' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Homem assalta ônibus, é espancado por populares e assassinado por traficantes

Um homem foi espancado por populares e executado por traficantes após assaltar um ônibus no início da tarde desta sexta-feira (28/2), no bairro de Fazenda Grande do Retiro, em Salvador.

Ainda não há detalhes sobre a identidade do suspeito, mas as primeiras informações constam que o homem assaltou um ônibus na Avenida San Martin e correu para a localidade do Calafate.

Lá, na rua da Assembleia de Deus Filhos de Sião, populares agrediram o suspeito, que ficou com graves ferimentos na cabeça. Moradores tentaram chamar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), sem êxito.

Um grupo de mais de dez homens, apontados como traficantes, então, teria chegado e disparado cerca de 15 tiros na cabeça do rapaz, que não resistiu. Policiais do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local.
Fonte: Bnews

Coronel da PM morre em acidente na BR-116, na Bahia

Coronel da PM morre em acidente na BR-116, na Bahia - Foto: Arquivo pessoal
Um coronel da Polícia Militar morreu após um acidente de carro no início da manhã desta sexta-feira (28), no Km-355 da BR-116, no trecho da cidade de Serrinha, a cerca de 185 quilômetros de Salvador.

A vítima foi identificada como Zeliomar Almeida Volta, 67 anos e ele já estava na reserva. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro da vítima capotou, saiu da pista, caiu em um barranco e parou dentro de um lago. Zeliomar morreu ainda no local.

A suspeita da PRF é de que o acidente tenha sido provocado por um derramamento de óleo na pista, durante madrugada desta sexta. Outros acidentes foram registrados pela PRF no mesmo trecho, depois desse derramamento. O veículo responsável pelo óleo não foi identificado.

A PRF informou ainda que o caso deverá ser investigado pela delegacia da cidade de Serrinha. De acordo com a Polícia Militar, o coronel, que estava há seis anos na reserva, serviu à corporação por 43 anos. Ele comandou o Batalhão de Polícia de Choque, Comando de Policiamento Especializado e o Comando de Operações Policiais.

O coronel também foi superintendente de Prevenção à Violência. O militar deixa esposa e filhos. Ainda não há informações sobre o sepultamento da vítima.
Fonte: G1 Bahia

Homicídio em Mairi-BA

Na noite desta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020, por volta das 19h35min, aconteceu um homicídio em Mairi-BA.

De acordo com as primeiras informações de populares, um homem conhecido como Shirlão foi morto a tiros em uma rua perto da Vila do Padre.

O corpo de Shirlão será encaminhado para o Instituto Medico Legal (IML) de Jacobina para ser necropsiado.
Fonte: Agmar Rios

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

4 mulheres morrem em acidente na BR-282. Vítima postou Stories antes de morrer

Na manhã desta quarta-feira (26), morreu a quarta passageira que estava em um dos carros que se envolveu no acidente que deixou outras três mulheres mortas na BR-282, em São José do Cerrito, na Serra Catarinense. A colisão foi registrada no início da noite de terça-feira (25).

Bruna dos Santos, de 26 anos, foi socorrida e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, mas não resistiu aos ferimentos, conforme informado pela unidade. A motorista do Ônix e outras duas passageiras do carro morreram no local do acidente, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As vítimas foram identificadas como Ana Caroline Basso, de 26 anos, Bruna Silvestro, de 25 anos, e Paloma Corrêa Valter, de 26 anos, conforme informado pela Funerária São Pedro, de Lages. Elas eram naturais de Dois Vizinhos (PR), conforme informou a prefeitura do município paranaense.

Cerca de uma hora antes do acidente, uma das vítimas chegou a fazer uma postagem nas redes sociais relacionada ao trânsito na rodovia.
Paloma Corrêa Valter fez um stories sobre o trânsito antes do acidente - Foto: Reprodução/Instagram
Conforme a PRF, o veículo bateu de frente com uma RAV4 de Erechim (RS). O motorista, um homem de 60 anos, ficou ferido e foi encaminhado ao hospital, segundo os bombeiros. O nome dele e o estado de saúde não foram informados.

Prefeitura emite nota de pesar
A Prefeitura do município de Dois Vizinhos (PR) emitiu uma nota de pesar na manhã desta quarta-feira. Uma das vítimas, Bruna Silvestro, era filha de uma funcionária da Secretaria da Agricultura do município, conforme a nota.

"O Prefeito Raul Camilo Isotton solidário com as famílias enlutadas das quatro jovens duovizinhenses que perderam suas vidas em trágico acidente em Santa Catarina, decidiu que a Secretaria da Agricultura estará fechada ao público e que a Prefeitura atenderá apenas em meia porta. Marisa Silvestro, funcionária da Secretaria da Agricultura, é mãe de Bruna Silvestro, uma das vítimas do acidente. O Paço Municipal estará em meia porta e com a fita de luto", disse a nota.

Fonte: G1

Socorrido após atentado, homem é executado dentro de ambulância na BA-001

A PM esteve no local em busca de informações
Um homem apelidado de Negueba foi assassinado a tiros, na manhã dessa quarta-feira (26), dentro de uma ambulância. O crime aconteceu enquanto o veículo passava pela BA-18, na rodovia Ilhéus/Canavieiras.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima tinha sido socorrida pela ambulância local, justamente por ter sofrido, minutos antes, uma tentativa de homicídio na porta da própria residência, na cidade de Canavieiras.
Os indivíduos abordaram a ambulância se aproximaram e deram diversos tiros, fugindo do local em seguida. Negueba morreu na hora dentro do carro.

O corpo foi removido para o departamento de polícia técnica de Ilhéus para necrópsia.
Fonte: Fabio Roberto Notícias

Estudantes de Campo Formoso-BA desenvolvem protótipo capaz de transformar água salobra em potável

Um grupo de estudantes de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, desenvolveu um protótipo capaz de transformar a água salobra, consumida em muitas comunidades carentes, em água potável. A tecnologia foi baseada em um projeto de baixo custo e utiliza o princípio da evaporação para consegui o feito.

A criação é de Davi Fernandes, Diogo de Andrade, Gian Silva e Samuel da Silva, com ajuda da professora Keiliane de Oliveira. Eles são do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé. Segundo o grupo, a ideia surgiu a partir da realidade local, principalmente nos bebedouros da escola, onde água é salobra.

Na prática, o dessalinizador solar, desenvolvido pelos baianos, absorve a radiação solar e, depois, transfere energia para a água por condução térmica, levando à evaporação para que a água possa ser consumida.

Além disso, não é necessário o uso de eletricidade e a tecnologia é livre de produtos químicos, utilizando matérias de baixo custo como canos de PVC e vasilhas plásticas.

No momento, o projeto está em em fase de ampliação. A ideia, no entanto, é aumentar a produção para que as comunidades que enfrentam período de muita seca consumam a água potável.
Fonte: G1

Abaixo-assinado pede cassação do mandato do cantor e deputado federal Igor Kannário

Um abaixo-assinado online proposto pela direção do Instituto de Consulta, Estudos e Pesquisas do Militar Estadual da Bahia (ICEME-BA), pede a cassação do mandato do cantor e deputado federal Igor Kannário (DEM), após ofensas a policiais militares em sua passagem no Campo Grande na segunda-feira (24) de Carnaval.

O documento, que até a publicação da matéria registrava 652 assinaturas, requer ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que seja instaurado um processo para apurar possível quebra de decoro parlamenar. Kannário, que em outro momento chegou a elogiar a atuação da PM nos circuitos, disparou contra os militares que atuaram para conter uma briga: “Vem, seu bund* mole”.

“Chamamos a atenção desta respeitosa casa (Câmara dos de-os) para o perigo do comportamento do de-o federal Igor Kannário INCITANDO uma multidão de 2 milhões de pessoas contra os policiais militares em um espaço que apesar de aberto é confinado pela quantidade de pessoas ocupando cada metro quadrado, onde sabemos que o inconsciente coletivo pode pender para a selvageria quando incitadas para isso, o que poderia provocar conflitos entre as forças de segurança e a multidão enfurecida tendo por consequência lesões e mortes de foliões e policiais”, diz o texto.

A página inclui ainda, na parte de “Observações”, instruções a policiais militares e bombeiros, que assinem a petição e coloquem o seu “nome de guerra”. A direção do ICEME-BA convida ainda as instituições oficiais a aderirem à petição, assim como qualquer “cidadão de bem” que quiser apoiar a causa.
Fonte: BNews

CNBB lança campanha da fraternidade 2020 com tema ‘Fraternidade e Vida’

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (26), a campanha da fraternidade de 2020, com o tema “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”. No ano passado, o foco foram as políticas públicas.

A cerimônia ocorreu na sede da CNBB, no Setor de Embaixadas Sul, às 10h. Santa Dulce dos Pobres e o Papa Francisco serão apresentados como exemplos de bons samaritanos – referência a uma parábola da Bíblia.

Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”. Já com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico – a campanha quer incentivar as “relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta”.
Criada em 1962, a campanha da fraternidade é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa.
Um dos momentos mais importantes de uma tarde e noite de muita oração é fé no ato de Beatificação / Foto: Raimundo Mascarenhas
Irmã Dulce, canonizada no dia 13 de outubro do ano passado, será homenageada na Campanha da Fraternidade de 2020 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.

No centro do cartaz de divulgação da campanha da fraternidade, a santa brasileira aparece junto com crianças e idosos, nas ruas do centro histórico de Salvador.

Objetivos específicos:
Além do objetivo geral, a campanha da fraternidade de 2020 apresenta os seguintes objetivos específicos:
  • Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
  • Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
  • Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
  • Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
  • Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
  • Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
  • Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
  • Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
  • Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.
Fonte: G1