' ANGICO NO AR />

sábado, 7 de março de 2020

IBGE abre seleção para o Censo Demográfico 2020 com mais de 14 mil vagas na BA

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, na quinta-feira (5/3), seleção de vagas temporárias de trabalho para a realização do Censo Demográfico 2020, em todo o Brasil.

Dois editais de Processos Seletivos Simplificados, com um total de 208.695 vagas, foram divulgados no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta. Dessas vagas, 14.395 são para a Bahia. De acordo com o IBGE, há oportunidades em todos os 417 municípios do estado, sendo 2.977 em Salvador e 11.418, fora da capital.

As inscrições para os processos seletivos começam nesta quinta-feira e vão até o dia 24 de março. Elas devem ser realizadas exclusivamente pelo site da CEBRASPE, organizadora do processo seletivo. Os editais completos dos dois processos seletivos também estão disponibilizados no site.

Das 14.395 vagas oferecidas na Bahia , 486 são para Agentes Censitários Municipais (ACM), sendo 41 em Salvador e 445, distribuídas em outros 413 municípios. Elas exigem ensino médio completo e oferecem remuneração mensal de R$ 2.100.

Outras 1.507 vagas são para Agentes Censitários Supervisores (ACS), sendo 317 em Salvador e 1.190 em 413 municípios do interior. Elas também exigem ensino médio completo e têm remuneração mensal de R$ 1.700. As inscrições para concorrer a essas duas funções custam R$ 35,80. Para ambas, a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

Além dos agentes censitários municipais e supervisores também serão selecionados 12.402 recenseadores. Do total, 2.619 serão para atuar em Salvador e 9.783 distribuídos por todos os outros 416 municípios baianos. É exigido o ensino fundamental completo, e a remuneração é por produção.

Mulher é presa em flagrante após xingar negra de “macaca” em shopping (vídeo)

Uma mulher identificada como Luciene Braga, 33 anos, foi presa em flagrante, nesta sexta-feira (6/3), no Rio de Janeiro, após xingar de “macaca sem educação” uma mulher negra na saída do NorteShopping.

A cena foi filmada pela estudante Nathália Hybner, 21 anos, e publicada no Twitter. De acordo com a jovem, Luciene “chamou a vítima de macaca diversas vezes”. Nas imagens é possível ver a acusada sendo acompanhada por dois seguranças para fora do estabelecimento comercial.
“Tira a mão de mim. Tá com raiva? Tá com raiva porque tu é negro? Tu tá com raiva porque tu é negro?”, questionou Luciene ao segurança. “Tira a mão de mim”, repetiu ela enquanto é levada.
A estudante também divulgou nas redes sociais o Auto de Prisão em Flagrante, registrado na 21ª Delegacia de Polícia do Rio, contra a agressora.
“A vítima, autora e uma testemunha prestaram depoimento na unidade policial. A acusada foi encaminhada para o sistema prisional”, afirmou o delegado responsável pelo caso.


Em entrevista, a vítima, Lígia Beatriz Moreira, de 41 anos, disse que foi agredida verbalmente após falar um “caraca” enquanto conversava por telefone com um familiar.
“Essa mulher pensou que eu estava falando com ela e começou me xingar. Ela repetia sem parar que eu era macaca, que eu não tinha educação”, revelou.
Por meio de nota, o NorteShopping disse que repudia qualquer ato de discriminação. “Defendemos em nosso espaço um ambiente de diversidade e inclusão. Estamos à disposição da polícia para colaborar com as investigações”.
Confira o vídeo abaixo:

Jovem é morto a tiros em Capim Grosso

Na noite deste sábado (07), um Jovem identificado pelo apelido de Jó, filho de Pisca, foi morto a tiros nas imediações do Contorno de Jacobina, no Bairro Novo Oeste, em Capim Grosso-BA. 

Segundo as informações de populares, um homem não identificado, por volta das 20 horas, atirou contra a vítima que era morador do Bairro Planaltino, quando a mesma se encontrava próximo a um lava-rápido.

A PM foi acionada e segue em diligências. Não se sabe o real motivo que ocasionou o homicídio.

O corpo será encaminhado para o IML da cidade de Jacobina, onde será realizada a necropsia.
Fonte: Blog do Ril de Beto

Homem é morto a tiros em Manguinhas

Na tarde deste sábado, 07 de março de 2020, aconteceu um homicídio no povoado de Manguinhas, município de Mairi-BA.

De acordo com informações de populares, por volta das 16 horas, um homem conhecido como Saymonton Figueredo, de Várzea do Poço, foi morto a tiros.

O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina para os procedimentos de praxe.
Fonte: Agmar Rios

sexta-feira, 6 de março de 2020

Tribunal de Justiça coloca na rua maior traficante da Bahia

A mulher apontada pela polícia como sendo a maior traficante da Bahia foi solta por habeas corpus expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA). As informações foram confirmadas ao G1 nesta quarta-feira (4), pela defesa dela.

A decisão foi expedida pela Justiça no dia 11 de fevereiro e ela foi liberada do presídio de Juazeiro, norte no dia 12. Com a revogação da prisão preventiva, Jasiane Teixeira, mais conhecida como “Dona Maria”, foi liberada do presídio sem usar tornozeleira eletrônica e sem a necessidade de prisão domiciliar.

Segundo a defesa, na decisão, o desembargador Lourival Almeida Trindade revogou a prisão preventiva de Jasiane, porque a prisão foi reconhecida como ilegal. Ainda na decisão, o desembargador escreveu “Mantença da custódia não justificada, com escoras, na concretude dos fatos. Desnecessidade da prisão cautelar. Ordem concedida”, o que significa dizer que não há provas concretas para manter Jasiane presa.

Jasiane é acusada pela polícia de envolvimento em mais de 100 mortes na região sudoeste do estado. Contra a suspeita, há também investigações por envolvimento com corrupção de menores, roubos, falsificações e tráfico de armas. Ela também foi condenada por envolvimento em morte de agente penitenciário.
Jasiane chegou na capital baiana sob forte esquema de segurança - Foto: Alberto Maraux/ SSP
Prisão
Jasiane foi presa no dia 25 de setembro de 2019, em Biritiba Mirim, em São Paulo, após investigações da polícia baiana. “Dona Maria” estava no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança do Estado (SSP-BA), como a dama de copas. A ferramenta reúne informações e fotos dos criminosos mais procurados do estado e tem auxiliado a polícia na captura deles.

Ela foi transferida para Salvador, sob forte esquema de segurança, no dia 27 de setembro do ano passado. Jasiane foi transportada em uma aeronave do Grupamento Aéreo da PM (Graer), com pés e mãos algemados e com os olhos vendados. Um dia depois, ela foi apresentada à imprensa e alegou inocência.

Segundo a polícia, Jasiane também foi responsável por intermediar a compra de armamento pesado, como fuzis e granadas para os grupos que chefiava.

No ano passado, uma aeronave foi apreendida pela polícia de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Conforme a polícia, o avião era usado para trazer drogas e armas da Bolívia, Venezuela, Colômbia e Peru, sob operação de Jasiane. Três homens foram presos na ação.
As informações são do G1 Bahia

quarta-feira, 4 de março de 2020

Nasa alerta para asteroide que pode acabar com a humanidade

O espaço sideral está cheio de coisas que podem acabar com a humanidade em poucos segundos. Desde buracos negros até a coincidência da emissão de fortes radiações espaciais, a chance de sermos exterminados sem sequer entender como é possível – apesar de pouco provável.

Mas isso não impede que vez ou outra o nosso tão querido planeta seja atingido por alguns asteroides. Alguns foram capazes de acabar com os dinossauros mas outros, menos, acabam sempre entrando em colisão com a terra e se dissipando no calor da nossa atmosfera. Mas seria possível que houvesse um asteroide que pudesse destruir a vida na Terra?

