' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Tarifa Social de Energia poderá ser solicitada via WhatsApp a partir desta segunda

Os baianos que desejarem solicitar o beneficio da Tarifa Social de Energia junto a Coelba poderá fazê-lo, a partir desta segunda-feira (13), através do celular, utilizando o aplicativo WhatsApp. Tem direito ao benefício as famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal, com renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo nacional. O contato via aplicativo pode ser feito pelo telefone (71) 3370-6350.

Para se cadastrar, basta informar o número da conta contrato da Neoenergia e o NIS - Número de Identificação Social. A concessionária então fará a confirmação no banco de dados do governo federal. Após a confirmação dos dados, o prazo para inclusão na Tarifa Social de Energia é de cinco dias úteis e o cliente passa a ter o benefício na fatura do mês seguinte a aprovação.

Para o beneficiário que não é o titular da conta contrato, será necessária a inclusão do CPF e do RG do portador do NIS. Neste caso, é necessário fotografar a documentação e enviar pelo WhatsApp, juntamente com o número do NIS. O cadastramento também pode ser realizado pelo site da concessionária.

O governador Rui Costa (PT) sancionou, esta semana, a lei que anistia da conta de luz famílias que têm consumo mensal de até 100 quilowatt (kW) por mês e que possuam cadastro social na Coelba. A proposta, que integra o pacote de medidas do Estado da Bahia para o enfrentamento ás consequências da pandemia do novo coronavírus, deverá beneficiar cerca de mil pessoas.

Fonte: Bahia Noticias

terça-feira, 7 de abril de 2020

Jovem comete suicídio em Várzea do Poço

Um Jovem de prenome Tarcísio conhecido por "Pipoquinha" tirou a própria vida por enforcamento, por volta das 21h dessa terça feira 07/04, nos fundos da sua casa que fica no largo da Nação em Várzea do Poço-BA, segundo informações o mesmo teve um desentendimento com a família horas antes, mas ainda não sabemos o que ocasionou a discussão. A polícia militar está no local preservando a cena até a chegada da Polícia técnica para realizar o levantamento cadavérico.
Fonte: Várzea do Poço Notícias

Veja como fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial de R$ 600,00

O site e o aplicativo disponibilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF) para inscrição no Cadastro Único (NIS) já podem ser acessados na manhã desta terça-feira (7). Para receber a renda básica emergencial, que pode ser de R$ 600 ou R$ 1,2 mil, as pessoas de baixa-renda que não estão inscritas em nenhuma base de dados do governo precisam fazer o cadastro no sistema.

Os requisitos para receber o auxílio são: ter mais de 18 anos; não ter emprego formal; não receber benefícios previdenciários, assistenciais, seguro-desemprego ou ser contemplado por um programa de transferência de renda federal; ter renda mensal de até R$ 522,50 por pessoa ou de até R$ 3.135,00 de renda familiar total; não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28 mil em 2018; e atuar como microempreendedor individual (MEI), ser contribuinte individual ou facultativo do Regime Geral de Previdência Social ou atuar como trabalhador informal.

Como adiantado pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, o pagamento também deve começar nesta terça para informais já inscritos no CadÚnico. Na ocasião, ele disse que quem tem conta na Caixa ou no Banco do Brasil vai receber o auxílio entre hoje e amanhã.

A expectativa do governo é de que essa primeira rodada de pagamentos contemple entre 10 milhões e 18 milhões de trabalhadores. Mas o calendário geral com o cronograma de pagamentos ainda não foi divulgado.

CORONAVÍRUS
A medida visa minimizar o prejuízo de informais que perderam renda em meio à crise provocada pelo novo coronavírus, uma vez que diversas atividades foram suspensas e o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas não saiam de casa para conter a disseminação do vírus.

Inicialmente, o governo federal estipulou a quantia em R$ 200, mas o Congresso aprovou o aumento para R$ 600, podendo chegar a R$ 1,2 mil se tratando de mães que são chefes de família. O benefício será pago pelo período de três meses para pessoas que atendem aos requisitos expostos acima.

Faça o cadastro clicando aqui.
Fonte: Bahia Noticias

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Governo de SP prorroga quarentena até 22 de abril

O Governador João Doria decidiu prorrogar por mais 15 dias a quarentena em todos os 645 municípios de São Paulo, até o dia 22 de abril. A decisão foi tomada após reunião com 15 médicos do Centro de Contingência do coronavírus, que apontaram que o contágio já chegou a cem cidades paulistas e mais de 400 hospitais públicos e privados. Projeções apontam que prolongar o distanciamento social pode evitar mais de 160 mil mortes em todo o Estado.

“A prorrogação da quarentena será feita por mais 15 dias, do dia 8 até o dia 22 de abril, em todo o estado e pelas razões que foram largamente expostas por cientistas, médicos e especialistas. Prefeitas e prefeitos terão o dever e a obrigação de seguir a orientação do Governo do Estado. Isto é constitucional, não é uma deliberação que pode ou não ser seguida”, afirmou o Governador.

“Nenhuma aglomeração de nenhuma espécie em nenhuma cidade de São Paulo será admitida. As Guardas Municipais ou Metropolitanas deverão agir e, se necessário, recorrer à Polícia Militar para que imediatamente possa haver a dissipação de qualquer movimento ou aglomeração de pessoas. Esta é uma deliberação que deverá ser rigorosamente seguida pela população do estado de São Paulo na defesa de suas vidas e de seus familiares”, acrescentou Doria.

O número de mortes pela COVID-19 entre 17 de março e 5 de abril já é quase igual ao total de óbitos por gripe registrado ao longo de todo o ano passado. As internações de pacientes com a confirmação da doença em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) cresceram 1.500% desde 20 de março, passando de 33 para 524, no último dia 3. As mortes subiram 180% em uma semana.

Para tentar conter o avanço dos casos, que já está lotando hospitais – somente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, são 220 pacientes suspeitos ou confirmados, dos quais 110 internados em UTI –, o Governo do Estado determinou a prorrogação da quarentena por mais 15 dias. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento, como nos primeiros 15 dias da quarentena.

A decisão segue orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde), da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), do Ministério da Saúde e do Centro de Contingência do coronavírus de São Paulo, formado por epidemiologistas, cientistas, pesquisadores, infectologistas e virologistas sob a coordenação do médico David Uip.

Conforme projeção do Instituto Butantan, centro de pesquisas biomédicas vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs.

A extensão da quarentena também é importante para que o Estado organize a rede pública de saúde ao número crescente de doentes. Já foram ativados 1.524 novos leitos de UTI em hospitais estaduais, municipais e filantrópicos. Além disso, o Governo de São Paulo prepara a implantação de um hospital de campanha no Complexo Esportivo Ibirapuera, na capital.
Casos e mortes
O número de casos de coronavírus no Estado desde 26 de fevereiro chega a 4.620. Ao todo, mais de 400 hospitais, entre públicos e privados, notificaram casos suspeitos de coronavírus. O total de mortes por COVID-19 (275 em 20 dias) já está próximo das 297 vítimas fatais por gripe registradas em 2019.

Os dados também apontam que o coronavírus mata dez vezes mais do que todos os tipos de meningite. Até o momento são 13,7 mortes diárias, em média, por COVID-19, contra 1,3 morte/dia por meningite no Estado em 2018, conforme informações consolidadas pela Vigilância Epidemiológica do Estado.

Entre as vítimas fatais da COVID-19, 85,8% tinham 60 anos ou mais. Desses, 92,1% tinham algum tipo de comorbidade. Do total de mortos pela doença, de todas as faixas etárias e que tinham alguma comorbidade, 69,1% eram cardiopatas; 47,1% tinham diabetes; 16,1% apresentavam pneumonia; 12,6% tinham algum tipo de doença neurológica; 7,6% possuíam imunodeficiência; 3,1% eram asmáticos; e 2,2% apresentavam doença hematológica. Os boletins são divulgados diariamente no site do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (www.cve.saude.sp.gov.br).
Cenários
O cenário epidemiológico de São Paulo em relação ao coronavírus é, no momento, melhor que em relação a outros países. O Governo do Estado decretou quarentena apenas 26 dias após o primeiro caso, quando havia 810 infectados e 22 mortes. Com isso, a curva de casos apresentou tendência de achatamento.

Na Itália, por exemplo, a quarentena foi decretada 49 dias do primeiro caso, já com 47.021 casos e 4.032 mortes, e mesmo assim a curva de contágio continuou crescente. O mesmo ocorreu na Espanha, onde a quarentena começou 45 dias depois do primeiro caso, quando havia 11.826 casos e 533 mortes.

Em São Paulo, o distanciamento social está ajudando a mitigar a transmissão de casos. As pessoas estão tendo menos contato entre si e, com isso, a taxa de contágio por COVID-19 caiu. Segundo estudo do Instituto Butantan em parceria com o Centro de Contingência, de acordo com os dados epidemiológicos disponíveis, antes das medidas de restrição a velocidade de transmissão do vírus era de uma para seis pessoas. Em 20 de março esse número caiu para uma para três. No dia 25, já era de uma para menos de duas. Mas somente quando a taxa for menor do que um para um poderá se dizer que a epidemia foi controlada.

