' ANGICO NO AR />

segunda-feira, 27 de março de 2017

Após 41 anos de prisão, 'Chico Picadinho' deve ser solto por ordem da Justiça de SP

Um dos mais conhecidos criminosos da história policial brasileira, Francisco da Costa Rocha, o “Chico Picadinho”, que matou e esquartejou duas mulheres em São Paulo nas décadas de 1960 e 1970, deve ser libertado após 41 anos de prisão – onze a mais do que a lei permite. O primeiro crime foi registrado em 1966, quando esquartejou a suíça Margareth Suida. Ele chegou a cumprir 8 anos de prisão e foi solto por bom comportamento. Em 1976, ele matou Ângela de Souza da Silva, que esquartejou usando faca, canivete e serrote. Um exame feito antes do julgamento o diagnosticou com “personalidade psicopática com manifestações sádicas”. A pena foi concluída em 1998, quando ele tinha 56 anos. Segundo informações do programa Fantástico, da TV Globo, ele chegou a pedir liberdade, mas não foi atendido, e permaneceu na Casa de Custódia de Taubaté, em São Paulo. De acordo com a juíza Sueli Zeraik Armani, da Vara de Execuções Criminais de Taubaté, ele está sendo mantido preso por uma interdição na esfera civil, pedido pelo Ministério Público. As interdições civis são aplicadas quando se considera que alguém é incapaz de assumir responsabilidades do dia a dia, como movimentar contas bancárias e assinar contratos, mas não subsidiam a permanência dessa pessoa na cadeia, como decidiu o juiz que avaliou o caso à época. Em 2002, a Casa de Custódia virou um hospital penitenciário. Apesar de ser considerado psicopata, Chico Picadinho é visto como alguém que pode responder seus atos. Como sua pena já foi extinta, a juíza Sueli Zeraik decidiu, no início deste mês, que a prisão é ilegal e arbitrária – a sentença teve a concordância do MP. Já o psiquiatra Charles Kiraly, que atuou na Casa de Custódia por 17 anos, acredita que ele não pode voltar ao convívio na sociedade. “Não adianta tratá-los, porque quando você trata, eles pioram. Eles são manipuladores”, afirma. Chico vive sozinho em uma cela e não recebe visitas. Funcionários afirmam que ele é um preso tranquilo. Ele trabalha na biblioteca da unidade, gosta muito de ler e pinta quadros. “Ele é um preso exemplar, nunca teve nenhum problema”, apontou o promotor Luiz Marcelo Negrini. A libertação será feita de forma gradual. Inicialmente, ele terá direito a saídas para acompanhamento psicoterápico, acompanhado de um funcionário. Após essa etapa, Chico será solto, e caberá à Secretaria de Saúde do estado conseguir um local para ele morar. A pasta afirmou que ainda não foi notificada sobre o caso.
Fonte: Bahia Notícias

sábado, 25 de março de 2017

Servidor público realiza verdadeira obra de arte na poda de árvores na cidade de Tucano-BA (vídeo)


Foto: Site Tribuna Sisaleira
A poda de árvores já torna um ambiente agradável e belo, e quando é feita com muita criatividade é motivo de admiração e elogio ao artista. Na cidade de Tucano, localizada no Território do sisal, mora e trabalha o servidor público Helio Gonzaga, natural do estado de Sergipe, morou por muitos anos no estado do Mato Grosso do Sul, e hoje vem chamando a atenção de quem passa nas ruas com suas podas artísticas, como é o caso dessas duas algarobas que foram transformadas em uma casa.

Segundo o Site Tribuna Sisaleira, responsável pela produção dessa reportagem e vídeo, Gonzaga é um tipo de artista que não frequentou as salas de aulas, mas aprendeu na vontade de ver a vida mais bela e mais representada pela arte. Ele, autodidata, trás aos jardins de Tucano um encanto a mais. As árvores que passam pela mãos deste artista certamente não serão a mesmas, pois, transforma e dá novas formas.
Vídeo abaixo:
Com informações do Calila Noticias

Suspeito de matar namorado é preso em Feira de Santana

Um homem identificado como João Vitor da Silva Ferreira, 19 anos, foi preso na tarde desta quinta-feira (23), em Feira de Santana, no Centro-norte da Bahia, suspeito de ser o assassino de Gilmar Dias dos Santos, 40. A vítima foi encontrada morta dentro de um carro na Avenida Anita Garibaldi, em Salvador, na segunda-feira (20). O suspeito contou que mantinha um relacionamento com a vítima.

Segundo o titular da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana, Gustavo Coutinho, os policiais chegaram até o suspeito através de uma denúncia. João Vitor chegou em Feira no mesmo dia do crime. Ele alugou uma casa e estava morando no bairro de Mangabeira, com um amigo.

"Recebemos a denúncia e fomos até o local. Ele foi preso por volta das 16h30 de hoje e confessou o crime. No momento da prisão havia um amigo com ele que foi testemunha e confirmou algumas informações passadas por João Vitor", contou o delegado.

Crime passional
O suspeito contou que mantinha um relacionamento amoroso com Gilmar e que, um dia antes do crime, ele passou a noite bebendo com a vítima e um amigo - o que estava com ele no momento da prisão - em Salvador. Na tarde de segunda-feira, ele e Gilmar resolveram sair e seguiram no carro Corsa Classic, branco, da vítima. A viagem não foi tranquila e os dois tiveram uma discussão dentro do veículo.

O amigo de João Vitor contou para os investigadores de Feira de Santana que a discussão entre os dois aconteceu porque o suspeito precisava de dinheiro para pagar uma dívida com traficantes do Nordeste de Amaralina, pediu para Gilmar e a vítima não quis dar o valor. Durante o bate-boca, ele sacou o revólver calibre 38 que carregava e atirou contra o ouvido direito da vítima.

O crime aconteceu por volta das 14h30, quando o veículo estava parado em uma sinaleira, em frente à loja Color Tintas, na rotatória que dá acesso ao bairro do Garcia. O suspeito fugiu em seguida, mas foi flagrado por câmeras de segurança da região. O delegado contou que ele não tem passagem policial.

"Ele disse que foi expulso de casa pela família porque praticava roubos para poder pagar as drogas. O amigo dele contou que João Vitor pegou drogas com traficantes do Nordeste de Amaralina, usou o material e não tinha como pagar a dívida. Esse teria sido o motivo da discussão entre ele e a vítima e foi por isso que ele fugiu para Feira de Santana", afirmou Coutinho.

O homem não soube dizer qual o valor da dívida que o suspeito tem com os traficantes. A arma do crime ainda estava com João Vitor e foi apreendida pelos policiais. Ele será encaminhado para Salvador nesta sexta-feira (24). A prisão do suspeito foi realizada por investigadores da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana.

O corpo de Gilmar foi sepultado um dia depois do crime, no cemitério Bosque da Paz, em Nova Brasília.

Fonte: Correio

Polícia Civil prende maníaco acusado de torturar e mutilar mulher em Teixeira de Freitas-BA

Foi preso nesta sexta-feira, dia 24 de março, no Terminal de Carapinha, em Serra, cidade da região metropolitana de Vitória-ES., o teixeirense Cássio dos Anjos Batista, acusado de torturar e mutilar uma mulher em 4 de dezembro de 2016, após a mesma negar-se a manter relações sexuais com ele, crime ocorrido no Povoado de Santo Antônio, interior de Teixeira de Freitas. Além de atingir a jovem com golpes de facão, ele ainda tentou enforcá-la.

Em estado grave, a vítima acabou sendo socorrida ao Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF) e após dias de internação e procedimentos cirúrgicos, ela foi ouvida pela delegada Kátia Guimarães, então titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de Teixeira de Freitas (DEAM), que logo depois representou pela prisão do acusado, pedido aceito pela juíza Adriana Tavares Lira. Logo ao saber que a mulher havia sido ouvida pela polícia, Cássio dos Anjos Batista, fugiu para o Espírito Santo, onde teria passado a viver livremente, fingindo ser um cidadão de bem.

Essa informação chegou ao conhecimento da delegada Viviane Scorfield, nova titular da DEAM de Teixeira de Freitas e nesta sexta-feira, dia 24, ela e os agentes Rocha Junior, André Vitoriano, Virgínia Valadares, Victor Lima e Antônio Cerqueira, seguiram para o Espírito Santo, onde com o apoio do delegado Ludogerio Ralff, titular da Delegacia Regional da Serra (DRE), montaram campana e conseguiram prender o foragido.

Logo após ser preso, Cássio dos Anjos Batista, considerado um homem frio e violento, foi apresentado à Polícia Civil da Serra-ES., mas nos próximos dias deve ser recambiado para Teixeira de Freitas, onde após ser ouvido na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, será mandado para o Conjunto Penal (CP), ficando à disposição da Justiça.

Por Ronildo Brito / Teixeira News

Comovidos, policiais do PETO compram alimentos para família necessitada em Jacobina

Neste sábado, 25 de março de 2017, o PETO (Pelotão de Emprego Tático Operacional) abordou um homem na Feira Livre, de posse de uma pranchinha de cabelo e um DVD.

