' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 23 de março de 2020

Em Mairi-BA, esgoto a céu aberto causa mal cheiro

Os moradores na Travessa Sólon, em Mairi-BA, pedem que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Infraestrutura, resolva o problema de um esgoto a céu aberto, causando mal cheiro.

"A rua está abandonada pela prefeitura. Falta de calçamento e com esgoto a céu aberto", disse Lusergio Rios.

Depois da chuva que caiu na cidade na noite da última quinta-feira (19), a situação da rua ficou complicada, com muitas crateras.

Quando chove forte, a água invade muitas casas. Os moradores pedem que a prefeitura realize a construção de uma encosta e a pavimentação.
Fonte: Agmar Rios

quarta-feira, 18 de março de 2020

Presidente da UPB orienta prefeitos da Bahia a cancelarem festas juninas

Festas e eventos para os próximos meses devem ser cancelados. Essa á posição do presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro. Na visão dele, os casos devem se estender pelo menos até as festas juninas devido ao risco de proliferação do novo coronavírus. Para Eures, a medida é de precaução. “Nós temos que fazer o dever de casa. Eu mesmo já cortei o São Pedro. Já cancelei a festa de São Pedro. Até porque não tem como aglomerar pessoas. É hora de cortes de gastos”, declarou. Segundo o também prefeito de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano, os cancelamentos de eventos serão necessários diante de um cenário de recessão econômica que deve abater a economia como um todo e impactar nos municípios.

“Até porque ninguém vai ter dinheiro, e vai ser preciso colocar recursos na Saúde. Tem município que vai ter que contratar mais médicos, mais profissionais de saúde se as coisas se agravarem. E de onde vamos achar dinheiro? É um momento muito delicado e que requer de nós uma missão que o povo nos deu, que é liderar os munícipes", argumentou Ribeiro.

O gestor que integra a direção da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informou que uma reunião marcada para esta quinta-feira (29) com o ministro-chefe da Casa Civil pode agilizar a liberação de recursos para o setor de saúde das cidades.

“Imagine, os municípios em uma crise financeira, com toda essa problemática. A arrecadação vai cair, vai se agravar ainda mais. E ainda sem recurso para as ações de primeiro, segundo e terceiro impacto. No nosso sistema de saúde da capital não tem esse preparo para um problema desse, imagine nas cidades pequenas do interior” finalizou.

Número de mortos na Itália sobe 475, maior aumento registrado em um país

A Defesa Civil da Itália informou que 2.978 pessoas morreram em decorrência do coronavírus no país, um salto de 475 em relação à atualização divulgada ontem. Trata-se do maior avanço diário registrado por qualquer país, desde o início da pandemia.

O número de casos da doença registrou aumento de 4.207 pessoas, chegando 35.713. A Itália é o segundo país com mais infecções no mundo, atrás apenas da China, onde o vírus se originou.

Estados Unidos
O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reportou nesta quarta 7.087 casos da covid-19 no país, um aumento de 2.812 casos em relação ao relatório anterior, e informou que o número de mortes aumentou em 22 para 97.

Os dados se referem à totalização na tarde de terça-feira. A agência disse que os casos de coronavírus foram relatados por todos os 50 Estados norte-americanos, em comparação aos 49 reportados anteriormente. Também foram relatados casos no Distrito de Columbia e em três territórios.

A contagem inclui 49 casos entre pessoas repatriadas do Japão e Wuhan, China, onde o surto começou. Os números não refletem necessariamente casos relatados por Estados individuais.

Fonte: EXAME

Prefeitura de Mairi suspende aulas por 30 dias por causa do novo coronavírus

A Prefeitura de Mairi decidiu suspender as aulas das escolas da rede municipal, a partir desta quinta-feira (19), devido à pandemia do novo coronavírus. A suspensão será estendida às escolas particulares. A medida tem o objetivo de prevenir a população do novo coronavírus (COVID-19). Atenção: Até o momento, em Mairi não há casos de Coronavírus confirmado.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (18), durante reunião realizada com o secretariado municipal no gabinete do prédio da Prefeitura. Outras ações foram implementadas para integrar o plano de contingência municipal.

As Secretarias e Órgãos da Administração Pública Municipal irão funcionar apenas internamente sem atendimento ao público pelo período de 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado.

No entanto, o atendimento ao público nos órgãos municipais de atenção à saúde pública deverão observar as normas de funcionamento expedidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Confira algumas ações anunciadas nesta quarta-feira (18), pela Prefeitura de Mairi:


Suspender, pelo período de 30 (trinta) dias, a contar do dia 19 de março de 2020, podendo ser prorrogado, por mais de uma vez, se a medida exigir, as aulas nas unidades escolares públicas e particulares deste Município, aí compreendendo a Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, Programa AABB Comunidade, Ensino Médio e Ensino Superior, além de eventuais cursos técnicos e profissionalizantes dentro do território deste Município.

