' ANGICO NO AR />

quarta-feira, 22 de março de 2017

Preso um dos bandidos que foi baleado em tentativa de assalto a banco de Irecê

Alvejado com disparo de arma de fogo nas nádegas, o assaltante James Cleido Mourato de Matos foi capturado no final de tarde desta quarta-feira (22), no município de Muquém do São Francisco, na região Oeste da Bahia, distante 332 km de Irecê. Ele entrou em confronto com policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado Semiárido.

James já havia sido preso em 2015 numa operação do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), Força-Tarefa da SSP e Coordenadoria de Operações Especiais (COE) por roubo a agência bancária na cidade de Andorinha (distante 430 km da capital). No momento da prisão, o acusado, considerado extremamente perigoso, apresentou documentos falsos aos policiais.

Oito pessoas, que estavam na residência junto com James, foram conduzidas para 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Irecê) para prestarem esclarecimentos. Com o grupo foram apreendidas duas armas: uma pistola ponto 40 e um revólver calibre 38. A polícia acredita que as armas utilizadas na ação foram enterradas na zona rural entre as cidades. O policiamento na região continua reforçado na busca pelas armas e de mais participantes da ação.

Conforme nota da Ascom / SSP-BA

Empresário teria sido morto após desconfiar que esposa o traía com o próprio sobrinho (vídeo)

Aroldo, de 41 anos, é dono de três restaurantes e suplente de vereador em Mairiporã, na Região Metropolitana de São Paulo. E, há 16 anos, é casado com Daniele.

A paz do relacionamento acabou, quando Aroldo decidiu ajudar o sobrinho Joel, que estava desempregado e não tinha onde ficar.

Aroldo o convidou para morar em sua casa e o empregou no restaurante. Aroldo, os familiares e vizinhos passaram a desconfiar da relação de Daniele com Joel. Certo dia, um dos funcionários foi a casa de Aroldo. Ele encontrou o corpo do patrão no banheiro. De acordo com as investigações, a cena do crime foi modificada para parecer um suicídio.
Fonte: R7

O Rei está de volta à Feira de Santana

O Acorda Cidade flagrou, hoje (21), dois dos maiores empresários do show business de Feira de Santana, sondando qual melhor espaço para receber o "Rei" na cidade. Mário Paim, da MP Produções, e Erivaldo Cruz, da Elite Produções, estavam com a produção de Roberto Carlos avaliando o espaço do estacionamento do Boulevard Shopping.

Do local, seguiram para o estádio Joia da Princesa. O show será em maio. A última vez que Roberto Carlos esteve na cidade foi há 17 anos, em 2 de dezembro de 2000, no então Shopping Iguatemi, hoje Boulevard.

Fonte: Acorda Cidade

Pai mata filha adolescente para atingir a mãe após fim de relacionamento

Um agente penitenciário matou a filha adolescente por não aceitar o fim do relacionamento com a mãe da vítima. O crime aconteceu na noite desta terça-feira, no bairro Parque Afonso, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo informações da Polícia Civil, Dário de Oliveira e Silva deu um tiro na cabeça da filha, Dayanne Mariano de Azevedo e Silva, de 13 anos, e se suicidou em seguida. Os corpos foram encontrados pouco tempo depois pela mãe da garota.

— Ele (Dário) era casado, mas mantinha um caso extraconjugal com a mãe de Dayanne há 16 anos. A jovem morava com a mãe e ele tinha livre acesso à casa. Há cerca de três meses, a mulher pôs fim ao relacionamento e ele passou a ameaçá-la e a agredi-la. Ele matou Dayanne e se matou para atingir a mãe (da adolescente) — explicou o delegado Willians Batista, da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF).

Dayanne Mariano de Azevedo e Silva Foto: Facebook / Reprodução
Segundo o delegado, há dois dias, a mãe da adolescente havia procurado a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) em Belford Roxo para registrar as ameaças que vinha sofrendo do ex-companheiro.

— Ele vinha ameaçando a mãe de Dayanne e chegou a dizer que a morte seria pouco para ela — disse o delegado.

Dário de Oliveira e Silva Foto: Divulgação
Dayanne Mariano de Azevedo e Silva Foto: Divulgação
O assassinato de Dayanne e o suicídio de Dário — cujo corpo tinha marcas de enforcamento — aconteceu na véspera do aniversário da mãe da jovem. O crime, segundo as investigações, aconteceu por volta das 19h. Cerca de três horas depois, quando a mãe de Dayanne chegou em casa, encontrou os dois mortos.

No local do crime foi apreendida uma pistola e dez balas, além de dois projéteis que foram deflagrados.

Fonte: EXTRA

Aluno que for pego 'matando' aula será recolhido ao Conselho Tutelar

Moradores de cinco municípios do semiárido baiano estão na expectativa para a portaria do juiz José Brandão Netto, que institui o "Toque de Estudo e Disciplina -TED". As medidas visam combater a evasão escolar e disciplinar a conduta dos alunos nas escolas, prevendo punições aos pais ou responsáveis.

Um dos principais pontos da medida determina que alunos flagrados "matando aula" sejam encaminhados ao Conselho Tutelar de cada cidade. Depois disso, os pais serão chamados e podem responder a processos.

As medidas estão previstas para os municípios de Antas, Cícero Dantas, Fátima, Heliópolis e Novo Triunfo, que fazem parte do território de identidade Semiárido Nordeste II, por meio de uma parceria entre a Justiça, Ministério Público, Conselho Tutelar, secretarias de Educação e as polícias Civil e Militar.

ECA - De acordo com o magistrado, a portaria atende o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Código Penal Brasileiro. Também os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes que não estiverem matriculados vão responder a processo e podem pagar multa de três a 20 salários mínimos.

"Aqueles que são responsáveis e que não mantiverem crianças a partir de 4 anos e jovens até os 18 anos incompletos na escola, sem uma justa causa, vão responder pelo crime de abandono intelectual, segundo o artigo 246 do Código Penal", apontou Brandão Netto.

Ele salientou que, nos casos flagrados, será feito um registro na delegacia de Polícia Civil de cada cidade.

Para o juiz, a portaria se faz necessária para dar mais eficácia à Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai), que é um dos instrumentos de combate à evasão em que os gestores de escolas devem comunicar os Conselhos Tutelares, de modo que sejam tomadas providências e a criança ou adolescente retorne para a sala de aula. No caso de não retornarem, o fato é levado para a Promotoria da Infância e Juventude.

O juiz acrescentou que, em resposta à notificação da Justiça, as secretarias de Educação dos cinco municípios informaram um grande contingente de alunos em evasão escolar, bem como foi observado um "considerável índice de analfabetos", o que chamou a atenção do magistrado para o problema.

Também contribuiu para a edição da portaria o relato de violência entre os alunos, ameaças contra professores e outros profissionais da educação, "além do cometimento de atos infracionais e indisciplina nas escolas", argumentou Brandão.

Bebidas e celulares - A proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas, cigarros e similares a menores de 18 anos, bem como o uso destas substâncias por alunos maiores de 18 anos e professores em ambiente escolar é citado na portaria, que proíbe, da mesma forma, a utilização de telefones celulares durante o horário de aula.

Outro aspecto abordado pelo juiz é a obrigatoriedade do hasteamento solene da bandeira do Brasil, com a execução do Hino Nacional, com a frequência mínima de uma vez por semana, nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental.

Deve ser observada, ainda, a proibição da entrada e permanência de alunos em horário escolar em casas de diversão eletrônica. Quando encontrada criança ou adolescente nesses ambientes, em situação de evasão escolar, além das penalidades previstas para os pais, também os responsáveis pelos estabelecimentos podem responder criminalmente pela irregularidade.

'Toque de Acolher' - Nas cinco cidades em que atua como juiz da Infância e Juventude, José Brandão Netto instituiu desde novembro do ano passado o ‘Toque de Acolher’, que determina limites de horários para adolescentes e jovens com menos de 18 anos estarem nas ruas à noite.

Conforme as determinações, se desacompanhado dos pais ou responsáveis, quem tem até 13 anos só pode ficar na rua até 21h; com menos de 15 anos, até 22h; e, até 18 anos incompletos, até 23h.

Caso abordados fora destes limites, são encaminhados à Vara da Infância e Juventude, e só liberados na presença dos pais.

A penalidade para as famílias em que os jovens forem flagrados três vezes na rua, pode ir de processos penais a multa de até 20 salários mínimos.

Antes, em 2009, o juiz Brandão Netto já tinha implantado o ‘Toque de Acolher’ nas cidades de Santo Estêvão, Maracás, Ipecaetá, Antônio Cardoso e Planaltino. Com a medida, conforme o magistrado, “a violência juvenil caiu em 71% já no primeiro ano, reduzindo também a ocorrência de adolescentes grávidas e menores envolvidos com drogas e atividades ilícitas”.

