' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

Barragem de São José está com apenas 4,13% de volume de água

A Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) divulgou nesta sexta-feira, 08 de novembro de 2019, os níveis atuais de armazenamento das barragens de Ponto Novo, Pedras Altas, Pindobaçu, França, São José e demais reservatórios da Bahia;

Localizada no território de Identidade da Bacia do Jacuípe, a Barragem de São José do Jacuípe, está com o menor volume de água, entre as listadas abaixo, com apenas 4,13% de sua capacidade. confira:

Ponto Novo - 74,49%;
Pindobaçu - 99,40%;
Pedras Altas - 87,80%;
França - 14,81%;
São José - 4,13%;
Pedra do Cavalo - 70,37%;
Gasparino - 73,71%;
Bandeira de Melo - 99,82;
Apertado - 4,31%.
Fonte: Interativapn

Modelo de 18 anos desaparece após cair de jet ski em barragem de Ponto Novo-BA (vídeo)

Modelo sumiu após cair de moto aquática - Foto: Reprodução/TV Bahia
Uma jovem de 18 anos, que trabalha como modelo, desapareceu em uma barragem de Ponto Novo, cidade do norte da Bahia, depois de cair de uma moto aquática, no sábado (9). As informações são do Corpo de Bombeiros.
Foto: Reprodução/Facebook
Vitória do Nascimento estava na garupa do veículo, que era pilotado por um homem, quando teria se desequilibrado e caído nas águas da barragem. Informações preliminares apontam que ela estava sem colete salva-vidas na hora do acidente.

Ainda de acordo com os bombeiros, o piloto da moto aquática fugiu do local. Não há informações sobre a identidade dele.

As buscas pela jovem começaram na manhã desta segunda-feira (11). Vitória é natural de Jacobina, cidade que fica a cerca de 67 quilômetros de Ponto Novo.

Caso ocorreu no sábado, em barragem da cidade de Ponto Novo - Foto: Reprodução/TV Bahia
Buscas foram iniciadas nesta segunda-feira (11) - Foto: Reprodução/TV Bahia
Vitória Nascimento desapareceu na barragem de Ponto Novo, no sábado (9). As buscas pela jovem começaram nesta segunda-feira (11). - Foto: Reprodução / TV Bahia
Fonte: G1 Bahia
Veja a reportagem abaixo:

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Após ser assaltado, comerciante persegue bandidos e mata um deles

O roubo de um malote terminou em perseguição e morte na tarde desta segunda-feira (4) na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul do estado (414Km de Fortaleza). A própria vítima do assalto, um comerciante do Município, perseguiu os ladrões em seu carro pelas ruas centrais da cidade e atropelou os bandidos. Matou um deles e recuperou o malote contendo R$ 42 mil. O segundo assaltante ficou ferido e acabou preso.

O caso ocorreu na tarde de ontem, por volta das 14h30, quando o comerciante (identidade preservada) seguia em seu carro, um Ecosport, para uma agência bancária onde faria o depósito da quantia. Ao parar no semáforo, na Avenida Perimetral, já próximo ao banco, foi atacado pelos ladrões, que arrebataram o malote com o dinheiro arrecadado nas vendas do fim de semana. Os ladrões fugiram em uma motocicleta e o comerciante decidiu persegui-los. O ladrão que estava na garupa da moto chegou a atirar contra o condutor do 
Ecosport.

Mesmo diante do perigo de ser baleado
, o comerciante conseguiu se aproximar da motocicleta ocupada pelos ladrões e, intencionalmente, provocou uma colisão. Na batida forte do carro com a moto, um dos assaltantes sofreu uma pancada na cabeça e, sem capacete, acabou morrendo no local, sendo identificado como Tálisson Crispim de Sousa, 22 anos. O comparsa dele tentou escapar, mas estava ferido e acabou sendo preso. Trata-se de José Cleusivan da Silva, 40 anos. Com ele, a Polícia recuperou o dinheiro da vítima e apreendeu uma arma de fogo.
Presidiários
De acordo com a Polícia de Iguatu, os dois bandidos haviam saído recentemente do presídio e o que morreu usava uma tornozeleira eletrônica. O corpo do bandido morto foi levado para o Núcleo da Perícia Forense do Estado (Pefoce), em Iguatu, enquanto o outro assaltante, ferido, foi medicado no hospital local e, em seguida, transferido para a Delegacia Regional da Polícia Civil, sendo autuado em flagrante por roubo com uso de arma de fogo. Segundo o blog do Fernando Ribeiro, o comerciante prestou depoimento e foi liberado, recebendo de volta seu dinheiro.
Atenção, para ver imagem forte clique aqui.

Buscando reconciliação, mulher é esfaqueada dentro de motel pelo ex-marido em Guanambi-BA

Uma mulher foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), por volta das 14h50 dessa segunda-feira (04), após ser vítima de uma tentativa de feminicídio pelo ex-companheiro.

Conforme o hospital, o estado de saúde da mulher é considerado estável sem risco de morte. Segundo informou a Polícia Civil à redação do site Sudoeste Bahia, Maria Rubia de Araújo Mendes, de 28 anos, relatou que foi levada para um motel na BR-122, saída para Candiba, onde conversaria sobre uma possível reconciliação com o ex, identificado como Danilo Malheiros dos Santos, de 32 anos. Ela disse que ele não se conformava com o fim do relacionamento.

Segundo o boletim de ocorrências, ao chegar ao local, após discussão o agressor esfaqueou a vítima por duas vezes: no tórax e na mão esquerda. Após o crime, o acusado fugiu. O canivete utilizado na ação criminosa foi apreendido no local. Buscas foram realizadas pela Polícia Militar nas imediações, mas Danilo não foi localizado. O caso foi registrado como tentativa de feminicídio.
Fonte: Site Sudoeste Bahia

Menina de 10 anos morre atingida por raio ao ajudar pai a recolher roupas em quintal

Uma menina de 10 anos morreu no domingo, dia 03 de novembro de 2019, depois de ser atingida por um raio no quintal da casa dela em Brasnorte, cidade a 580 km de Cuiabá-MT.

Segundo a Polícia Civil, além da criança, o pai dela também foi atingido e socorrido até o hospital. Paula Vitória Hippler dos Santos ajudava o pai dela, Vilmar Hippler, a retirar as roupas do varal. Estavam na casa a mãe dela e o irmão, de 12 anos. Eles não se feriram.

A família havia acabado de almoçar quando uma chuva se formou sobre a cidade. Vilmar passou a recolher as roupas. Paula estava perto de uma máquina de lavar quando o raio atingiu o quintal, perto da máquina. O pai dela estava próximo e também foi atingido.

O restante da família ouviu um estrondo, encontrou pai e filha feridos e chamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Paula chegou a ser levada ao hospital, mas morreu na unidade.

Vilmar teve um corte na cabeça por conta da queda que sofreu ao ser atingido pelo raio. Ele levou sete pontos e foi liberado do hospital.

A família afirmou que a máquina de lavar não estava sendo usada no momento do acidente, mas estava ligada na tomada.
Fonte: G1 Mato Grosso

Moto é tomada de assalto em Piritiba-BA

Na noite desta terça-feira, dia 05 de novembro de 2019, uma moto foi tomada de assalto na cidade de Piritiba-BA.

Segundo informações, dois homens armados assaltaram uma motocicleta Honda Bros, cor preta, placa não anotada de um rapaz conhecido como Juninho. A ação criminosa aconteceu no bairro do Cansanção. Os indivíduos fugiram sentido ao povoado do Sumaré (Piritiba).

Ainda segundo informações, a Polícia Militar foi acionada e segue na captura dos meliantes. Quem souber de alguma informação sobre o paradeiro da motocicleta, por gentileza entrar em contato com a PM através do 190.

Fonte: Report News Bahia

Jovem de 19 anos infarta e morre após misturar cerveja com energético em balada

Foto: Reprodução
A jovem Isabella Eduarda Gabriel Guedes Bueno, de 19 anos, morreu no domingo (03) após sofrer uma parada cardíaca em uma casa noturna em Londrina, no norte do Paraná, após tomar uma mistura de cerveja com energético. Estudante de técnico em Enfermagem, Isabella passou mal no início da madrugada do último sábado (2). Ela chegou a ser reanimada e levada ao Hospital Evangélico, mas não resistiu e faleceu cerca de 24h depois. A jovem Isabella Eduarda Gabriel Guedes Bueno, de 19 anos, morreu no domingo (03) após sofrer uma parada cardíaca em uma casa noturna em Londrina, no norte do Paraná, após tomar uma mistura de cerveja com energético. Estudante de técnico em Enfermagem, Isabella passou mal no início da madrugada do último sábado (02). Ela chegou a ser reanimada e levada ao Hospital Evangélico, mas não resistiu e faleceu cerca de 24h depois.

MEC levará internet a 24,5 mil escolas públicas; 7 mil serão beneficiadas no Nordeste

Foto: Divulgação
O Ministério da Educação (MEC) levará internet a 24,5 mil escolas públicas urbanas pelo programa Educação Conectada. A medida deverá beneficiar 11,6 milhões de estudantes. No Nordeste, a estimativa é de 7 mil escolas em 1,5 mil municípios. Para viabilizar o programa, a pasta repassará R$ 82,6 milhões. Esse dinheiro chegará por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A expectativa, de acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, é que as escolas já tenham acesso à internet no primeiro semestre de 2020. “O ensino hoje no mundo sem estar conectado à internet é um absurdo”, disse Weintraub. Além de repassar recursos para conectar novas escolas, a pasta repassará também R$ 32 milhões para a manutenção do programa em 9,9 mil escolas já atendidas. O objetivo do programa, de acordo com o secretário de Educação Básica do MEC, Janio Macedo, é “tornar a educação mais atrativa tanto para o ensino fundamental quanto para o médio, colaborando dessa forma para reduzir a evasão dos nossos alunos e por via de consequência, a melhoria no nosso ensino e aprendizagem dos alunos”. O acesso à internet possibilitará, segundo a pasta, a formação de professores por meio do ambiente virtual de aprendizagem do MEC, chamado de Avamec. Em 2019, mais de 100 mil docentes concluíram cursos pela plataforma.

Adesão
Os gestores estaduais e municipais de educação têm até a próxima sexta-feira (8/11) para confirmar as escolas a receber conexão. A escolha deve ser realizada pelo Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec – Módulo Educação Conectada), e pelo PDDE Interativo (módulo Educação Conectada), ferramenta de apoio à gestão escolar, ambos do MEC. A velocidade da internet, segundo a pasta, depende da velocidade ofertada na região, mas o MEC disse que garante a melhor oferta disponível. O Educação Conectada tem o objetivo de apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica. Para receber a conexão de internet, as instituições públicas precisam ter número de matrículas maior que 14 alunos; ter, no mínimo, três computadores para uso pelos alunos; e, ter, no mínimo, um computador para uso administrativo e pelo menos uma sala de aula em funcionamento.