' ANGICO NO AR />

sábado, 21 de dezembro de 2019

Jacobina reabre maior hospital municipal do interior da Bahia

Imagem: Erasmo Salomão / ASCOM MS
A população da cidade de Jacobina, situada no norte da Bahia, passa a contar novamente com o atendimento do Hospital Vicentina Goulart, que havia sido fechado desde 2013. O ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, participou, nesta sexta-feira (20), da reinauguração do hospital que é considerado o maior do interior do Estado. A novidade vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas de Jacobina (BA) e de outros 24 municípios da região e desafogar as unidades de saúde da capital do estado, Salvador (BA).

Durante a cerimônia, o ministro recebeu o título de honra ao mérito no exercício de suas funções como ministro da Saúde. Atendendo a um pedido do município, o ministro se comprometeu a comprar equipamentos necessários para o funcionamento do hospital. “Eu garanto os recursos do Ministério da Saúde para compra desses equipamentos e com o recurso local, vocês investem em outras áreas do hospital. A partir de agora a luta é nossa e juntos vamos beneficiar a saúde de milhares de pessoas do interior da Bahia. Em um ano esse país está andando para frente. O Brasil volta a ter respeito e a tendência é mais investimento no país”, concluiu o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Para a população, a reabertura do hospital representa mais acesso a consultas, cirurgias, exames e medicamentos. O hospital é especializado em atendimentos de média e alta complexidade, com especialidades em clínica geral, traumatologia, ortopedia, oftalmologia e oncologia. Além disso, o hospital é referência em cirurgias eletivas, como de catarata, varizes e colocação de próteses de quadril e joelho, por exemplo, que não são de urgência e podem ser marcadas. Por mês, o hospital tem capacidade de fazer até 250 cirurgias eletivas.

O hospital tem também uma ala de diagnóstico para radiologia e ultrassonografia, que tem muita demanda na região. A unidade vai reiniciar os atendimentos com 50 leitos e cinco salas de cirurgia. A meta é chegar a 210 leitos, que é o que comporta a estrutura do hospital. No total, 130 profissionais de saúde, entre médicos e enfermeiros, trabalharão no atendimento à população.

Para garantir o atendimento e funcionamento do hospital, em julho deste ano, o Ministério da Saúde liberou R$ 9,5 milhões para custeio das operações, através de emendas parlamentares, o que possibilitou a reabertura da unidade.

HISTÓRICO DO HOSPITAL
Até 2013, antes de ser fechado, o Hospital Vicentina Goulart pertencia à gestão estadual, até ser adquirido pelo município de Jacobina (BA), por R$ 11,6 milhões. Toda a rede de saúde de emergência especializada do município é atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Jacobina possui uma UPA 24 h e agora passa a contar com dois hospitais municipais: Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho e Hospital Regional Vicentina Goulart, passando o município a ser o único das regiões norte e nordeste a ter dois hospitais municipais.
Agência Saúde / Por Roberto Chamorro e Silvia Pacheco, da Agência Saúde
Atendimento à Imprensa

Estado da Bahia vai receber R$ 1 bilhão de investimentos em transmissão de energia elétrica

A Bahia receberá novas linhas de transmissão de energia elétrica, além de subestações, a partir do resultado do leilão de Transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), na última quinta-feira (19). Dos 12 lotes leiloados, quatro contam com empreendimentos localizados na Bahia.

“Este leilão foi extremamente exitoso para a Bahia, uma vez que teve ampla concorrência e representou um deságio médio de 59,7% nos lotes que envolvem nosso estado, o que significa que a receita dos empreendedores para exploração dos investimentos ficará menor que o previsto inicialmente, contribuindo para modicidade tarifária de energia e representando economia para o consumidor.

Os investimentos das empresas vencedoras dos lotes com empreendimentos na Bahia são estimados em mais de R$ 1 bilhão, contribuindo para a geração de novos postos de trabalho no interior do estado”, comentou o secretário estadual do Planejamento,Walter Pinheiro.

O certame contou com uma média de aproximadamente 10 proponentes por lote. Foram negociados 12 lotes com empreendimentos localizados no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. No total, são 2470 km de linhas de transmissão e subestações que acrescentam 7800 mega-volt-amperes (MVA) em capacidade de subestações ao sistema. O prazo das obras varia de 36 a 60 meses e as concessões de 30 anos valem a partir da assinatura dos contratos.

Empreendimentos na Bahia
O lote 9 teve a Neoenergia como vencedora, a partir da oferta de R$ 18 milhões, representando um deságio de 64,%. O lote compreende uma linha de transmissão de 105 quilômetros e subestações com potencial de 500 mega-volt-ampères (MVA), com investimentos estimados em R$ 303,4 milhões.

O lote 10 foi arrematado pela Barolo Participações, com oferta de R$ 37,062 milhões, representando deságio de 58,35%. Este lote compreende 145 quilômetros de linhas de transmissão e duas subestações com potência total de 660 MVA. São estimados investimentos de R$ 517,86 milhões.

Já o lote 2 ficou com a Montago Construtora com oferta de R$ 5,38 milhões, representando deságio de 56,73%. Este lote tem 1,6 km de linhas de transmissão e uma subestação com potencial de 100 MVA, com investimentos previstos de R$ 75,86 milhões.

O último lote que compreende empreendimentos na Bahia, de número 12, foi arrematado pelo consórcio VSF Transmissoras do Brasil. A oferta foi de R$ 12,2 milhões, o que representa desconto de 59,62%. Compreende uma linha de transmissão com 193 quilômetros, com investimentos previstos da ordem de R$ 171,1 milhões.

Motorista de carro em atitude suspeita desobedece voz de parada da CETO e foge, houve troca de tiros e um morreu

Auto de Resistência – Assim resumiu a Policia Militar ao divulgar uma ação no inicio da madrugada deste sábado, 21, quando realizava o trabalho de abordagem a veículos na BR 116 Norte saída Serrinha – Teofilandia.

Segundo a PM, por volta de 01h a guarnição encontrava-se realizando uma abordagem quando percebeu um HB20 que vinha em alta velocidade e deu uma frenagem brusca, os policiais deu ordem de parada, momento em que o condutor desobedeceu a ordem e empreendeu fuga. A viatura então passou a fazer o acompanhamento emitindo sinal sonoro e luminoso, até chegar próximo do veículo, momento que os ocupantes que estavam em quatro pessoas, desembarcaram atirando e correndo para o matagal, houve o revide e até finalizar os disparos, foi feito nova incursão onde foi encontrado um dos agressores caído ao chão em posse de um revólver calibre .38.

Ainda de acordo com a PM, de imediato foi prestado o socorro para o hospital municipal de Araci, onde foi constato o óbito e identificado o mesmo como sendo Luiz Antônio Teodoro. O restante do grupo ganhou o matagal e não foi localizado.
Fonte: Calila Noticias / informações da PM

Viúva de Gugu quebra o silêncio e esclarece disputa sobre fortuna

Rose Miriam De Matteo falou pela primeira vez sobre o imbróglio envolvendo a fortuna de Gugu Liberato. A médica alega que tem direito a parte da herança deixada pelo apresentador pelos anos em que estiveram juntos. O famoso, por sua vez, deixou os bens para os três filhos e os sobrinhos num testamento feito em 2011.

Em entrevista para o repórter Bruno B. Soraggi, do jornal Folha de S. Paulo, a viúva disse que qualquer mulher faria o mesmo em seu lugar. “Está parecendo que é uma briga. Mas não é. Eu tenho todo o direito de me colocar no meu lugar, infelizmente, na condição de viúva”, lamentou.

Abalada com a morte do companheiro, Rose afirmou que a família sabia da relação de marido e mulher deles. “A própria família dele estava cansada de nos ver juntos, há 19 anos. Eu chamava ele de anjo. Nunca tive outro homem a não ser ele. Há pessoas que não querem aceitar a minha união estável com Gugu. Nós sempre fomos uma família. Marido e mulher, mãe e pai de três filhos. Só isso. É tão óbvio”, alegou.

Questionada se eles moravam juntos, ela explicou: Gugu, Rose e os três filhos, João Augusto, Sofia e Marina foram morar em Orlando por causa dos estudos das crianças, em 2015, mas Gugu vinha para o Brasil, apenas de mala de mão, para trabalhar. “Toda segunda de manhã ele depositava [no banco] o que eu precisava para me manter”, contou.

Quando moravam no Brasil, Rose e Gugu viviam em casas diferente: ele na Aldeia da Serra e ela em Alphaville, em SP. “Mas nós sempre fomos uma família. A gente sempre se amou. Sempre fomos pai e mãe dos mesmos filhos, íntimos um do outro. O fato de ele morar em uma casa e eu na outra não significa nada, mesmo porque o Gugu gostava de silêncio, entendeu? E ele continuava a vida dele, no escritório dele, na casa dele, no cantinho dele”, esclareceu.
Além do nome fora do testamento, conta contra Rose o fato de não terem assinado nenhum papel que comprove a união. “Nós tivemos os três filhos e a nossa vida foi correndo. Normal, um companheiro do outro”, resumiu.
Segundo Rose, os filhos continuam abalados com a morte do pai. “O Gugu morreu na nossa casa. As crianças estão muito abaladas porque eles viram o pai morrendo no chão. Foi trágico. Ele faleceu nos meus braços praticamente”, revelou.

Na entrevista, o advogado questionou se Miriam sabia o valor real do patrimônio de Gugu. “Nunca fiquei perguntando. Não tinha motivo”, respondeu. “O que sei é que o que é do pai é dos filhos. Já está tudo no nome dos filhos. Como o Gugu queria. Não quero nada para mim. É tudo deles. Eu só vou viver de usufruto para poder me manter”, afirmou.

Vídeo mostra momento em que bandidos do BDM atiram contra viatura da PM na BA

Um vídeo mostra o momento em que suspeitos de integrar a facção Bonde do Maluco (BDM) atiram contra uma viatura da Polícia Militar, após explodirem um caixa eletrônico de um terminal de autoatendimento do banco Bradesco.

A situação aconteceu na madrugada de quinta-feira (19), na cidade de Mulungu do Morro, na Chapada Diamantina. Ainda não se sabe a quantidade de dinheiro levada pelo grupo. Nenhum suspeito foi detido até o momento.

Município onde aconteceu o crime é o mesmo em que o ex-líder da facção, José Francisco Lumes, o Zé de Lessa, foi enterrado, em 8 de dezembro, após morrer em confronto com a polícia do Mato Grosso do Sul, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, em 4 de dezembro.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Varela Notícias

Thiago Lacerda é detido com droga durante abordagem policial

Thiago Lacerda foi detido na noite desta sexta-feira (20/12), no Leblon, Zona Sul do Rio, por posse e uso de drogas. Policiais militares faziam patrulhamento pela região quando sentiram um forte cheiro de maconha e resolveram revistar o carro do ator. Após a erva ser encontrada no veículo, Thiago Lacerda foi levado até a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Na mesma noite o artista foi liberado e não quis falar com a imprensa.

Procurada pela coluna, a assessoria do cantor disse que ele “foi retido ontem pela polícia do RJ com suspeita de estar consumindo maconha”.

“O ator foi levado para fazer perícia e nada foi constatado, assim sendo, foi liberado pelo delegado no mesmo dia”, informou a assessoria.

Carro pega fogo em posto de combustível de Camaçari-BA (vídeo)

Um carro pegou fogo em um posto de gasolina de Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador, na noite de sexta-feira (20). Não houve feridos. Uma testemunha contou que o motorista tinha acabado de abastecer o carro e que o fogo começou após ele sair da bomba de combustível.

Ainda de acordo com a testemunha, a mangueira de combustível do carro teria se soltado, causando o incêndio. Funcionários do posto conseguiram apagar as chamas do veículo.

Câmeras de segurança do posto filmaram o momento do incêndio. Nas imagens, da para ver a altura das chamas, que se concentraram no lado direito do carro.

Fonte: G1 
Veja o vídeo abaixo:

Em Jacobina, torcedor comete suposto suicídio após derrota do Flamengo

Um homem identificado como Cristiano Cunha, conhecido como Cochebinha, de 42 anos, morreu na noite deste sábado (21) após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vítima de um disparo de arma de fogo. Segundo informações preliminares, Cristiano teria atirado contra a própria cabeça. Ele ainda foi socorrido, mas não resistiu ao ferimento.

Através de amigos, que Cristiano vinha enfrentando problemas relacionados a depressão. Moradores do bairro Jacobina II, onde ele morava disseram que Cristiano assistiu a partida entre Flamengo e Liverpool, saiu em seguida para sua residência e efetuou um disparo no ouvido.

Nas redes sociais, amigos lamentam o ocorrido e destacam a pessoa tranquila que ele era. "Um bom amigo, que Deus o acolha em um bom lugar e conforte os corações dos familiares", disse um amigo.

Ainda não há informações detalhadas sobre as circunstâncias e motivo que levou Cristiano a disparar uma arma contra ele mesmo. A polícia foi acionada e vai investigar o caso. A perícia será realizada pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Fonte: Jacobina Notícias