Segundo a NASA, um asteroide chamado de 1998 OR2, que tem 4 quilômetros de diâmetro, estaria entrando no caminho da órbita da Terra. Viajando a 31,320 km/h, ele vai se aproximar da terra no dia 29 de Abril. Caso ele se encontre de fato com o nosso planeta e entre na nossa atmosfera, é bem provável que as condições de vida para a humanidade deixem de existir.

Segundo a Sociedade Planetária, um asteroide com um quilômetro já seria capaz de destruir a Terra: “Criaria uma cratera de no mínimo, 10 quilômetros, além da completa devastação global e um provável colapso da civilização”, diz a associação em comentário oficial sobre uma possível colisão.

“Pequenos asteroides sempre entram em contato com a terra e queimam já na atmosfera, não causando danos. Asteroides com cerca de 20 metros podem quebrar janelas e machucar pessoas. Com 40 metros, já podem destruir uma cidade inteira ou criar um tsunami. Se forem ainda maiores, eles podem causar grave destruição regional. Se estamos falando desse tamanho, é uma catástrofe global”, afirmou o astrônomo Dr Bruce Betts ao jornal The Express.

Porém, segundo a NASA, o asteroide irá passar perto, mas não nos atingirá. A distância entre o querido 1998 OR2 e a nossa atmosfera é de 0.04205 unidades astronômicas ou 150 milhões de quilômetros. Em 29 de abril, essa distância se reduzirá para 7 milhões de quilômetros. Ainda assim, os cientistas acreditam que a probabilidade de impacto é baixíssima. Mas quem sabe os ventos solares não mudam de lado?
Fonte: R7 – por Hypeness

Desafio do sal é a nova mania entre as crianças na internet e pode ser fatal

Você já ouviu falar em Tik Tok? A rede social chinesa virou febre entre crianças e adolescentes e mostra apenas vídeos bem curtos. Foi lá que viralizou, por exemplo, o desafio "quebra-crânio", em que duas pessoas pulam e, quando a terceira vai imitá-la, leva uma rasteira. Agora, a nova onda que também tem se espalhado por esse aplicativo é o "desafio do sal".

Em um dos vídeos, dá para ver um adolescente virando um pote de sal na garganta e pedindo que outras pessoas façam o mesmo: "Alguém pode tentar fazer isso", diz a legenda. Em seguida, ele engasga e cospe.

Outro garoto faz a mesma coisa e escreve: "desafio do sal. isso é nojento".

Perigoso, o consumo de sal em excesso pode causar uma série de problemas. Dessa forma, o nível de sódio aumenta muito, em uma grande velocidade, o que pode causar tonturas, desidratação, vômitos e pode ser até fatal, em alguns casos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a quantidade máxima de sal que uma pessoa deve consumir por dia é o equivalente a uma colher de chá. A ingestão de grandes quantidades de sal está ligada a vários problemas de saúde, a curto e longo prazo. O aumento da pressão, que pode levar a um AVC, por exemplo, é o principal deles.

Jovem é baleado no peito, mas consegue reagir e mata oponente

Um jovem de 19 anos matou outro de 18 durante uma briga na cidade de Prado-BA, na madrugada de terça-feira (3). O mais velho, Rulismar Costa dos Santos, foi atingido com um tiro no peito, mas conseguiu reagir e ceifou a vida do rival, Pedro Henrique Lima Guedes, com o golpe conhecido como "mata-leão".

Segundo informações do G1, o delegado responsável pelo caso, Kleber Gonçalves, disse que o crime aconteceu no bairro Alameda do Atlântico, mas sua motivação ainda é desconhecida.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) até chegaram ao local para socorrer os dois, porém, já encontraram Guedes morto.

Santos foi levado para o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, onde passou por uma cirurgia por conta do tiro no peito. De acordo com a publicação, ele será ouvido quando a saúde estiver restabelecida. Enquanto isso, testemunhas do caso vão prestar depoimento nos próximos dias.
Fonte: Bahia Noticias