2. Cancelar todas as ações, formações e eventos da Secretaria Municipal da Educação pelo período compreendido no artigo anterior.

3. Ficam suspensos, no âmbito do município Mairi, pelo prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis, todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso, desportivo ou comemorativo, cuja previsão de aglomeração seja superior a 50 (cinquenta) pessoas, mesmo aqueles já autorizados.

4. Fica suspenso, pelo período de 15 (quinze) dias, a contar do dia 20 de março de 2020, podendo ser prorrogado, por mais de uma vez, se a medida exigir, o funcionamento de academia(s) de ginástica, clubes recreativos, associações desportivas e comunitárias.

5. Os estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes e restaurantes deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de 2 (dois) metros entre elas.

6. O município irá regulamentar a realização da feira-livre, mediante decreto, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas.

7. Os servidores com idade superior a 60 anos, bem como as servidoras gestantes, servidores que tenham histórico de doenças respiratórias e doenças crônicas e servidores que utilizam medicamentos imunosupressores, poderão exercer suas funções em sistema home office, desde que não desenvolvam atividades essenciais e estratégicas a ser definido por cada secretaria lotada.

8. Fica proibida a concessão de férias a profissionais de saúde, profissionais assistência social e gabinete da prefeitura, assim como a concessão de licenças para tratar de interesse particular.

Confira o Decreto clicando aqui.
Fonte: www.mairi.ba.gov.br

Presidente do Santander morre em decorrência do coronavírus

O presidente do Santander Portugal (ainda conhecido no país como Santander Totta), António Vieira Monteiro, morreu nesta quarta-feira, 18, segundo a imprensa local. Ele estava em quarentena e faleceu no hospital Curry Cabral, em Lisboa, depois de ser infectado com a covid-19.

O Santander ainda não fez nenhum comunicado oficial sobre o falecimento de seu principal executivo em Portugal.
Fonte: Exame

Homem morre após atear fogo no próprio corpo em posto de combustível Sul da Bahia (vídeo)

Eduardo Santos da Cruz, 35 anos, conhecido por Dudu, morreu após atear fogo no próprio corpo na tarde desta terça-feira (17) em Itapé, no Sul da Bahia.

O caso ocorreu em um posto de gasolina, quando, segundo testemunhas, Dudu havia tomado, a força, o bico da bomba de combustível de uma frentista, e derramado o líquido sobre seu próprio corpo e em um veículo, kombi, que estava sendo abastecido.

Eduardo, que era morador do Bairro Luís Viana Filho de Itapé, não resistiu às queimaduras e faleceu ao dar entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

Veja o vídeo abaixo:
As informações são do blog Políticos do Sul da Bahia

Álcool em gel caseiro é eficiente contra o coronavírus?

A falta de álcool em gel nos comércios e até mesmo o aumento do preço do produto por conta da pandemia do novo coronavírus têm levado algumas pessoas a recorrerem a soluções caseiras, mas que não são eficientes. Na internet, as buscas por “como fazer álcool em gel” deram um salto no Google e o termo começou a ganhar relevância no buscador.

Vídeos e páginas na web ensinam a fazer álcool em gel com gelatina incolor, gel para cabelo e até mesmo álcool para acender churrasqueira. No entanto, especialistas ouvidos pela ISTOÉ alertam que, além de não ter a eficiência comprovada, as fórmulas caseiras podem causar acidentes, irritação na pele e alergias.

Para que o produto tenha ação de combate ao vírus, é necessário que a sua concentração esteja entre 60% e 80%. De acordo com a farmacêutica-bioquímica Laura de Freitas, na receita caseira seria preciso realizar um cálculo para garantir uma concentração adequada de álcool no produto final.

“A pessoa vai achar que está protegida, mas vai estar só passando gel de cabelo na mão com cheirinho de álcool e que não tem efeito”, afirma. “As pessoas não devem fazer isso”, ressalta Laura, que faz parte da equipe do projeto “Nunca vi 1 cientista”, dedicado a falar sobre ciência no Brasil por meio das redes sociais.
Fonte: Isto é

Rui suspende aulas de todas as escolas da Bahia e proíbe transporte intermunicipal (vídeo)

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta quarta-feira (18) que irá publicar um novo decreto com medidas mais restritivas para o combate do novo coronavírus. O petista anunciou que irá decretar a suspensão das aulas em todas as escolas públicas e privadas do estado por 30 dias.

Outras medidas ainda serão adotadas neste novo decreto. O governador Rui Costa (PT) falou que irá proibir o transporte coletivo e por vans de veículos que saírem das cidades que já testaram positivo para o covid-19: Feira de Santana, Salvador, Prado e Porto Seguro.

Fonte: BN
Veja o vídeo abaixo: