' ANGICO NO AR />

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Tarifa branca de energia será ampliada a pequenos consumidores em 2020; saiba como aderir

Consumidor precisará formalizar a opção na distribuidora a partir de janeiro
A maior parte dos consumidores de energia em todo o país terá uma oportunidade de mudar os hábitos e diminuir a conta de luz. Em vigor desde 2018 para grandes consumidores, a tarifa branca de energia será estendida a quase todos os brasileiros em 1º de janeiro.


A tarifa branca consiste na redução do preço da energia fora do horário de pico, também chamado de horário de ponta e envolve três faixas de valores. Nos dias úteis, a cobrança da energia será dividida em três faixas de horário: o horário de ponta (tarifa vermelha), entre o fim da tarde e o início da noite; a faixa intermediária (amarela), uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e o horário fora de ponta (verde), com custo mais baixo no restante do dia.

Nos fins de semana e nos feriados nacionais, a tarifa de energia sempre será cobrada pelo valor fora de ponta. O modelo começou a ser usado em 2018, para unidades com consumo superior a 500 quilowatts-hora (kWh). Em 2019, passou a ser aplicado em unidades com consumo a partir de 250 kWh.

A mudança não valerá apenas para unidades residenciais consumidoras da subclasse de baixa renda, atualmente tarifadas em condições vantajosas. Esse modelo de tarifação é aplicado em países como Canadá, Austrália, Itália, França e Reino Unido.

Adesão
Cada concessionária de energia estabelece o horário de ponta. Na Bahia, a Coelba definiu o período das 18h às 20h59 . Para aderir à tarifa branca, o consumidor precisará formalizar a opção na distribuidora a partir de janeiro. A empresa instalará um novo medidor de energia capaz de registrar o consumo nas diferentes faixas horárias.

O consumidor deverá prestar atenção antes de optar pela tarifa branca. Isso porque a adesão envolve mudanças de hábito, como usar aparelhos que consomem mais energia, principalmente o chuveiro elétrico, fora dos horários de pico. Caso o cliente não preste atenção e mantenha o consumo no horário de ponta, poderá fechar o mês com a conta mais cara.
Foto: Divulgação / Agência Brasil

Cantor que ficou com ex de Eduardo Costa dá queixa contra sertanejo por ameaça

Ex-afilhado musical do sertanejo Eduardo Costa, o cantor Clayton Lemos, da dupla com Romário, registrou boletim de ocorrência na delegacia contra o antigo amigo. Clayton diz que sofreu ameaças de Eduardo e por isso resolveu procurar a polícia.

A relação entre os dois ficou ruim depois que Clayton começou um relacionamento com Victória Villarim, ex-noiva de Eduardo. Embora Eduardo e Victória tenham terminado o noivado em maio, o sertanejo segue pagando uma mesada de R$ 10 mil à ex. O valor deve continuar a ser pago, em comum acordo, até março do ano que vem.

Segundo o colunista Leo Dias, do Uol, Eduardo começou a desconfiar que os dois mantinham uma relação quando notou que Victória ia sempre às festas da família de Clayton, embora aos olhos de todos eles não fossem tão próximos. Eduardo então colocou um amigo na cola dos dois e confirmou que eles estavam ficando.

O sertanejo ficou calado, de início, para ver quem seria seu amigo que iria contar do que encarou como uma traição de Clayton. Ele se sentiu, na verdade, duplamente traído, porque além da amizade ele tem também uma relação profissional com o outro, chegando a investir na música dele.

A assessoria de imprensa de Eduardo negou que ele tenha feito qualquer ameaça a Clayton. Na época que o romance entre Clayton e Victória veio à tona, Eduardo divulgou nota afirmando que a traição de amigo doi mais.

"A pior traição é a de um amigo, não por todo o investimento que fiz do meu bolso, mas pelo carinho, respeito e dedicação que damos a pessoas que amamos, porque amigo é um amor que você escolhe, não faz parte de nenhum pacote. A Victoria tem todo direito de seguir a vida dela, com quem ela quiser e se sentir feliz. Mas fico pensando em quais eram as reais intenções da pessoa que eu chamei de amigo", disse.
Fonte: Correio

Alagoinhas e Água Fria registram chuva de granizo "não é comum na região" (vídeo)

As cidades de Alagoinhas e Água Fria registraram chuva de granizo, na tarde de segunda-feira (30). Um dos moradores registrou a chuva em Água Fria. "Gente, chovendo gelo aqui na fazenda Cajoeirinho, em Água Fria. Meu Deus do céu, eita benção de Jesus, chovendo gelo gente".

A chuva de granizo não é comum na região, mas acontece no verão por causa do calor. A água evapora rápido, as nuvens ficam carregadas e chegam em uma parte da atmosfera que ela congela e vira gelo.

"É brincadeira? Nunca vi isso na Bahia, é a primeira vez. Caindo gelo na Bahia, olha", disse o morador de Alagoinhas, em um vídeo divulgado nas redes sociais. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuva de granizo para o Nordeste da Bahia.

Veja o vídeo abaixo:

Carro fica preso dentro de buraco após fortes chuvas em Camaçari-BA (vídeos)

As chuvas que atingiram a capital baiana na madrugada desta terça-feira (31/12) causaram diversos transtornos aos baianos. O dono de um veículo ficou com o carro preso em um buraco por conta da chuva.

O incidente aconteceu no bairro Novo Horizonte, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com moradores, uma obra da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) estava sendo feito no local.
Com à forte chuva, o buraco aumentou, engolindo o carro, modelo Fiat palio. Vídeos mostram que a cratera se abriu por boa parte da rua e alguns outros carros também caíram na valeta que se abriu.


O temporal também atrapalhou os planos dos soteropolitanos e turistas que curtiam o Festival da Virada, em Salvador. O palco teve as luzes desligadas e parte da Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio, ficou alagada.

Confira os vídeos:
Fonte: Aratu On

Cantor sertanejo Juliano Cezar tem morte súbita durante show (vídeo)

O cantor sertanejo Juliano Cezar, de 59 anos, morreu na noite de segunda-feira (30) durante um show na cidade de Uniflor (PR). Ele caiu no palco, após uma parada cardiorrespiratória.

O médico Gustavo Felipe Correa Mendes, que o atendeu no hospital para onde ele foi levado afirmou à Record TV que o artista já chegou na emergência com mais de 20 minutos de parada cardíaca.

Ele afirmou ainda que o evento não tinha equipe de socorristas e ambulância, o que dificultou os primeiros-socorros.

O cantor foi levado ao hospital municipal da cidade em uma viatura da Polícia Militar, segundo o médico.

“Quando ele chegou aqui foi feito de tudo, mas ele já chegou em um estado avançado de parada cardiorrespiratória.”

Mendes disse ter conversado com o produtor do cantor, que afirmou que o show de Maringá era o terceiro seguido e que para manter a rotina, Juliano Cezar utilizava energéticos, além de já ter um histórico de hipertensão e doença cardíaca.

Segundo a assessoria dele, o velório será realizado na cidade natal do cantor, Passos (MG), em data e horário ainda não divulgados.


Um vídeo gravado por uma pessoa que estava na apresentação mostra o momento em que o cantor desmaia.
Confira o vídeo abaixo:

Moradores de Miguel Calmon morrem em queda de elevador no litoral de São Paulo

Na noite desta segunda-feira, 30 de dezembro de 2019, quatro pessoas da mesma família morreram após o elevador em que eles estavam despencar em um prédio no Bairro Vila Belmiro em Santos, no litoral de São Paulo.

Segundo informações, Jucelina Santos, 47 anos, que morava no prédio com seu esposo que é suboficial da Marinha, desceu para receber familiares para o Reveillon, sendo a sua irmã Lucineide de Souza Goes, seu cunhado Edilson Donizete e o seu sobrinho Eric Miguel, 19 anos. No 9° andar do prédio o elevador despencou causando a morte de todos.

De acordo com o G1, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Defesa Civil do Santos e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atender à ocorrência, porém, as vítimas vieram a óbito no local. O laudo da perícia deverá apontar o que causou o acidente.

Ainda de acordo com informações, as vítimas são do povoado de Brejo Grande de Miguel Calmon, na região de Jacobina e moravam em Santo André/SP. Ainda não há informações sobre o local de sepultamento, se os corpos serão trasladados para a Bahia.
Fonte: Augusto Urgente! / Foto: G1-Santos

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Temporal causa pontos de alagamento em Alagoinhas-BA (vídeos)

Uma chuva de aproximadamente uma hora deixou diversos pontos da cidade alagados, na tarde desta segunda-feira (30).

Moradores utilizaram o aplicativo de mensagens WhatsApp para relatar os transtornos causados pela chuva, que veio acompanhada de trovoada.

Dentre alguns pontos que ficaram alagados estão: Rua do Catu, Silva Jardim e Quintino Bocaiuva. Em algumas localidades, moradores tiveram suas residencias invadidas pelas águas.
Confira os vídeos abaixo:
Fonte: Alta Pressão Online

Mulher grava vídeo após matar companheiro atropelado e diz: “Matei porque ele falou que eu ia morrer”

Uma mulher Cláudia Aparecida Fernandes Nascimento, 47 anos, gravou um vídeo após atropelar e matar o próprio companheiro, segunda ela a vítima teria lhe ameaçado: “Matei. Matei porque ele falou que eu ia morrer”, diz ela na gravação. Adriano Joaquim Sampaio, 45 anos foi arrastado por alguns metros e ficou preso nas ferragens.
ATENÇÃO: Conteúdo não recomendado para pessoas sensíveis - Diga não a violência.
Fonte: Midia Bahia