' ANGICO NO AR />

sábado, 25 de janeiro de 2020

Prefeita cancela carnaval e com a verba irá construir 52 casas para doar a famílias carentes

A prefeita da cidade de Granja, Ceará, informou que cancelou a verba para o carnaval de 2020 e com o dinheiro, irá construir e doar 52 moradias populares com recursos próprios para moradores de áreas de risco, de acordo com o um pré-cadastro social realizado ano passado.

Claro que a decisão da Prefeita Amanda Aldigueri, agradou muita gente (apesar de alguns foliões não gostarem), afinal de contas a cidade sofre muito com as chuvas, Granja é o município onde mais chove no Ceará e já com mais de 300 milímetros acumulados esse ano.

Desde o inicio de janeiro as máquinas atuam na recuperação de córregos, rios, riachos, drenagens, recuperação de pontes. A preocupação foi intensificada após anúncio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos de que, a partir da última semana de janeiro até o dia 20 de fevereiro, chuvas de intensidade “fortíssimas” devem atingir o Estado.

A cidade é um exemplo de gasto do dinheiro publico de forma correta, e 2º lugar no ranking divulgado pela Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), que premia os municípios pela qualidade nos gastos dos recursos financeiros.

A prefeita Amanda Aldigueri, justificou a decisão, “Não faz sentido o município gastar com quatro dias de alegria, correndo o risco de testemunhar tragédias no restante do ano”.

A cidade de Granja tem cerca de 52.645 habitantes de acordo com o último censo e ocupa os primeiros lugares em eficácia educacional com 9 das 10 melhores escolas em índice de leitura de todo o Brasil, inclusive sendo protagonista de matéria do Estadão de São Paulo. O município tem 59 escolas nota 10 e cresceu 80 posições (saindo da colocação 183, penúltima do estado, para a posição de número 64) no Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) medido pelo Ipece que faz a avaliação de forma multidisciplinar.
E você o que achou da atitude da prefeita?

Homem leva multa por pilotar moto sem cinto de segurança

O Piripiriense José Antônio dos Santos, 59 anos foi surpreendido ao verificar suas taxas do Detran. Ao abrir o sistema na manhã desta sexta-feira (24), foi constatada uma multa em Teresina no ano passado, motivo? Não utilizar cinto de segurança.
O caso inusitado é que o veículo multado é uma motocicleta Bros 2012, e segundo ele, nunca foi à Teresina em sua moto. A “infração” é considerada grave e o valor da multa é de 195,23.
Fonte: Portal de Notícias P2

Defesa Civil confirma 30 mortes na Grande BH por causa das chuvas

O número de mortes em razão das chuvas em Minas Gerais subiu para 30. O número foi atualizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil no início da noite deste sábado (25). Além dos óbitos, há 17 pessoas desaparecidas, 620 desalojados e 911 desabrigados 911, além de sete feridos.

De acordo com a Defesa Civil, há risco grande de deslizamento em nove cidades da região metropolitana de Belo Horizonte: Sabará, Rio Acima, Brumadinho, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Ibirité, além da própria capital. Em Belo Horizonte, somente ontem (24) foram registradas 72 ocorrências desse tipo.

Entre a quinta e a sexta-feira, o volume foi o maior registrado desde que teve início o monitoramento, no ano de 1910.

A previsão é que a intensidade das chuvas reduza-se a partir deste domingo (26).

A Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar continuam trabalhando no atendimento de ocorrências tanto de risco geológico (como deslizamentos e soterramentos) quanto de risco hidrológico (como alagamentos e inundações).

Situação de Emergência
O governo federal decretou, de forma sumária, situação de emergência em Belo Horizonte e Contagem, Minas Gerais, e também em quatro cidades capixabas..

Equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional atua em apoio aos trabalhos de resposta às fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Belo Horizonte e o Espírito Santo. Profissionais da Defesa Civil Nacional estão em ambas as localidades para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelos desastres.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério do Desenvolvimento Regional, elevou o status de operação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) para alerta máximo.

Neste sábado (25), o governo realizou reunião com representantes de diversos órgãos para traçar um plano de ação nos municípios mais afetados pelas chuvas.
Fonte: Agência Brasil

Eleitor baiano tem até 18 de fevereiro para fazer a biometria

Na reta final do recadastramento no estado, TRE-BA calcula que mais de 900 mil eleitores baianos ainda podem ter seus títulos cancelados

Mais de 90% dos eleitores baianos já informaram seus dados biométricos à Justiça Eleitoral. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), dos 10.514.883 eleitores do estado, 9.562.998 (90,95%) já estão biometrizados. Somente em 2019, foram realizadas 2.280.588 revisões. Apenas nos dois primeiros dias de atendimento de 2020, foram realizadas mais de 10 mil revisões. Os dados podem ser conferidos no Biomaps, aplicativo para monitoramento da biometria.

Dos 417 municípios baianos, 175 já finalizaram o recadastramento biométrico. Nessas localidades, os eleitores que não participaram da revisão dentro do prazo podem regularizar seus títulos eleitorais com cadastro das digitais diretamente nos cartórios ou postos do TRE-BA.

Atualmente, dos TREs de grande porte no país – com mais de 10 milhões de eleitores –, o TRE-BA é o que possui maior percentual de cadastro biométrico. Além disso, considerando os 27 tribunais eleitorais, o Regional baiano é o segundo com maior número de eleitores cadastrados, ficando atrás apenas de São Paulo.

