemas devido ao banco ainda não ter informações mais precisas sobre o perfil de quem pediu o benefício. Guimarães disse ainda que um terço das pessoas não tinha acesso a conta em banco.

“Todos os que já receberam vão receber de novo e agora já sabemos quem é Bolsa Família, Cadastro Único e informais, estes últimos vão receber de acordo com a data de nascimento”, disse.

Medidas contra aglomerações
Questionado sobre as medidas tomadas para evitar aglomerações, Guimarães disse que o banco está adquirindo mais equipamentos de proteção individual para os empregados, como máscaras (560 mil), protetores faciais (11 mil) e 600 mil litros de álcool em gel. Também estão sendo contratados mais três mil seguranças para ajudar no controle de filas e 500 recepcionistas. Cinco caminhões da Caixa também vão ajudar no atendimento, especialmente em cidades das regiões com maior dificuldade.

“Teremos conversas com as prefeituras porque é fundamental, a gente precisa de ajuda das prefeituras não tem a menor dúvida disso”, disse. Vamos ter o máximo possível de cuidado na separação entre as pessoas, redução ao máximo desses dias de pagamentos para que não tenhamos no mesmo dia dois pagamentos [de benefícios] de pessoas carentes”, afirmou Guimarães.

Agências abrem neste sábado (2)
Guimarães lembrou que as agências da Caixa Econômica Federal ficarão abertas neste sábado (2), das 8h às 12h, exclusivamente para tirar dúvidas de beneficiários do auxílio emergencial nascidos de janeiro a outubro e fazer o pagamento dos que, nesse grupo, desejam receber o crédito em dinheiro.

Pelo calendário inicial informado pelo banco, nascidos em setembro e outubro receberiam o benefício a partir de segunda-feira (4), mas com a abertura das agências esse pagamento será antecipado. No dia 5 de maio será a vez de pessoas que querem receber a ajuda em espécie e fazem aniversário em novembro e dezembro.
Fonte: Agência Brasil

Secretária de Saúde é entrevistada na Mairi FM (vídeo)

Nesta sexta-feira, 1º de maio de 2020, a Secretária Municipal de Saúde de Mairi-BA, Sílvia Carneiro, foi entrevistada pelo locutor Diego Silva, durante o Jornal do Meio Dia, na Rádio Mairi FM.
Vídeo: Locutor Diego Silva / Fonte: Agmar Rios