A redução do contágio permitiu retardar o pico de internações nos hospitais da cidade de São Paulo, que ocorreria já na primeira semana de abril se nada tivesse sido feito. Conforme projeções do Instituto Butantan em parceria com a UnB (Universidade de Brasília), haveria mais doentes por coronavírus do que leitos necessários no SUS de São Paulo, e seria preciso acrescentar 20 mil novas vagas, das quais 6,5 mil de UTI. O sistema, portanto, iria colapsar.

Ainda conforme as informações do estudo, com 66% dos paulistanos em suas casas após 23 de março, houve expressiva redução de pacientes com quadros pulmonares internados em hospitais. Mas o isolamento diminuiu nos últimos dias. Em 2 de abril, era de 52,4% na cidade de São Paulo e de 51,8% no Estado.

“Esses resultados positivos reforçam a importância das medidas de afastamento social adotadas. A evolução da epidemia indica claramente que as medidas tem que ser mantidas, e a adesão da sociedade, reforçada. O Centro de Contingência avalia diariamente o impacto das medidas na mobilidade das pessoas, e a constatação é que ainda existe espaço para melhoria. Neste momento crítico da epidemia, a única medida efetiva ao nosso dispor é o distanciamento social”, afirma o médico David Uip.

Prefeitura de Mairi publica novo decreto com restrições aos transportes coletivos e barreiras sanitárias

A Prefeitura Municipal de Mairi divulgou na tarde desta segunda-feira (6), mais um decreto com restrições temporárias aos transportes coletivos intermunicipais e interestaduais rodoviários. A medida, que tem o objetivo de combater e prevenir a expansão da Covid-19 no município, também traz outras determinações quanto à Semana Santa, feira livre, comércio local, funerais e cerimônias fúnebres. 
Veja o que muda.
Semana Santa
Está proibida a realização de atividades de turismo, visitação, vias sacras, procissões e romarias ao Monte da Santa Cruz e ao Monte de Angico pelo prazo de 10 (dez) dias. A medida começou hoje e vai até o dia 15 de abril.
Barreiras
Será feita a instalação de barreiras sanitárias em locais estratégicos no entorno das principais saídas do município, para fiscalizar, orientar e monitorar a chegada de pessoas.
Transporte
Os transportes coletivos intermunicipais e interestaduais rodoviários, públicos e privados, devem informar à Secretaria Municipal de Saúde o dia e horário previstos de chegada ao município e, ainda, fornecer a lista completa de passageiros, inclusive motorista, com nome completo e local/endereço de estadia. Além de ficarem obrigados a desembarcar os passageiros somente após a inspeção e fiscalização da vigilância sanitária. Telefone da Secretaria de Saúde: (74) 3632-2104/99995-8498 ou pelo e-mail: notificamairi@gmail.com
Feira Livre
A Feira livre da Semana Santa funcionará somente no Sábado de Páscoa, dia 11 de abril, com horário reduzido, das 4h às 10h, sendo permitido somente feirantes mairienses. O comércio local é recomendado funcionamento das 8h às 16h, exceto os serviços considerados essenciais, como supermercados, padarias, agências bancárias e postos de combustíveis. É obrigatório o fornecimento de álcool em gel para clientes ou instalação de lavatórios nas áreas comuns.
Funerais
Os funerais e cerimônias fúnebres deverão ter duração máxima de 04 (quatro) horas, além de ocorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos, evitando assim, aglomerações para diminuir a probabilidade de contágio. Deve ser obedecida a distância mínima de (2) dois metros entre pessoas.

Em caso de óbitos decorrentes da Covid-19 não será realizado velório, devendo o corpo ser transferido pelo Serviço Funerário diretamente para o sepultamento no Cemitério Municipal.
Equipamentos sonoros
Está proibida a utilização e uso de quaisquer equipamentos sonoros nas vias públicas e logradouros públicos do município de Mairi, incluindo sede, distritos, povoados e comunidades, pelo prazo de 15 (quinze) dias. O decreto começou a valer nesta segunda (6) e vai até o dia 20 de abril.
Penalidades
Quem descumprir quaisquer uma dessas medidas responderá pela prática de crime contra a saúde pública, além de:

- cassação de alvará;

- cassação de licença para exercer atividade transporte/táxi;

- interdição/Fechamento do estabelecimento comercial pelo prazo da medida;

- apreensão de mercadorias;

- suspensão temporária para exercer atividades de comércio na feira-livre;

- multa.

Confira o decreto completo clicando aqui.

Globo suspende contratos de atores até o fim da pandemia

Após suspender suas produções de dramaturgia e deixar suas equipes em casa, a Globo decidiu tomar uma nova atitude no que diz respeito aos contratos com seu elenco de atores.
Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal ‘O Dia’, a emissora decidiu deixar os atores das próximas novelas sem contratos até o fim da pandemia. Alguns artistas já estavam escalados para produções futuras, mas agora terão que esperar e continuarão sem o contrato.
Ainda ninguém tem noção do quando as gravações da dramaturgia vão recomeçar e por este motivo a decisão causou surpresa nos bastidores.

Atualmente, muitos atores não tem contratos fixos com a empresa, apenas acertam contratos por obra, e desta forma continuam desempregados durante o período dentro de casa.

Casos confirmados de Covid-19 estão distribuídos por 51 municípios baianos

O boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde desta segunda-feira (6) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) indica que 51 dos 417 municípios baianos possuem casos confirmados do novo coronavírus.

Salvador reúne a maior parte dos casos confirmados, com 262 dos 437 registrados no estado. Em seguida, vem Feira de Santana com 26 casos, Lauro de Freitas com 17, Ilhéus com 14 e Porto Seguro com 10.

Os municípios com mais casos confirmados da Covid-19 a cada 100 mil habitantes são Barra do Rocha (52,50), no Médio Rio de Contas, e Itororó (19,63), no Médio Sudoeste da Bahia.
O mapa abaixo ilustra que o vírus já atinge diversas regiões da Bahia, tendo se espalhado por quase todos os cantos do estado, como foco na Região Metropolitana de Salvador e na Costa do Descobrimento, onde ficam Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Região Metropolitana de Salvador e Costa do Descobrimento concentram a maior parte dos casos (Foto: Reprodução / Sesab)

Bahia registra 10ª morte de paciente com coronavírus; mulher tinha 62 anos

A Bahia registrou nesta segunda-feira (6) a décima morte de paciente diagnosticado com coronavírus. Segundo informações da Secretaria estadual de Saúde (Sesab), a paciente era uma mulher de 62 anos, que faleceu na última sexta-feira (3) e cujo resultado laboratorial foi divulgado nesta manhã.
Até a manhã desta segunda-feira, a Bahia havia registrado 431 casos confirmados de Covid-19. Até o momento, 1.914 casos foram descartados. Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 12 horas desta segunda-feira.

Mortes
A primeira morte no estado foi notificada no dia 29 de março. Era um homem de 74 anos, residente em Salvador, que estava internado no Hospital da Bahia, com outras doenças associadas. Ele era hipertenso, ex-fumante, dislipidêmico (com índice alto de gordura no sangue) e com sinais radiológicos de enfisema pulmonar.

A segunda morte foi registrada no dia 30 de março. O paciente era um idoso de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança, unidade particular da capital baiana. O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, detalhou que o paciente era diabético e hipertenso.

A terceira foi divulgada na última quinta-feira (2). O paciente era um homem de 88 anos, diabético, cardiopatia em uso de marca passo e tabagista até os 40 anos. Ele estava na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital da Bahia desde o dia 23 de março.

A quarta, quinta e sexta morte foram divulgadas na manhã de sexta. O primeiro paciente era um homem de 79 anos que estava internado no Hospital Cárdio Pulmonar, em Salvador, desde o último dia 15. O segundo foi uma paciente era uma mulher de 44 anos, hipertensa, asmática e obesa, que estava internada em um hospital público de Salvador, desde 24 de março. O terceiro caso foi um homem de 80 anos, com doença cardíaca preexistente, residente de Utinga, município do centro sul baiano, localizado na região da Chapada Diamantina.

A sétima e a oitava morte foram divulgadas no sábado (4). A primeira paciente era uma mulher de 28 anos e havia dado à luz há cerca de uma semana. Foi a paciente mais jovem na Bahia que morreu infectada com a Covid-19. O oitavo caso foi um homem de 55 anos, que apresentou febre, tosse, dispneia e dor de garganta. Esteve internado em um hospital particular no município de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador.

No último domingo (5), foi confirmada a nona morte de uma pessoa com coronavírus. O paciente era um idoso de 87 anos e residente de Salvador. Ele estava internado em um hospital público da capital baiana e morreu na sexta (3), mas o resultado dos exames só ficou pronto no fim de semana.