Ciclo atual de biometria
No terceiro e último ciclo da revisão biométrica, o estado pretende, até 18 de fevereiro, alcançar 100% de eleitores biometrizados. Para isso, o desafio é revisar – dentro do prazo estipulado – os 951.885 de eleitores baianos que ainda não responderam ao chamado da Justiça Eleitoral. Atualmente, 242 cidades estão em processo de recadastramento dos eleitores e aquele que desconsiderar a convocação terá o título cancelado. Nas Eleições Municipais de 2020, todo o eleitorado baiano deverá ser identificado por biometria.
Fonte: Ascom TRE/BA

Clipe de Luan Santana é gravado na Bahia, em parceria com Léo Santana e Olodum. Confira!

Luan Santana divulgou nesta sexta-feira (24/1) o clipe da música “Sofrendo Feito um Louco”, em parceria com Léo Santana e o grupo Olodum. A faixa é a aposta do artista para o verão.

O vídeo foi gravado na Bahia, com imagens do Farol da Barra, Elevador Lacerda, Pelourinho e Igreja do Bonfim. Além disso, o clipe também foi mostra trechos do shows do cantor no FestVerão, em Cabedelo, na Paraíba, com a presença de Léo.
“Sofrendo Feito um Louco” já havia sido gravado na voz de Luan, que apenas repaginou a canção para lançá-la na época do carnaval. A música faz parte do “Viva”, DVD do cantor, também gravado na Bahia.
Veja o vídeo abaixo:

Namorada de famoso cantor brasileiro revela término e levanta suspeita de traições

A modelo Emily Garcia usou as redes sociais na madrugada de hoje para anunciar que terminou o namoro com o cantor Jerry Smith.

No perfil do Instagram, a youtuber postou uma mensagem em que dá a entender que foi traída mais de uma vez. No post, ela ainda diz ter depressão.

"Infelizmente ser honesta, correta e fiel não é o suficiente. Honestidade e fidelidade é algo que vai além do caráter! É essência. A pessoa cometer o erro no pior momento da sua vida, em que você está passando por depressão e a base de medicamentos... Uma dor inexplicável que eu não desejo pra ninguém", disparou.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Precatórios do Fundef poderão pagar professores do ensino básico da rede pública

Para Bacelar, essa providência é justa e valoriza o magistério
O Projeto de Lei 5733/19 determina que pelo menos 60% dos recursos oriundos de precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) deverão ser rateados entre os professores da educação básica da rede pública do ente (estado ou município) beneficiado.

O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo deputado Bacelar (Pode-BA) e altera a Lei do Fundeb, fundo que substituiu o Fundef em 2007.

Os precatórios têm origem em ações movidas por municípios contra a União entre 1998 e 2006. As prefeituras alegavam que o Ministério da Educação cometeu erros no cálculo do valor repassado por meio do Fundef. Os julgamentos foram favoráveis aos municípios e geraram precatórios que, somados, chegam a R$ 90 bilhões.

Para Bacelar, estes recursos, uma vez recebidos, devem ter o mesmo tratamento do Fundeb, que hoje obriga que pelo menos 60% dos repasses anuais aos entes se destinem ao pagamento de salários de profissionais do magistério da educação básica. “Nada mais cristalino de que os precatórios do governo federal no fundo sejam rateados entre os professores”, disse o deputado.

Ele afirma que algumas prefeituras que receberam o dinheiro chegaram a fazer esta destinação, mas um acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2018 suspendeu a distribuição entre professores.

Distribuição
Pelo projeto, a remuneração terá caráter indenizatório, e não será incorporada ao vencimento dos servidores. Terão direito ao rateio os profissionais que estavam trabalhando durante o período em que ocorreram os repasses a menor do Fundef ou quando o precatório foi disponibilizado para utilização. Em caso de falecimento desses profissionais, o texto prevê que os herdeiros farão jus aos recursos.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios definirão em leis específicas os percentuais e critérios para a divisão do rateio entre os profissionais beneficiados, dispensada homologação judicial.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara/ Foto: Vinicius Loures, Câmara dos Deputados

Integrante de facção que ameaçou facção rival no WhatsApp é fuzilado dentro de casa na Bahia (vídeo)

Reprodução Cleriston Silva
Um rapaz identificado como Wanderson Ribeiro Freitas, de 19 anos, foi assassinado dentro da própria casa no povoado Traíra I, zona rural de Lamarão município da microrregião de Serrinha. A vítima foi atingida por vários disparos. Até o momento ninguém foi preso.

O crime aconteceu por volta das 11h desta quinta-feira (23). Três homens invadiram a casa da vítima e atiraram contra ele, na presença da mãe. “Pinguim”, como era conhecido, faleceu no local, antes que pudesse ser socorrido.

Os autores dos disparos fugiram do local em um carro preto sem serem identificados. A Polícia Militar foi acionada em seguida, e isolou a casa para que fosse realizado o trabalho de perícia criminal da Polícia Civil. O crime deve ser investigado pelos policiais da Delegacia Territorial (DT).

Segundo informações passadas ao Portal Cleriston Silva, Wanderson era integrante da facção criminosa BDM e, no ano passado, divulgou um vídeo nas redes sociais ameaçando rivais. No vídeo, ele aparece segurando uma pistola.

A suspeita inicial é que o homicídio tenha sido motivado por um acerto de contas. Até o momento, nenhum suspeito do homicídio foi preso.
Veja o vídeo abaixo:

Fonte: PCS