Ao questionar a procedência dos aparelhos, o jovem relatou ser dono do material e que estava vendendo para comprar alimentos, pois não tinha nada em casa para sua família.

A guarnição do PETO da Polícia Militar decidiu averiguar e ao chegar no Condomínio Lagoa Dourada, confirmou a veracidade das informações, encontrando a esposa do jovem com três filhos.

Sensibilizados com a situação, os soldados convidaram o jovem a ir em um supermercado e fizeram compras de alimentos para a família, que estava passando por necessidades.

Um dos soldados postou uma foto no aplicativo WhatsApp é comentou: "Hoje, ganhei meu dia ao perceber o sorriso da gurizada ao ver os biscoitos e chocolates..Rsrs".

Fonte: Augusto Urgente!

'O que aquele "moleque" conhece de política?', diz Lula sobre Dallagnol, procurador da República

Réu em cinco processos, três deles provenientes da Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou o procurador da República Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa que investiga o esquema de corrupção na Petrobrás, de “moleque”. Segundo Lula, Dallagnol, que é fiel da Igreja Batista, acha que “sentar em cima da Bíblia dele” é a solução dos problemas do país.

“Fomos criados para mudar a história deste país e para agir corretamente. Quem comete erro paga pelo erro que cometeu. A instituição é muito forte. E aquele Dallagnol sugerir que o PT foi criado para ser uma organização criminosa... O que aquele moleque conhece de política? Ele nem sabe como se monta um governo. Não tem a menor noção. Ele acha que sentar em cima da Bíblia dele dá a solução de tudo”, disse Lula no encerramento do seminário “O que a Lava Jato tem feito pelo Brasil” promovido pelo PT.

Com a voz fraca e abatido por uma virose, Lula falou menos de 10 minutos e chegou a chorar ao dizer que fez um esforço para comparecer ao evento apenas para dar uma satisfação aos mais de 200 convidados que lotaram o auditório de um hotel em São Paulo. Além de dirigentes petistas, o seminário contou com a presença de juristas, jornalistas, petroleiros e políticos de outros partidos.

No discurso, Lula também defendeu o projeto de lei do abuso de autoridade. A posição do ex-presidente foi endossada pelo presidente do PT, Rui Falcão. “O que o Lula falou é o que nós achamos também. Ninguém pode se colocar acima da lei”, disse Falcão.

Os participantes do evento defenderam as investigações da Lava Jato mas destacaram os supostos abusos da força-tarefa. Lula desafiou os procuradores a apontarem quais crimes ele cometeu. “Estou na expectativa para saber qual é o crime que será imputado a mim. Vou nessa briga até o fim. Não tenho negociata. Eles vão ter que provar”, disse o ex-presidente.
Fonte: Bahia Acontece

Estudo descobre gene que protege feto do diabetes materno durante gestação

Pesquisadores espanhóis descobriram um gene presente nos embriões que tem a capacidade de proteger o feto de más-formações relacionadas ao diabetes da mãe. Os cientistas apontaram que o aumento de glicose no sangue da mãe provoca a produção excessiva de radicais livres nas células do embrião, "o que gera estresse oxidativo com o conseguinte dano e morte celular". No entanto, ao detectar os níveis altos de glicose, o gene Alx3 se ativa nas células embrionárias. "Se inicia a síntese de uma proteína reguladora codificada por este gene, cujo papel é estimular a atividade de um conjunto de genes diferentes responsáveis da produção de enzimas que eliminam os radicais livres para fazer frente ao estresse oxidativo", explicou o diretor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Diabetes e Doenças Metabólicas Associadas (Ciberdem), Mario Vallejo. Segundo o G1, o estudo apontou ainda que o Alx3 anormalmente inativo faz com que os genes não sejam estimulados, o que leva à má-formação.
Com informações do G1

Jovem é assassinado com vários tiros em Serrolândia-BA

Por volta das 15:30h deste sábado, 25 de março de 2017, um homem conhecido como Fabinho foi assassinado com disparos de arma de fogo no Bairro Contornolândia na cidade de Serrolândia.

Segundo informações, dois homens se aproximaram em uma moto e efetuaram pelo menos 10 disparos contra o jovem, que morreu no local.

Populares acreditam que o crime pode ter relação com o tráfico de drogas. Polícia Militar foi acionada e guarda a cena do crime até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, que deverá recolher o corpo para o Instituto Médico Legal-IML de Jacobina.

Fonte: Augusto Urgente