' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 23 de março de 2020

Internautas registram “chuva de gafanhotos” em Morro de São Paulo na Bahia (vídeo)

Na sexta-feira (20) , internautas registraram uma grande bola de fogo no céu, formada por uma grande nuvem na região de Feira de Santana e Serrinha. Neste sábado (21), o registro foi de uma enorme nuvem arredondada com suposta chuva de gafanhotos. Com a chegada do Coronavírus no mundo, adeptos do cristianismo podem acreditar que sejam sinais do Apocalipse.
Veja o vídeo abaixo:

Caminhão baú transportando 30 pessoas é interceptado pela polícia em Irecê, na Bahia

Como forma de fraudar o cumprimento do decreto que restringe o transporte coletivo em algumas cidades baianas – ação protetiva do avanço do coronavírus – o motorista de um caminhão baú resolveu colocar trinta pessoas dentro da área de carga do veículo e fazer o transporte delas.

Ele foi pego neste domingo (22), em uma blitz em Irecê realizada com o apoio da prefeitura local e a Polícia Militar.

Em um áudio que circula no WhatsApp, um homem, supostamente um policial, pede ajuda ao governador do estado para fazer uma ação conjunta com as polícias Rodoviária Estadual, Federal, Militar e Polícias Especiais para conseguirem dar conta da situação.
As trinta pessoas eram transportadas sem o mínimo de conforto. Viajavam em pé, no baú do caminhão e sem ventilação. Um ambiente propício para o contágio e disseminação do Covid-19.

Sesab já observa desaceleração no avanço do Covid-19 na Bahia

Na Bahia já são 57 casos da Covid-19. A tendência, de acordo com o secretário de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas é a diminuição de novos casos nos próximos dias. O aumento deve ser de 20% ao dia — número menor do que o projetado pela pasta. A avaliação foi feita na manhã desta segunda-feira (23) por videoconferência durante entrevista à TV Bahia.

“Estamos
 enxergando uma dissociação entre a curva projetada e a observada, já são dois dias, indo pro terceiro, que essa curva (de casos) permanece dissociando. Pode ser um sinal de que estamos conseguindo achatar a tal da curva”, disse. Ainda de acordo com ele, na semana passada, o aumento dos casos foi de 66% por dia. A diminuição foi atribuída a medidas tomadas pelo estado e municípios, como conscientização de distanciamento social, higiene e bloqueios sanitários. “Estamos trabalhando com menos de 20% de aumento de casos de um dia pro outro, em numeros absolutos, vai aumentar significativamente, mas o que estamos percebendo é que esse incremento percentual não seja tão grande”, avaliou.
Fonte: BNews

Mulher que matou menina de 7 anos em Lapão é presa em Alagoas, depois de 8 anos do crime

Policiais civis do 12º Distrito Policial da cidade de Rio Largo (AL), prenderam, na tarde desta quinta-feira (19), Maria de Fátima dos Santos de 56 anos (à esquerda) foragida da justiça baiana acusada de ter matado Júlia Lima Rodrigues de Souza, de 8 anos (à direita), em março de 2012, no município de Lapão, na região de Irecê/BA.

Conforme informações do chefe de operações do 12º Distrito Policial, Ariel Almeida, responsável pela prisão, a suspeita foi localizada após o recebimento de uma denúncia que informava que a mesma estava no bairro Mata do Rolo, em Rio Largo. Uma equipe policial se dirigiu ao local e a encontrou no Conjunto Francisco Tavares. A acusada não ofereceu resistência e foi encaminhada para Central de Flagrantes 1, localizada no bairro do Farol, em Maceió, para a realização dos procedimentos cabíveis.

O crime
Segundo relato da polícia baiana, o corpo da menina foi encontrado com sinais de enforcamento e estava com um saco na cabeça dentro de uma fossa no povoado de Rodagem, em Lapão. A vítima era filha de um vereador de Lapão. Com informações da Polícia Civil de Alagoas.
Fonte: Jacobina Notícias

Bahia confirma 63 casos de Covid-19; Confira em quais cidades

Oito novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados na Bahia até às 11 horas desta segunda-feira (23). Com estes casos, a Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados.

Todos os casos foram importados ou de transmissão local.

Os municípios com casos positivos são estes:
  • Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte;
  • Porto Seguro (8);
  • Feira de Santana (6);
  • Lauro de Freitas (3);
  • Prado (2);
  • Itabuna (1);
  • Camaçari (1);
  • Barreiras (1);
  • Conceição do Jacuípe (1);
  • Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo);
  • Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte).
Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato. Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA).

Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.
Fonte: Sesab

Dono de bar e 2 clientes são presos por desobedecer decreto contra o COVID-19 em Brumado-BA

O proprietário de um bar e mais duas pessoas foram parar na delegacia na tarde deste domingo (21) em Brumado, no Sertão Produtivo, sudoeste baiano. O motivo? Os três, ainda não identificados, descumpriam o decreto de isolamento social no município devido ao novo coronavírus. Conforme o site Achei Sudoeste, os acusados estavam em um bar situado na Rua Coronel Tibério Meira, na região central da cidade.
Segundo a polícia, os agentes faziam rondas quando fizeram uma abordagem no local. Apesar de estar com as portas fechadas, o bar funcionava internamente, o que incluía mais pessoas. O dono do bar e os dois clientes foram conduzidos para a delegacia local. Não há mais informações sobre o caso.

Deputado e vice-prefeita de Coité vão doar salários para compra de cestas básicas

Através de uma live na redes redes sociais, o deputado estadual Alex da Piatã (PSD) e a vice-prefeita de Conceição do Coité, Val (PSD), sua esposa, anunciaram que vão doar integralmente seus salários para a compra de cestas básicas. De acordo com o líder do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, os alimentos serão doados para as famílias que serão afetadas economicamente com a crise provocada pelo coronavírus.

“A gente não pode esperar só pela atuação do Poder Público, por governo estadual ou federal… É preciso que haja solidariedade do povo! O ideal de quem tem, repartir com quem não tem”, publicou em sua conta do Twitter na noite desta sexta-feira (20).

De acordo com Val, é nesse momento que o nosso amor ao próximo deve ser colocado em prática. “Conversamos e pensamos nessa medida para servir de exemplo. Quem sabe mais pessoas não se solidarizam?”, questionou.

Alex aproveitou para agradecer aos profissionais de Saúde. “Aproveitamos também para agradecer a todos, sem distinção, os profissionais da área de Saúde que não estão medindo esforços para atuar frente a esta crise e ajudar toda a população brasileira. Vamos sair dessa, com fé em Deus”, disse.
Fonte: Bahia Assessoria e Comunicação

Presos de toda a Bahia podem ser soltos por conta do coronavírus

Os presos que obedecem ao regime de prisão temporária podem ser soltos. A medida foi revelada pelo secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas Boas.

De acordo com o gestor, aqueles que estão em regime semi-aberto, ou seja, passam o dia trabalhando ou estudando e dormem no presídio, também podem ser liberados. O chefe da pasta informou ainda que o Estado está avaliando um plano para liberar esses detentos de presídios e delegacias, na tentativa de impedir a disseminação do novo coronavírus nesses locais.

“Nós fizemos reuniões com os secretários de Administração Penitenciária e de Segurança para delinear um plano. Isso está sendo avaliado, mas ainda não houve uma conclusão por parte da Secretaria de Administração Penitenciária”, disse ele em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia.