' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Jovem morre após ser atingida em festa de comemoração do título do Flamengo

Uma jovem de 25 anos morreu depois de ser atingida na cabeça por uma bala perdida, na noite do sábado (23/11), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia.

Segundo o coordenador regional da Polícia Civil, delegado Rivaldo Almeida Luz, a vítima participava de uma festa em comemoração à vitória do Flamengo na Libertadores, quando foi atingida.

De acordo com o delegado, a suspeita inicial é de que o tiro tenha sido disparado após uma briga entre outras pessoas que estavam na comemoração, realizada em uma praça no centro do município.

Além da jovem, um homem também foi baleado durante o evento, segundo o delegado. Ele não detalhou, no entanto, se o homem era alvo dos tiros ou se também foi atingido por bala perdida.
O homem, que não teve o nome divulgado, foi socorrido e levado para um hospital da cidade. Não há detalhes do estado de saúde do homem.
Já a jovem morreu no local do crime. O óbito dela foi atestado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi acionada para socorrer a vítima.
A jovem foi identificada como Evany dos Santos Torres. O corpo dela foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. Não há detalhes sobre o sepultamento.
A autoria e a motivação do crime estão sob investigação da Polícia Civil.
Fonte: Verdinho Itabuna

Torcedor infarta e morre no gol da virada do Flamengo sobre o River, diz família

O empresário Washington Vasconcelos, 40, torcedor do Flamengo, teve um infarto e morreu neste sábado (23) enquanto assistia em Fortaleza à decisão da Copa Libertadores entre o time carioca e clube argentino River Plate. Um caso similar ocorreu em Mato Grosso, onde um torcedor também morreu durante durante o gol que garantiu a vitória e o título do Flamengo como campeão da Copa Libertadores. 

Conforme a família, ele estava em casa, no Bairro Conjunto Ceará, com a filha de oito anos e os sogros, quando passou mal e foi socorrido por vizinhos que o levaram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próxima do local. Washington Vasconcelos sofreu uma arritmia cardíaca.

"Ele infartou no segundo gol do Flamengo, ele era flamenguista doente. Talvez por conta da emoção”, relata um familiar. Ainda segundo a família, o empresário foi levado rapidamente à unidade de saúde, mas chegou já sem vida à UPA do Conjunto Ceará.

O familiar não soube informar se Washington utilizava alguma medicação, ou se já teve algum outro problema de saúde relacionado à hipertensão, mas informou que ele praticava exercício com regularidade. O velório acontece na tarde deste domingo (24).

Fatalidade
Segundo a cunhada de Washington, Fabíola Serpa, que foi ao hospital com ele, o torcedor sentiu as pernas fracas e caiu no chão, ao comemorar a vitória do time. “Os homens pegaram ele, colocaram no carro de um vizinho. Fomos o vizinho, eu e ele. Só que na UPA ele já estava sem batimentos, tentaram reanimar, fizeram de tudo, mas infelizmente não conseguiram”, conta a cunhada.

Conforme Fabíola, Washington não tinha nenhum problema físico, caminhava, pedalava e mantinha uma boa alimentação, mas que já havia marcado um cardiologista por se queixar de um desconforto. “O médico, no atestado de óbito, colocou que ele teve uma arritmia e que na hora o sangue foi para o pulmão. A palavra que ele usou é que foi uma fatalidade”, destaca
.

Mulher mata a própria irmã com tiro por dívida em Antônio Gonçalves-BA

Na madrugada deste domingo, 24 de novembro de 2019, um mulher conhecida como Ana Paula de Jesus Santos foi assassinada com um disparo de arma de fogo na Praça Ana Oliveira, na cidade de Antônio Gonçalves.

Segundo informações, Paula foi assassinada com um tiro deflagrado por sua própria irmã Josefa Aidan de Jesus Santos, após um desentendimento por causa de uma dívida.

A Polícia Militar esteve no local e conseguiu prender a acusada do crime. O corpo foi recolhido para o Instituto Médico legal de Senhor do Bonfim e o caso fica sob a investigação da 19ª Coorpin.
Fonte: Augusto Urgente!

Duas pessoas morrem em capotamento próximo a Porto Feliz, município de Piritiba

Por volta das 23h deste domingo, um capotamento com duas vítimas fatais, ocorrido no município de Piritiba, foi registrado pela Polícia Civil de Jacobina. Com o impacto, o veículo Ford KA incendiou, deixando os dois corpos carbonizados.

De acordo com informações passadas ao Jacobina Notícias, o capotamento aconteceu em uma curva da BA-131, próximo ao distrito de Porto Feliz, em Piritiba. As duas vítimas ainda não foram identificadas, porém se sabe apenas que o veículo tem placa da cidade de Mundo Novo.

Os corpos foram trazidos para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, onde passarão por exames de necropsia realizados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Igor Fagner - Jacobina Notícias

MEC lança aplicativo que serve de carteira de estudante

O Ministério da Educação lançou hoje (25) o aplicativo ID Estudantil, uma espécie de carteira de estudante virtual que, a exemplo da fornecida pelas entidades representativas dos alunos, dá direito a benefícios como meia-entrada em eventos culturais e esportivos.

Para obter o documento é necessário, antes de tudo, que a instituição de ensino à qual o estudante está vinculado insira os dados dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Caso a instituição já tenha feito o cadastramento, caberá ao aluno baixar o aplicativo ID Estudantil no celular e fazer seu cadastro pessoal. “Os alunos que não conseguirem se cadastrar devem procurar suas instituições de ensino e pedir que elas se cadastrem junto ao MEC”, disse o presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Lopes, durante a cerimônia de lançamento do ID Estudantil.

Segundo Lopes, 10.804 instituições já se cadastraram. Destas, 1.966 já começaram a enviar ao SEB as informações de seus alunos. As informações disponibilizadas constituirão um banco de dados nacional que subsidiará algumas das políticas públicas a serem implementadas pelo governo no setor da educação.

De acordo com o o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o custo do documento será de R$ 0,15 por unidade para o governo, mas será gratuito para o estudante. "Não cobraremos porque a estruturação dessa cobrança sairia mais cara do que o custo por unidade”, disse o ministro.

Ainda segundo Weintraub, documentos similares poderão ser fornecidos pelas instituições de ensino ou até mesmo grêmios estudantis. "Se for o caso, podem inclusive cobrar por isso. O que fizemos foi acabar com o monopólio e a exclusividade daqueles que sempre forneceram esse documento", disse. "Se, ideologicamente, o estudante quiser, ele pode pagar quanto for pela carteirinha”, acrescentou.

A abertura para que outras entidades – além da União Nacional dos Estudantes (UNE), da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) – emitam esse tipo de documento está prevista na Medida Provisória 895, enviada pelo governo ao Congresso Nacional em setembro.

Desde então, tanto a MP como a ID Estudantil têm sido criticadas pelas entidades representativas dos estudantes. Segundo o presidente da UNE, Iago Montalvão, trata-se de uma retaliação ao movimento estudantil. Montalvão disse que a principal intenção do governo com essas medidas é "prejudicar o movimento estudantil, que fez as maiores manifestações contrárias a ele".

A fim de prevenir fraudes, o MEC informou que fará cruzamento dos dados fornecidos por meio de aplicativos com as informações da Carteira Nacional de Habilitação e, no caso de estudantes que não têm CNH, com os dados fornecidos para o documento de identidade (RG).

“Inclusive a foto [inserida no cadastro via aplicativo] passará por uma checagem junto ao banco de dados do Denatran [Departamento Nacional de Trânsito]. Quem não tem CNH terá de tirar uma foto do RG, frente e verso. Um algorítimo então vai comparar as fotos, de forma a dificultar fraudes”, explicou o diretor de Tecnologia da Informação do MEC, Daniel Rogério. “Pensamos também nos empresários: para eles, criamos o aplicativo ID Validade, que averiguará se o aluno está apto para receber os benefícios”, acrescentou.

O MEC alerta que, no caso de estudantes menores de idade, será necessária a autorização de um responsável legal, que deverá instalar o ID Estudantil no celular para, então, fazer o cadastro no qual informa os dados do menor.

Ainda de acordo com o o MEC, eventuais dúvidas sobre os aplicativos podem ser elucidadas por meio do site wwwidestudantil.mec.gov.br.
Fonte: EBC / Edição: Nádia Franco

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Posto é interditado por vender gasolina com mais de 90% de álcool na BA-052

Foto: Divulgação / Secom
Um posto de Anguera, no Portal do Sertão, foi lacrado após ser constatado que o estabelecimento vendia gasolina com mais de 90% de etanol [álcool]. O posto, localizado na BA-052, a Estrada do Feijão, teve as bombas fechadas durante a Operação posto Legal. A confirmação da fraude foi feita após laudo do Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Segundo a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o caso se trata de uma das maiores fraudes do gênero já encontradas no país. Só para se ter ideia, o limite permitido de etanol na gasolina vai até 27%.

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) também impediu de funcionamento outros três postos do mesmo proprietário, medida baseada na lei estadual 9.655/2005. Ainda segundo a Sefaz-BA, esta não é a primeira vez que uma proporção altamente lesiva ao consumidor é encontrada pela operação Posto Legal.

Em agosto, foi feito um flagrante em um posto em Conceição do Jacuípe, no Recôncavo Baiano, que armazenava gasolina comum e aditivada com teores de etanol anidro de respectivamente 77% e 79%. O estabelecimento foi imediatamente impedido de operar pela Sefaz-Ba e sofreu sanções também da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e do Procon-BA, mas foi reaberto por meio de liminar.

Outro caso encontrado pela Posto Legal foi o de um posto de gasolina em Porto Seguro, na Costa do Descobrimento. O estabelecimento teve um tanque e quatro bicos de combustível interditados por comercializar gasolina comum contendo mais de 30% de etanol anidro.
Fonte: Bahia Notícias

Juliana do Bonde do Forró diz que está sendo ameaçada (vídeo)

Cantora usou seu perfil no Instagram para denunciar ameaças que ela e a família vem sofrendo, de um indivíduo não identificado até o momento.

Nesta quinta-feira (21), a cantora do grupo Bonde do Forró, a guanambiense Juliana Bonde, usou as redes sociais para denunciar as ameaças de morte que vem sofrendo. De acordo com um vídeo publicado, um homem envia áudios que vem assustando, tanto a cantora, quanto a família dela. “Vocês sempre me veem aqui sorrindo, falando de música. Mas hoje eu vim falar de um assunto e não sei como resolver isso. Sempre eu recebo críticas e ameaças, só que eu não fico expondo isso pra vocês, porque não vale a pena”, comentou Juliana.

Ainda no vídeo, a cantora pede a ajuda dos fãs e seguidores para que a ajudem a reconhecer o “stalker” que envia esses áudios, e chega a reproduzir um deles para que também possam ouvir. “Eu venho recebendo muitas ameaças há muito tempo. Eu achei que ia passar, mas não passou. Isso está me deixando muito nervosa e está afetando a minha mãe. Ela está com medo. E eu queria pedir muito a ajuda de vocês. Se vocês conhecerem essa voz que vou mostrar agora, por favor compartilhe esse vídeo pra esse vídeo chegar até a família desse rapaz ou alguém que conhece ele, porque não sei com resolver. Eu estou tentando pela justiça, mas demora muito e eu estou com medo. Não consigo mais me aproximar das pessoas, porque acho que vai acontecer alguma coisa.

No áudio reproduzido por Juliana é possível ouvir o homem falando que “vai matar a família todinha”. Ela também mostra a foto do possível homem que apareceu inicialmente no WhatsApp, antes dele trocar por outra. “Ele manda várias fotos da minha família, dos meus irmãos… Gente, eu não sei mais o que fazer, isso está tirando a minha paz”. Juliana encerra o vídeo emocionada, reforçando o pedido de compartilhamento do conteúdo. Após a denúncia de Juliana, outros integrantes da banda confirmaram que também vêm sofrendo ameaças de morte, cometido pelo mesmo homem. Eles também pedem a ajuda dos fãs para que alguém reconheça a voz do homem.

Veja o vídeo abaixo:
Fonte: RB News

Presidente do Ibama muda regras para legalizar papagaio de ministro do STJ

Para regularizar o papagaio de um ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o presidente do Ibama, Eduardo Bim, publicou um despacho que abre caminho para a legalização da guarda doméstica de psitacídeos. A medida contradiz a lei e deverá dificultar a fiscalização desse crime ambiental.

O caso começou em setembro de 2008, no Recife, quando Roberta Marques, mulher do ministro do STJ Geraldo Og Fernandes, solicitou ao Ibama a posse do papagaio da família, da espécie nativa Amazonas aestiva. Ela afirmou que havia ganhado o animal de presente e queria regularizá-lo e levá-lo para Brasília.

Pela lei 9.605, de 1998, um animal silvestre só pode ser mantido em cativeiro no Brasil caso a origem seja um criadouro certificado pelo Ibama. A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão. A regularização do papagaio foi concedida em Pernambuco, mas a Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama contestou a decisão, recomendando a apreensão do animal e a comunicação de crime ao Ministério Público.

Bim, no entanto, concedeu a posse provisória de 180 dias e orientou a Dipro a não apreender psitacídeos que estejam em posse doméstica há pelo menos oito anos e sem sinais de maus-tratos. O despacho foi publicado nesta quarta-feira (20).

No despacho, Bim justifica a decisão afirmando que “a requerente informou que o papagaio havia sido objeto de doação de um amigo de seu pai, juntando dados e fotos do animal silvestre que comprovam que a ave porta anilha, bem como, mediante laudo particular feito por médico veterinário, ‘goza de boa saúde’.”

Ele afirma que, quanto maior o tempo em cativeiro, mais difícil se torna reabilitar animais domésticos. Cita também um dado do Ibama segundo o qual quase a metade dos espécimes apreendidos não é reintroduzida à natureza.
Sobre a extensão da posse para outros casos, o presidente do Ibama alega que é “anti-isonômico assegurar direitos apenas à parcela da população que logra acesso ao Judiciário, deixando à deriva todos os demais cidadãos que compartilham a mesma situação jurídica por não acessar a via judicial”.

Bim também proibiu os fiscais do Ibama de aprender e encaminhar psitacídeos para os Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) caso não se comprovem a posse por menos de oito anos e/ou maus-tratos. O despacho provocou críticas entre fiscais do Ibama ouvidos pela reportagem. Além de contrariar a lei em vigor, eles argumentam que a orientação de verificar a posse por mais de oito anos é muito difícil de ser colocada em prática. Para esses servidores, o despacho é uma anistia na prática e irá estimular o tráfico de animais.

Procurado pela reportagem, o ministro Fernandes não havia se pronunciado até esta publicação.
Fonte: Folhapress