' ANGICO NO AR />

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Barragem se rompe na zona rural de Vitória da Conquista e invade casas, lavouras e estradas (vídeo)

Devido às fortes chuvas na região sudoeste da Bahia, neste fim de semana, diversos estragos foram registrados em várias cidades.

No distrito de Inhobim, zona rural de Vitória da Conquista, a barragem conhecida como “Barragem do Baixão”, se rompeu devido ao grande volume de água recebido com as chuvas da região.

Com isso a água invadiu lavouras, casas e destruiu parte de uma estrada. Uma grande quantidade de peixes ficou espalhada pelo trajeto e os moradores reaproveitaram.

A Defesa Civil de Vitória da Conquista enviou uma equipe ao local para averiguar a situação e tomar as medidas necessárias. Vídeos da invasão da água foram registrados pelosa moradores da localidade.

 Veja o vídeo abaixo:
Fonte: Itambé Agora

Polícia prende pregador acusado de manter esposa em cárcere privado após denúncia da sogra em Eunápolis-BA

Foto: Reprodução / Redes Sociais
A Polícia prendeu um pregador evangélico sob a acusação de manter a esposa em cárcere privado. O caso foi registrado na cidade de Eunápolis (BA).

O homem, identificado como Leones Pereira de Jesus, 34 anos, foi preso pela Polícia na última quinta-feira, 05 de dezembro, depois que sua sogra acionou as autoridades. Ela relatou que a filha havia ligado pedindo socorro, pois estava sendo agredida física e verbalmente.

De acordo com informações do portal local 
Diário Online, a Polícia encontrou Leones em casa e ele negou as acusações feitas pela sogra, mas a mulher, de 18 anos, relatou aos policiais que já havia sido agredida com murros e tapas durante o namoro e também depois de se casar com o pregador, há apenas dois meses.

A vítima contou que se relacionava com Leones desde fevereiro deste ano, e que se casou acreditando que seu comportamento mudaria, mas ele era extremamente ciumento e não a deixava sair de casa sem sua permissão, e que quando estavam na rua, ela tinha que manter a cabeça baixa para não olhar para outras pessoas.

Leones teria, inclusive, proibido-a de falar com os familiares e já havia ameaçado matá-la. Os dois viviam no distrito de Colônia, zona rural do município de Eunápolis.

Agora, o delegado Alberto Passos de Melo autuou o pregador em flagrante por cárcere privado, e como esse crime não é passível de fiança, ele será mantido num presídio até a audiência de custódia, quando a Justiça determinará se ele responderá ao processo em liberdade ou cumprirá prisão preventiva.

O delegado enfatizou que apesar de Leones não ser pastor, ele atuava como pregador itinerante em igrejas evangélicas da região e sempre estava acompanhado da mulher, que cantava nos cultos.
Por: Tiago Chagas – Gospel+

132 milhões da Oi para Lulinha e propina para compra do sítio

A Operação Mapa da Mina, 69ª fase da Lava Jato desencadeada na manhã desta terça, 10, investiga supostos repasses financeiros que teriam sido realizados pela Oi/Telemar em favor de empresas do grupo Gamecorp/Gol, controladas pelo filho mais velho do ex-presidente Lula, o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, pelos irmãos Fernando Bittar e Kalil Bittar e pelo empresário Jonas Suassuna. Segundo o Ministério Público Federal, os pagamentos foram efetuados entre 2004 e 2016 e são superiores a R$ 132 milhões. A Procuradoria aponta que parte desses recursos teria sido usada para compra do sítio de Atibaia, no interior de São Paulo pivô da maior condenação da Lava Jato já imposta ao ex-presidente Lula, 17 anos 1 mês e 10 dias de prisão. O petista recorre em liberdade. A Lava Jato investiga ainda ‘indícios de irregularidades no relacionamento’ entre a Gamecorp/Gol e a Vivo/Telefônica no âmbito do projeto ‘Nuvem de Livros’.

A Procuradoria identificou movimentação de R$ 40 milhões entre a Movile Internet Móvel, empresa do grupo Telefonica/Vivo, e a Editora Gol entre 15 de janeiro de 2014 e 18 de janeiro de 2016. A ‘Mapa da Mina’ cumpre na manhã desta terça, 10, 47 mandados de busca em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e no Distrito Federal. As ordens foram expedidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Segundo a Polícia Federal, o nome da operação foi extraído de um documento apreendido na 24ª fase da Lava Jato, segundo a PF, “indicaria como ‘mapa da mina’ as fontes de recursos advindas da maior companhia de telefonia investigada”.

A fase 24 da Lava Jato, Operação Aletheia, foi deflagrada em março de 2016, e levou coercitivamente o ex-presidente Lula para depor em uma sala no Aeroporto de Congonhas. A PF, na ocasião, fez buscas no apartamento residencial de Lula em São Bernardo do Campo, e em outros endereços ligados a ele. Nessas buscas, os federais acharam o o que consideram o ‘mapa da mina’.

De acordo com a Lava Jato, paralelamente aos repasses para o grupo Gamecorp/Gol, a Oi/Telemar foi ‘beneficiada’ pelo governo federal com decisões políticas e administrativas no setor de telecomunicações – ‘a exemplo do Decreto nº 6.654/2008, assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que permitiu a operação de aquisição da Brasil Telecom pelo grupo Oi/Telemar’. Os investigadores dizem ainda que há evidências de que a Oi/Telemar também foi beneficiada pela nomeação de conselheiro da Anatel.

Segundo a Lava Jato, contratos, notas ficais e dados extraídos a partir do afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, indicam que as empresas do grupo Oi/Telemar investiram e contrataram a Gamecorp/Gol sem a cotação de preços com outros fornecedores, ‘fizeram pagamentos acima dos valores contratados e praticados no mercado, assim como realizaram pagamentos por serviços não executados’. A ‘Mapa da Mina’ apura ainda suspeitas sobre repasses efetuados pelo grupo Oi/Telemar para a empresa R.T Serviços Especializados, a qual foi utilizada para o custeio de diversas despesas do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e de pessoas a ele relacionadas. “Evidências apontam que José Dirceu também participou ativamente de interlocuções em favor do grupo Oi/Telemar com o Governo Federal”, destacam os procuradores.

O grupo Gamecorp/Gol é integrado pelas empresas G4 Entretenimento e Tecnologia Digital, Gamecorp, Editora Gol, Gol Mídia, Gol Mobile, Goal Discos, Coskin, PJA Empreendimentos e PDI. A Procuradoria indicou que foi apreendido um um e-mail no curso das investigações, recebido por Fábio Luis Lula da Silva, Fernando Bittar e Jonas Suassuna do Diretor de Publicidade da Gamecorp, no qual é apresentado o resultado da empresa ‘nos últimos 12 meses’ com a ressalva de que teriam sido ‘expurgados os números da Brasil Telecom [grupo Oi] que por ser uma verba política poderia distorcer os resultados’. Segundo o Ministério Público Federal, entre 2005 e 2016 o grupo Oi/Telemar foi responsável por 74% dos recebimentos da Gamecorp.

Os investigadores também afirmaram que uma outra mensagem eletrônica apreendida havia sido encaminhada para Diretor e Conselheiro do grupo Oi/Telemar. Segundo a Lava Jato, no e-mail consta uma planilha com a informação de que um repasse, realizado em abril de 2009 para a Gamecorp, no valor de R$ 900 mil, fora deduzido da conta corporativa da Presidência do grupo Oi/Telemar e classificado como custo de ‘assessoria jurídica’. A Procuradoria argumenta que “trata-se de justificativa aparentemente incompatível com o objeto social da Gamecorp: ‘desenvolvimento e gestão de canais para distribuição em TV por assinatura; produção de programas de televisão, cinematográficos e audiovisuais; e outras atividades relacionadas'”.
Fonte: Estadão

Funcionários da Claro brigam com cliente no Shopping da Bahia (vídeo)

Reprodução: YouTube
Uma briga entre funcionários da loja Claro, no Shopping da Bahia, e um cliente chamou atenção de quem estava no empreendimento, nesta terça-feira (10). Segundo imagens gravadas por populares, diversos vendedores agrediram o homem com chutes e socos. Ainda não há informações sobre o que teria motivado a confusão.

O BNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da Claro para esclarecimento do caso, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Além disso, o Shopping da Bahia informou que lamenta o ocorrido e ressaltou que acionou a Polícia Militar. Na ocasião, a administração afirmou também que deu todo o suporte necessário para o cliente e para a loja.
Veja o vídeo abaixo:
Fonte: BNews

PGR denuncia 4 desembargadores e 3 juízes por venda de decisões no TJ-BA

Um total de 15 pessoas, entre elas quatro desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e três juízes estaduais, foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), nesta terça-feira (10), pelos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro. A lista de denunciados inclui os desembargadores Maria da Graça Osório Pimentel, José Olegário Monção Caldas, a ex-presidente do TJ-BA Maria do Socorro Barreto Santiago e o atual presidente do Tribunal Gesivaldo Nascimento Britto; os juízes Sérgio Humberto de Quadros Sampaio, Marivalda Almeida Moutinho e Márcio Reinaldo Miranda Braga; e os operadores e beneficiados Antônio Roque do Nascimento Neves, Júlio César Cavalcanti Ferreira, Karla Janayna Leal Vieira, Adailton Maturino dos Santos, Márcio Duarte Miranda, Geciane Souza Maturino dos Santos, José Valter Dias e Joílson Gonçalves Dias.

De acordo com a PGR, a ação é decorrente de inquérito instaurado a partir da descoberta de indícios da existência de uma organização criminosa que operou entre 2013 e 2019, e que tem como principal operador Adaílton Maturino dos Santos. A ação foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As investigações apontam para um esquema envolvendo a venda de sentenças e outros crimes que tinham como propósito permitir a grilagem de terras na região oeste da Bahia. Sob justificativa de “complexidade do caso” e “apreensão de novos elementos de prova”, os investigadores solicitaram ao relator, ministro Og Fernandes, a continuidade das investigações.

A denúncia traz detalhes do esquema e revela uma atuação dos envolvidos através de três núcleos: o judicial, o causídico e o econômico. Segundo informações divulgadas pela PGR, o núcleo econômico era formado por produtores rurais que pagavam por ordens judiciais que os permitissem legitimar a posse e a propriedade de imóveis onde exerciam as suas atividades. O jurídico contava com desembargadores, juízes e também servidores do TJ-BA. Por último o causídico era formado por advogados que intermediavam as negociações entre membros dos núcleos jurídico e econômico, formalizavam os acordos e adotavam as providências judiciais e extrajudiciais necessárias para garantir o proveito obtido com as decisões judiciais negociadas.

Quanto ao conjunto de provas que sustentam a acusação, a PGR cita análise de dados telefônicos e bancários dos envolvidos, sobretudo dos membros do núcleo judicial denunciados, e seu relacionamento com os demais operadores do esquema. Foram verificados, entre outras provas, troca de ligações em datas próximas a atos processuais, contatos variados com advogados ligados a outros integrantes do esquema, além de movimentações financeiras classificados como “de valores expressivos, em espécie e sem a indicação da origem”. Conforme a denúncia, integrantes do núcleo judicial atuaram em ações envolvendo centenas de milhares de hectares de terras localizadas na região oeste do estado
Fonte: BN

Corpo é encontrado em matagal no campus da UEFS

Nesta terça-feira (10/12), por volta das 12h, um corpo foi encontrado na área da mata do Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O corpo, que ainda não foi identificado, estava próximo a uma guarita da instituição, na altura da localidade conhecida como Pau de Légua.

Através de uma nota, a administração Central da Uefs informou que o corpo foi encontrado durante o serviço de capina e que, as Polícias Civil, Militar e Técnica foram chamadas imediatamente para averiguarem o caso, que segue em investigação.
Veja imagem forte clicando aqui.

Veículo com passageiros capota na BR-324 após ser atingido por tiros

Na tarde desta terça-feira, 10, três pessoas foram atendidas na UPA de Capim Grosso vítimas de disparo de arma de fogo e acidente alto mobilíssimo.
Segundo informações os homens saíram da cidade de Feira de Santana com destino a BR-324, ao se aproximarem do Posto Velho no município de Gavião, perceberam uma movimentação estranha de um veículo de vinha logo atrás. Ao fazer a ultrapassagem, um veículo Polo Branco com placa policial da nova, baixou o vidro e começou a atirar.


O motorista do veículo da frente fez ziguezague para desviar dos disparos e acabou capotando o carro, os três ocupantes foram atingidos por tiros, como também, ficaram muito machucados no acidente. Socorridos e levados para a UPA 24H de Capim Grosso, os mesmos foram medicados e dois deles foram transferidos devido a gravidade dos ferimentos. A polícia investiga o caso.
Fonte: FR Notícias

Corpo é encontrado nas margens do Rio Jacuípe em adiantado estado de gigantismo

O corpo de um homem que morava no distrito de Bonfim de Feira, em Feira de Santana, foi encontrado na última segunda-feira, 9, nas margens do Rio Jacuípe, próximo a ponte da BR-116/sul.

Segundo informações da polícia, Edcarlos de Jesus Santos, 45 anos, estava desaparecido desde o sábado passado, 7. O corpo estava em adiantado estado de gigantismo.

A esposa de Edcarlos, Rosalia da Silva Santos, suspeita que o marido foi assassinado. Segundo ela, o marido saiu de casa com uma moto e depois voltou em casa, pegou o carro e saiu novamente. O veículo, um Celta, foi encontrado abandonado próximo ao Estádio Joia da Princesa e encaminhado ao pátio do Complexo Policial Investigador Bandeira, no bairro Jomafa.


Rosalia informou ao site Acorda Cidade que o marido trabalhava como agiota, emprestando dinheiro a juros, e que ela desconfia que a morte dele pode estar ligada a um relacionamento que ele estava vivendo com uma mulher casada.

“Ele desapareceu desde sábado, dia 7. Saiu por volta de 18:30hs. Fui dormi, quando acordei por volta de 1:00hs, levantei e ele não estava em casa, mas não me preocupei, já que é de costume ele chegar tarde dia de sábado. Quando acordei as 5:00hs, ele ainda não tinha chegado e aí fui na garagem, que é distante da nossa casa, vi que ele tinha voltado em casa e pegou o carro. Ele tinha saído com a moto. Quando olhei na garagem tinha muito sangue, a moto estava caída no chão e aí a gente começou a procurar saber o que tinha acontecido. Não tenho dúvida que esse corpo é dele. Existem alguns suspeitos e a polícia tem que investigar para saber. Ele estava envolvido com uma mulher casada e eu desconfio que pode ter a ver com isso”, disse.A delegada Fernanda Gabriela Braga efetuou o levantamento cadavérico juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). O corpo foi encaminhado para necropsia para saber a causa morte. A guarnição 38 da 65ª CIPM, sob o comando do sargento Magno, preservou o local.
Fonte: Acorda Cidade