' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Moradores saqueiam carga de carne em carreta baú tombada pegando fogo em Ibitiara-BA (vídeos)

Uma carreta carregada de carne de porco perdeu o controle, bateu num barranco e queimou completamente às margens da BA-242. O acidente aconteceu na altura do povoado de Lagoa do Dionísio, município de Ibitiara, na Chapada Diamantina, na última segunda-feira (3).

Segundo informações de testemunhas, o acidente teria acontecido depois que o caminhão perdeu um dos eixos, após desviar de uma moto. O motorista, que não teve o nome revelado, saiu ileso. A carreta ficou totalmente destruída pelo impacto e pelas chamas.

Em vídeos enviados ao Jornal da Chapada, é possível observar que parte da carga de carne de porco foi incinerada junto com o veículo. A outra parte foi colocada numa picape, no entanto, não se sabe se o carregamento foi saqueado ou recolhido pelos proprietários.

Veja os vídeos abaixo:
Fonte: Jornal da Chapada

Veja registro impressionante da chegada da chuva em Ibotirama-BA

A previsão de chuva a qualquer do dia para Ibotirama se cumpriu. Choveu no início da tarde desta quarta-feira (5), em toda a cidade. Logo após a precipitação, vários internautas enviaram fotos ao Gazeta 5 que mostram o tempo de diversos ângulos.

Umas das imagens que mais impressionaram foi a de Cleison Rodrigues, que conseguiu registrar o momento exato da chegada da chuva. A foto mostra uma nuvem carregada e a corrente d’água descendo dela. O clique foi feito do bairro Morada Real, no início da tarde.

Bolsonaro diz que zera impostos federais se governadores zerarem ICMS

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje, 05, que zera os impostos federais sobre combustíveis se os governadores também zerarem a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O preço dos combustíveis vem sendo tema de debates nos executivos federal e locais.

Enquanto governadores querem que o governo reveja os impostos federais sobre os combustíveis, como PIS, Cofins e Cide, Bolsonaro vem defendendo uma mudança na forma de cobrança do ICMS sobre esses produtos. O ICMS é um tributo estadual que representa uma fatia importante de arrecadação tributária dos governo locais.

“Eu zero o federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse ao deixar o Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira. Para o presidente, o tributo deveria ser calculado sobre o valor vendido nas refinarias e não nos postos de combustíveis.

“Olha o problema que eu estou tendo com combustível. Pelo menos a população já começou a ver de quem é a responsabilidade. Não estou brigando com governadores. O que eu quero é que o ICMS seja cobrado no combustível lá na refinaria, e não na bomba. Eu baixei três vezes o combustível nos últimos dias, mas na bomba não baixou nada”, disse Bolsonaro.

Às 12h, Bolsonaro, acompanhado do vice-presidente Hamilton Mourão, reúne os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, em um almoço no Palácio da Alvorada para o marcar o início do ano. Também participam os ministros de governo; o procurador-geral da República, Augusto Aras; presidentes de outros tribunais e dos bancos públicos.

Os trabalhos no Legislativo e no Judiciário foram abertos essa semana e, de acordo com o presidente, o objetivo do encontro é bater um papo com as autoridades e dizer que todos eles “tem o privilégio de, juntos, dar o norte para o Brasil”.
Fonte: Agência Brasil

Professor morre após beber suco envenenado em reunião na escola

O professor Odailton Charles de Albuquerque Silva, 50 anos, morreu após dar entrada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em estado gravíssimo na última quinta-feira (30/01/2020). Ele é professor da rede pública de ensino e teria sido envenenado dentro do Centro de Ensino Fundamental 410 Norte no Distrito Federal.

A família confirmou a morte de Odailton (foto em destaque) na tarde desta terça-feira (04/02/2020). O caso do suposto envenenamento é investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).

Odailton tomou um suco de uva enquanto participava de uma reunião na escola onde foi diretor por seis anos. Poucos minutos depois, começou a passar mal. Durante a crise, enviou áudios angustiantes a familiares e colegas, pedindo socorro e detalhando seu estado de saúde. O docente chegou a dizer nas gravações de WhatsApp que desconfiava de alguma substância estranha em sua bebida.

“Alguém me ajuda, alguém me ajuda. Eu cheguei aqui, tomei um suco e acho que colocaram laxante, estou com muita diarreia”, disse o educador.

À medida em que os áudios eram enviados, a situação piorava, o que ficou perceptível devido ao tom de voz e pela dificuldade de respiração do professor.

Uma servidora que estava com o docente em reunião e presenciou o episódio telefonou para a esposa de Odailton e informou que ele estava passando mal. A mulher do professor sugeriu que o marido fosse levado ao hospital. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o ex-diretor ao Hran.

O caso foi tipificado como tentativa de homicídio e está sob investigação da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Laudo preliminar com material biológico da vítima, ao qual o Metrópoles teve acesso, constatou que o educador teria sofrido intoxicação, provavelmente por algum organofosforado. 

Diante da situação, a família decidiu registrar a ocorrência com base no conteúdo dos áudios, que podem apontar o cometimento de um crime.

O caso foi tipificado como tentativa de homicídio e está sob investigação da 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Laudo preliminar com material biológico da vítima, ao qual o Metrópoles teve acesso, constatou que ele teria sofrido intoxicação, provavelmente por algum organofosforado, substância presente em inseticidas e agrotóxicos.

Segundo a reportagem apurou com pessoas próximas ao professor, ele chegou a relatar dificuldade de relacionamento com uma colega da escola, justamente quem teria lhe oferecido o suco no dia da reunião. Em uma das mensagens enviadas a um amigo que também trabalha na instituição, o docente pontuou que sua interlocutora “estava com a cara de poucos amigos”. Frisou ainda que não queria beber o suco, mas acabou aceitando a bebida para não fazer desfeita. Odailton desconfiava de que a bebida teria lhe feito mal.

“A investigação não descarta nenhuma possibilidade. As pessoas que prestaram depoimento apresentaram versões divergentes que estão em análise”, disse o delegado-chefe da 2ª DP, Laércio Rossetto. Agentes da PCDF estiveram na escola infantil em busca de provas, mas não localizaram a garrafa de suco.

A instituição de ensino possui câmeras que poderiam ter registrado a dinâmica do incidente, mas, servidores informaram à reportagem, na manhã desta terça-feira (04/02/2020), que os equipamentos estão desligados.

Odailton Charles, ou simplesmente Charles, como era conhecido na escola, foi diretor do CEF 410 Norte por seis anos e, no dia em que passou mal, teria ido ao colégio justamente para passar a função à atual administração.

Tanto amigos como familiares disseram à polícia que Odailton vivia uma fase boa e fazia planos para o futuro. Casado e pai de uma menina de sete anos, o morador de Águas Claras planejava abrir uma empresa de assessoria. Recentemente, ele havia sido promovido pela Secretaria de Educação.
Fonte: Metrópoles

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Locutor Asa Branca, a 'lenda dos rodeios', morre aos 57 anos

Morreu nesta terça-feira (4), aos 57 anos, Waldemar Ruy dos Santos, conhecido como Asa Branca. Ele lutava contra um câncer na mandíbula e uma infecção causada pelo rompimento dos tumores.

O anúncio foi feito na página oficial do artista nas redes sociais. Ainda não há mais informações sobre enterro e sepultamento. "É com muito pesar que informo o falecimento do nosso querido Waldemar Ruy Asa Branca dos Santos", disse o comunicado.

O locutor de rodeios, que também era portador do vírus HIV, estava internado no Instituto do Câncer, em São Paulo, desde o dia 25 de janeiro. Nos últimos dias, o estado de saúde do artista já era bem crítico. No domingo, teve piora no quadro clínico. O locutor já se encontrava totalmente sedado a com saturação baixa. A alta dosagem de morfina que vinha tomando desde a sexta-feira (28) também já não foi suficiente para aliviar as dores. "É muito difícil esses últimos momentos", disse Sandra dos Santos, mulher do locutor, na ocasião. "Ele já está indo descansar nos braços de Jesus. Lutou muito pela vida, é um herói".

A família havia criado uma vaquinha virtual para arcar com custos do tratamento. Foram arrecadados mais de R$ 13 mil, de uma meta de R$ 50 mil.

"Asa branca teve um câncer de boca onde fez 33 sessões de radioterapia e teve uma radionecrose onde morreu o osso da face. Está fazendo tratamento nos Estados Unidos. As despesas aqui são altas e o tratamento é longo, pois ele não pode fazer cirurgia por ter baixa imunidade. Ajude ele a terminar o tratamento", descrevia o pedido de ajuda da família no site de financiamento coletivo.

Asa Branca nasceu em 1962 em Tiriúba, município no interior de São Paulo, e fez fama na década de 90 como a voz de grandes rodeios, que o levou a participar de novelas como Mulheres de Areia (1993) e O Rei do Gado (1996), da TV Globo. À época, ele chegava a faturar até R$ 300 mil por mês e levava uma vida badalada, regada a bebida, drogas, festas e mulheres, conforme o mesmo já revelou. Em 1999, ele recebeu o diagnóstico do HIV. O locutor era casado com Sandra dos Santos e tinha seis filhos, todos de relacionamentos anteriores.

Suspeito de assassinar família aponta filha do casal e namorada como mandantes

O homem preso acusado de envolvimento no assassinato de uma família encontrada carbonizada confessou a participação no crime e acusou a filha das vítimas e a namorada dela de serem as mandantes dos homicídios realizados há uma semana no ABC Paulista. Segundo o G1, os detalhes foram contados por Juliano de Oliveira Ramos Júnior em depoimento prestado à Polícia Civil.

Juliano é primo de Carina Ramos, que é namorada de Ana Flávia Gonçalves. Essa por sua vez é filha do casal de empresários Romuyuki e Flaviana Gonçalves e irmã do filho deles, Juan Victor, de 15. Os três foram encontrados mortos e queimados dentro do carro da família, no último dia 28 de janeiro, na Estrada do Montanhão, em São Bernardo do Campo.

No depoimento, Juliano disse que ele, dois comparsas, Ana Flávia e Carina se reuniram para planejar o roubo à casa da família, num condomínio fechado em Santo André, cidade vizinha a São Bernardo. Eles tinham a informação de que lá estavam guardados R$ 85 mil. Como não acharam dinheiro no cofre da residência, Carina e Flávia concordaram com o grupo em matar as vítimas.

Família não aceitava namoro das duas (Foto: Reprodução)
Homem ainda é procurado
Juliano teve a prisão temporária por 30 dias decretada pela Justiça ainda na segunda e foi transferido para uma cadeia de presos provisórios em São Caetano do Sul. Ana e Carina estão presas temporariamente desde 29 de janeiro no 7º Distrito Policial (DP) de São Bernardo também por suspeita de participação no crime.

Os outros dois presos são Guilherme Ramos da Silva e Michael Robert dos Santos. A polícia pediu a prisão temporária deles, mas a Justiça só autorizou a de um. O outro, porém, permanece detido em flagrante porque com ele foi encontrada uma arma ilegal, um revólver calibre 22.

Os cinco presos são investigados por suspeita no envolvimento nas mortes do casal de empresários. A investigação ainda procura identificar um sexto integrante do grupo criminoso, um homem que, segundo Juliano, deu carona para eles após queimarem o carro da família.

Mãe, irmão e pai de Ana Flávia (Foto: Reprodução)
A imagem de Juliano e dos outros dois suspeitos detidos não foram divulgadas. Existe a possibilidade de que a Polícia Civil convoque uma coletiva de imprensa ainda nesta terça para confirmar e comentar a prisão.

A polícia pediu a prisão de Juliano depois que a prima Carina apresentou uma nova versão sobre o crime. Em depoimento na sexta-feira (31), ela disse que esse primo a procurou pedindo informações sobre a condição financeira dos parentes de Ana Flávia, a namorada dela.

Carina disse aos investigadores que percebeu que a intenção do primo era roubar a família da namorada. Mas nega que tenha participado do planejamento ou dado informações ele.

Um dos suspeitos foi filmado junto com Carina um minuto antes de os carros da família saírem do condomínio. Eles carregavam uma moto. A Polícia Civil chamou as duas para prestar novo depoimento na segunda-feira, no entanto, elas não responderam às perguntas da investigação.

Na saída da delegacia, a defesa das suspeitas disse que elas só vão falar em juízo e continuam alegando que são inocentes no assassinato.

Na sexta-feira, policiais disseram que as duas tinham sido indiciadas pelo triplo homicídio da família, mas no sábado (1) voltaram atrás e informaram que elas ainda não foram responsabilizadas criminalmente pelos assassinatos.

Carina e Ana Flávia estão presas porque apresentaram contradições nos depoimentos anteriores, segundo a polícia. Inicialmente disseram que não estiveram na casa e que a família estava devendo dinheiro a agiotas. Depois, a informação era de que estavam na casa e as vítimas tinham sido mortas em um assalto. Imagens de câmeras de segurança mostram que as duas permaneceram por mais de seis horas na casa da família, que fica em Santo André, também no ABC.

PF desarticula grupo criminoso especializado em fraudes previdenciárias na região de Irecê

A Polícia Federal, em ação conjunta com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, integrantes da força-tarefa previdenciária, deflagra nesta terça-feira (4) a Operação Rasputin, que visa desarticular grupo de estelionatários que atuava na região de Irecê/BA, intermediando a obtenção irregular de benefícios previdenciários de segurados especiais rurais.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, nas cidades de Irecê, São Gabriel e Canarana, todos na Bahia.

As fraudes investigadas são relativamente comuns no universo de delitos praticados em detrimento do Instituto Nacional do Seguro Social. Em síntese, mediante a utilização de documentos falsos, falsos testemunhos, confecção de instrumentos comprobatórios de negócios jurídicos fictícios etc., a autarquia previdenciária era ludibriada quanto à qualidade de segurado especial rural dos requerentes, propiciando a obtenção ilícita dos mais variados benefícios previdenciários, dentre os quais a aposentadoria especial rural, a pensão por morte de trabalhador rural, o auxílio doença e o salário maternidade de segurado especial.

Há indícios de que o grupo também atuava propondo ações judiciais perante a Justiça Federal requerendo o deferimento dos benefícios previdenciários sob a alegação de exercício de atividade rural. Para isso, valia-se de falsos testemunhos para comprovar a qualidade de segurado especial dos autores das ações.

O prejuízo aos cofres púbicos até agora foi calculado em R$1.234.458,61, relativos apenas a 20 benefícios com constatação de fraude, números estes que, com o avançar das investigações, devem se revelar muito superiores.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles estelionato previdenciário, associação criminosa, uso de documento falso, falsidade ideológica, falsificação de documento público e falso testemunho, com penas que, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.
Fonte: Ascom – PF

Criança de 10 anos tira a própria vida após os pais não conseguirem comprar uma mochila

O casa chocou os morados da comunidade onde o garoto morava
Uma criança de apenas 10 anos de idade por nome Daniel Cordeiro Bernardo cometeu suicídio através de enforcamento em Vila Palmares, Distrito de Theobroma, Rondônia. O sinistro aconteceu na Linha 06 – Lagoa Nova (Linha C-50) na zona rural da cidade de Theobroma, na noite desta última sexta-feira (31).

Segundo informações o menino ficou descontente porque os pais não conseguiram comprar uma bolsa da escola que ele queria e tirou sua própria vida.

Um irmão teria notado a ausência dele e começado a procurar, momento em que encontrou ele pendurando por uma corda. “Ele ainda cortou a corda e no desespero abraçava o corpo do irmão, chamando pelo nome e tentando reanima-lo, mas infelizmente ele já estava morto”.

A polícia militar do Distrito de Palmares esteve no local isolando a área e aguardando a chegada da pericia técnica para os trabalhos periciais.

Fonte: Mceará