A psicopedagoga Martha Lopes avaliou como positiva a portaria. “Vai ajudar muitas famílias que já não têm controle sobre adolescentes e jovens e não podem regularizar a frequência escolar, bem como alertar comerciantes sobre o perigo de vender cigarros e bebidas com álcool para este público”, diz a profissional.
Fonte: A Tarde

Prefeitura Municipal de Várzea do Poço intensifica atuação de limpeza das aguadas no município

A Prefeitura Municipal de Várzea do Poço-BA, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, continua avançando nas ações integradas de melhoramentos na infraestrutura municipal e ações para amenizar os efeitos da estiagem prolongada.

A ação tem como objetivo, limpar e ampliar as aguadas públicas e privadas nos povoados e comunidades rurais, visando garantir a melhoria do bem-estar socioeconômico das famílias do campo.

O Governo municipal, objetiva preparar tanques, represas, cacimbas e barreiros para armazenar o máximo de volume de água possível, deixando as famílias abastecidas por mais tempo.

É bom salientar que cada beneficiário escrito no programa, tem direito somente a 4 horas de serviços das maquinas, onde os mesmos podem procurar a Secretaria de Agricultura para realizar o cadastro.

Promover ações que proporcionem aos Várzeapocenses melhor convivência com a seca é uma das principais bandeiras do Governo Municipal para a melhoria da qualidade de vida das famílias.

Fonte: Várzea do Poço Noticias

Polícia Militar frustra tentativa de assalto a farmácia em Paulo Afonso-BA (vídeo)

Uma tentativa de assalto em uma farmácia localizada na avenida Delmiro Gouveia, ao lado do Módulo Policial do BTN 2, resultou na prisão de dois jovens, de 23 e 24 anos, na noite desta terça-feira (21). De acordo com a PM, os policiais que estavam de serviço conseguiram evitar o roubo. Os presos foram identificados como Danilo de Oliveira Silva, residente na rua Castro Alves e Albanir Jesus da Silva, morador da rua Tamandaré, ambos no centro de Paulo Afonso.
Por volta das 19h20min, os dois suspeitos chegaram ao estabelecimento em uma moto Biz, cor vermelha. Câmeras de segurança do local flagraram o momento exato em que um dos bandidos entra, finge estar armado e anuncia o assalto. Enquanto ele rendia os funcionários, o outro aguardava do lado de fora.

De acordo com as informações, os policiais perceberam uma movimentação estranha no estabelecimento. A equipe da PM cercou o local e conseguiu prender os rapazes e apreender a moto que seria utilizada na fuga. O suspeito que dava cobertura ao comparsa ainda tentou fugir, mas acabou sendo cercado pela guarnição “Bacurau” com apoio do pelotão motociclístico da 2ª CIA.

Durante a condução para a viatura, a dupla resistiu à prisão, devido à resistência, foi necessário uso de força por parte dos policiais. Os suspeitos sofreram leves escoriações e foram atendidos no hospital local. Logo em seguida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia, onde foram tomadas as medidas cabíveis. Com um dos suspeitos, a PM apreendeu R$ 190,00, proveniente do roubo a farmácia.

Assista abaixo as imagens registradas pelas câmeras de segurança:

Fonte: Chico Sabe Tudo

Garoto de 13 anos morre após sofrer mau súbito quando rodava de bicicleta em Coité-BA

A cidade de Conceição do Coité, na Bahia, foi abalada na noite de ontem (21) com a morte precoce do garotinho Kaio Ramos, 13 anos, morador da Rua João Daniel Lopes, bairro Carijé em Conceição do Coité. Ele saiu com um grupo de amigos para rodar bicicleta, quando por volta das 19h40 sentiu-se mal numa praça do Bairro Açudinho, foi socorrido para o Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité, mas não resistiu, mesmo com esforço da equipe medica na tentativa de reanimá-lo.

A noticia logo se espalhou através das redes sociais com grande sentimento de perda, além de ser um pré-adolescente com um tipo de morte rara, era bastante querido pelas pessoas que os conheciam. Informações dão conta que pela manhã, ele se queixou de dormência em uma das mãos. Kaio é filho único de Teya Cunha Ramos, funcionária do Supermercado Jorge Tirço. Veja algumas mensagens de pesar deixadas no Facebook e tire suas conclusões o quanto o garoto era querido.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz