' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 3 de março de 2017

Após roubar celular, ladrão usa rede social da vítima para pedir desculpas: 'Muito gata'

Uma estudante de Guarapuava, na região central do Paraná, passou por um momento inusitado. Depois de ser assaltada e ter o celular roubado, na madrugada desta terça-feira (28), Carolina Dalla Vecchia, de 20 anos, teve uma postagem no Facebook invadida pelo assaltante, que pediu desculpas pelo crime.

Ela usou a rede social para avisar aos amigos que estava sem celular e o criminoso comentou na postagem. "Pesso Desculpas Carolina não queria que vc tivesse junto com aqls caras senão nada disso tinha acontecido cm vc (sic)", escreveu ele. "Saindo Do Teu Facee. Vc Eh Muitoo Gata. Só Por isso Me Arrependi Kkk. Tchau", continuou ele.

De acordo com a Carolina, ela estava andando com dois amigos próximo ao Parque Lago quando o homem se aproximou dizendo que estava armado e pediu os celulares, mas desbloqueados. “O cara levou também um boné, uma touca e deu um chute em um dos meninos”, relatou a jovem.

A estudante conta que ao chegar em casa tentou bloquear o aparelho, mas não conseguiu. Ela chegou a trocar todas as senhas das redes sociais, mas não impediu que o homem também mandasse mensagens em grupos do WhatsApp.
“Ele mandou mensagens para todos os meus contatos também, falando que estava arrependido”, contou ela. Segundo a jovem, logo após o assalto, as vítimas ligaram para a Polícia Militar (PM), que não localizou o suspeito.
Fonte: Correio 24 horas

'Porta do Inferno': cratera que continua crescendo revela como a Terra era há 200 mil anos

Um buraco de 1 quilômetro de extensão e 85 metros de profundidade não para de crescer em uma remota região da Rússia e é chamado de "porta para o inferno" por pessoas que vivem na região, que preferem evitá-lo.

Mas cientistas asseguram que se trata de uma cratera única, um registro detalhado de 200 mil anos de história da Terra.

Batagaika, a gigantesca cratera, emerge de forma dramática na floresta boreal da Sibéria à medida que o permafrost - tipo de solo que está sempre congelado - derrete como efeito do aquecimento global.

A cratera tem crescido na média de 10 metros por ano. Mas em anos mais quentes, esse aumento chegou a 30 metros, conforme indicou estudo do Instituto Alfred Wegener em Potsdam, na Alemanha. A instituição vem monitorando o buraco há uma década.

Camadas expostas com o degelo do permafrost indicam como eram clima, fauna e flora há 200 mil anos (Foto: Julian Murton)
A cratera representa uma rara oportunidade de observar, ao mesmo tempo, o passado, o presente e o futuro.

As camadas de sedimento expostas revelam como era o clima na região há 200 mil anos. Resquícios de árvores, pólen e animais indicam que, no passado, a área foi uma densa floresta.

Esse registro geológico pode ajudar a compreender como será, no futuro, a adaptação da região ao aquecimento global. E, ao mesmo tempo, o crescimento acelerado da cratera é um indicador imediato do impacto cada vez maior das mudanças climáticas no degelo do permafrost.

Desmatamento

A cratera apareceu na década de 60, de acordo com Julian Murton, professor da Universidade de Sussex, na Inglaterra.

O rápido desmatamento na região deixou o terreno sem a proteção das sombras das árvores nos meses de verão. Assim, os raios de sol aqueceram o solo e aceleraram o processo de degelo, uma vez que era a vegetação que mantinha o solo resfriado.

"Esta combinação de menos sombra e transpiração levou a um aquecimento da superfície", explica Murton em entrevista à BBC.

Com o derretimento do permafrost, é possível que venham a surgir mais crateras como também lagos e bacias hidrográficas.

Para o professor, "à medida que o gelo derrete em novas profundidades, podemos ver o surgimento de paisagens novas".


Ao emergir, cratera revelou sinais de densa floresta que existiu no local há centenas de milhares de anos (Foto: Julian Murton)
Reconstituição histórica

Cientistas ainda trabalham na análise de sedimentos e tentam decifrar a cronologia exata da cratera.

"Queremos saber se as mudanças climáticas durante a última Era do Gelo esteve caracterizada por uma grande variabilidade, com períodos intercalados de aquecimento e esfriamento", diz Murton.

Isso é importante porque a história climática de grande parte da Sibéria ainda pode ser considerada um mistério. Ao reconstruir alterações ambientais do passado, cientistas esperam conseguir prever mudanças similares no futuro.

Há 125 mil anos, por exemplo, houve um período interglacial, com temperaturas vários graus acima das registradas atualmente.

"Entender como era o ecossistema pode nos ajudar a entender como a região se adaptará ao atual aquecimento do clima", afirma o professor Julian Murton.

'O aquecimento acelera o aquecimento'

A cratera Batagaika pode oferecer lições cruciais, em especial sobre os mecanismos que aceleram o aquecimento em áreas de permafrost.

À medida que o degelo avança, mais e mais carbono é exposto a micróbios. Estes micro-organismos consomem carbono e produzem dióxido de carbono e metano - gases causadores do efeito estufa.

O metano é capaz de acumular 72 vezes mais calor que o dióxido de carbono num período de 20 anos.

Além disso, os gases liberados pelos micróbios na atmosfera aceleram ainda mais o aquecimento.

"É o que chamamos de 'feedback positivo'", explica Frank Gunther, do Instituto Alfred Wegener. "O aquecimento acelera o aquecimento e, no futuro, poderemos ver mais estruturas como a cratera de Batagaika", completa o pesquisador.

Segundo o pesquisador, não há nenhuma obra de engenharia que possa conter o desenvolvimento dessas crateras.

Fonte: G1

Professores da rede pública e privada serão imunizados contra a gripe neste ano

Os professores da rede pública e privada de todo o país serão incluídos como público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe neste ano. Além deles, também devem ser imunizados crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (mulheres até 40 dias após o parto), trabalhadores da saúde e pessoas com algum tipo de comorbidade.

“[Vale tanto para] professores da rede pública e privada. Não haverá diferenciação. Basta comprovar que é professor e ele terá acesso à vacinação”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Carla Domingues. “Nossa expectativa é vacinar 54 milhões de brasileiros – quase 3 milhões a mais do que o previsto no ano passado”, completou.

De acordo com o ministro da saúde, Ricardo Barros, a vacina contra a gripe estará disponível para toda a população a partir de 17 de abril. Alguns estados, entretanto, vão receber as doses mais cedo – sobretudo os da Região Sul, em razão das baixas temperaturas registradas no período – e poderão antecipar o início da imunização.
Fonte: Agência Brasil

WhatsApp prepara retorno da antiga versão dos status

A mais recente versão do WhatsApp trouxe algumas mudanças que não agradaram a todos os usuários. A principal delas foi a transformação do recurso de status, que deixou de ser uma frase de efeito inserida junto à foto de perfil para se tornar um feed de fotos e vídeos inspirado no Snapchat.

A boa notícia para aqueles que não gostaram da mudança é que a antiga versão dos status vai voltar. A versão de testes do WhatsApp para iOS recebeu recentemente uma atualização que resgata as frases no perfil dos usuários, mas com um novo nome.

O recurso agora é chamado de "Tagline" e está visível na versão 2.17.8.14 do WhatsApp Beta para iOS. Já na versão de testes do app para Android, o recurso está sendo chamado de "About" (que significa "sobre"), após ter recebido o nome de "Info" anteriormente.

É importante destacar, porém, que a volta dos antigos status não vai eliminar a nova versão do recurso. Os novos status continuarão lá, disponíveis para quem quiser usar, junto aos antigos, que agora terão um novo nome. Não se sabe ainda quando a atualização chegará aos usuários da versão final do app.

Fonte: Bocão News

Barragem do França reduz vazão mais uma vez

A barragem do França, situada entre os municípios de Miguel Calmon e Piritiba-BA, teve a sua vazão de regularização do rio, reduzida mais uma vez na tarde desta quinta-feira, 02 de março de 2017.

A vazão que antes estava liberando 200 litros por segundos, agora está com apenas 100 litros por segundo.

Vele lembrar que esta vazão, além de servir para a regularização do rio e abastecimento de comunidades que estão abaixo da barragem, também tem a função de manter o equilíbrio natural da fauna e da flora. Essa determinação é feita pelo INEMA.
Veja matéria relacionada clicando aqui.
Fonte: Calmon Notícias

Deputado diz que mulher deve ganhar menos porque é menos inteligente

Todos do Parlamento Europeu ficaram horrorizados com a fala do político ultraconservador polonês Janusz Korwin-Mikke, de 74 anos. Ele disse que as mulheres do Continente Europeu deveriam ganhar menos que os homens por serem menos inteligentes e fracas.

Mas a eurodeputada Iratxe García não ficou calada diante desse discurso e rebateu a fala do polonês, afirmando que se a teoria dele realmente estivesse correta, então, ela, enquanto eurodeputada, não poderia estar ali ocupando aquele lugar, pois, segundo ele, mulheres são desprovidas de inteligência e competência. Ao finalizar seu comentário, ela afirmou que Korwin-Mikke estava intimidado com o crescimento da participação de mulheres representando os cidadãos no parlamento e que estava ali justamente para defender as mulheres de homens com pensamentos e ideias marxistas, como o deputado polonês.

A eurodeputada pediu sanções para punir o colega polonês. Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, disse que vai abrir a investigação sobre o caso. Se punido, o deputado Korwin-Mikke pode ser multado e passar por um período de suspensão.

O deputado polonês já fez outros comentários absurdos e racistas contra negros. Por fazer uma saudação nazista em 2015, foi punido com uma suspensão de salário de dez dias e uma multa de 3.000 euros (R$ 9,92 mil).

A mulher no mercado de trabalho

A participação da mulher no mercado de trabalho tem crescido a cada dia. Mesmo recebendo um salário inferior comparado ao dos homens, o rendimento maior é o das mulheres. Esses dados são de uma pesquisa feita pela Secretaria do Estado do Trabalho, Igualdade Racial e Direitos Humanos, em parceria com o Ministério do Trabalho, relacionado ao emprego e desemprego no Distrito Federal em 2015. Os dados foram comparados com os de outra pesquisa feita em 2012. Foram entrevistadas aproximadamente 96 mil pessoas em todas regiões administrativas do Distrito Federal.

O numero de mulheres que ingressaram no mercado de trabalho entre 2012 a 2015 foi de 42 mil, mas apenas 28 mil conseguiram permanecer no emprego. Com relação aos homens, de 46 mil que ingressaram no mercado de trabalho, 16 mil continuaram empregados.

Essa diferença de desemprego entre homens e mulheres tem sido cada vez menor a cada ano que se passa, mas o preconceito ainda existe. As mulheres estão conquistando seus espaços aos poucos, dentro e fora do mercado de trabalho.
Fonte: Blasting News

Idoso de 98 anos mata esposa de 100 anos a machadadas e comete suicídio no município de Jacobina

No início da tarde desta sexta-feira, 03 de março de 2017, ocorreu uma tragédia na comunidade de Soropó, próximo ao Araújo no município de Jacobina.

Segundo informações, um idoso identificado como Martinho de 98 anos assassinou a própria companheira, identificada como Evangelista Florencia, 100 anos, utilizando um machado, e depois cometeu suicídio por enforcamento em uma árvore. Uma filha levava o almoço para o casal e encontrou sua mãe caída na sala e o corpo do pai dependurado em uma árvore próximo a residência.

Dona Evangelina, conhecida carinhosamente como Vanjú do Soropó, havia completado 100 anos no dia 20 de fevereiro, e familiares realizaram um festa especial no último final de semana. Pessoas que estiveram na festa disseram que o casal estava feliz e que todos ralataram que em dois anos estariam de volta para comemorar os 100 anos de Seu Martinho.

A Polícia Militar foi acionada, os corpos deverão ser recolhidos pelo Departamento de Polícia Técnica para o IML de Jacobina e não há informações sobre a motivação do crime.
Fonte: Augusto Urgente!

quarta-feira, 1 de março de 2017

Após fechamento das comportas da Barragem de Ponto Novo, irrigantes já contabilizam grandes prejuízos

O fechamento das comportas das barragens que abastecem as cidades da região do centro norte da Bahia a exemplo da barragem de São José, Pedras Altas e de Ponto Novo, por estarem com nível mais baixo por conta da estiagem, tem deixado as pessoas numa situação, como é dito popularmente ‘cobertor curto’. ‘Se cobrir a cabeça deixa os pés expostos, se cobrir os pés, a cabeça fica de fora’.

O governador Rui Costa que esteve na última sexta-feira (24) na cidade de Queimadas, justamente para supervisionar uma obra que vai permitir que Queimadas e Santaluz passem a receber água do Açude de Jacurici (camadaroba) em Itiúba, falou que a Embasa deve priorizar a vida humana, pois, uma semana antes, as comportas do açude foram abertas e as pessoas que vivem as margens do açude protestaram bloqueando a pista e fecharam as comportas, inclusive segundo o governador danificaram as engrenagens causado prejuízos ao erário público.

Rui Costa disse que não era motivo de preocupação, pois, segundo ele existem estudos que a quantidade de água armazenada no açude de Jacurici abastece pois mais de dois anos, além de Itiúba, Queimadas e Santaluz, e que iria manter policiamento no local para que as pessoas não voltassem a danificar o bem público.

Só que, não muito longe dali, a situação é o contrário com a barragem de Ponto Novo, lá o governador mandou fechar as comportas e vem causando grandes prejuízos as pessoas que vivem da irrigação, não atendendo ao apelo dos irrigantes que pediam mais um mês de suprimento mínimo para manter a plantação viva.

O agricultor Estevão Alves relatou que por conta da interrupção a irrigação ficará impossibilitado em arcar com compromissos com o arrendamento da terra em que trabalha. “Terminando a colheita da banana eu não vou ter como pagar o arrendamento da terra, porque eu vivo arrendando terra para sobreviver e agora com esse fechamento da barragem eu não tenho como pagar arrendamento e em sobreviver do Projeto de Irrigação”, afirmou o agricultor.

Com os prejuízos, vêm os desempregos. Proprietários de lotes já realizam demissões, a falta de produção impossibilita a permanecia dos empregados. “Eu tinha três funcionários hoje eu tenho um e não sei nem se vou ficar com um só, se não vou ficar sem nada porque não tem como manter eles não, porque não tem produção, não tem nada, até eu vou viver de que?” Pergunta Adalberto Alves, também agricultor.

A situação é realmente muito critica e a solução mesmo só pode vir do céu. O governo priorizando a água nas residências e os agricultores não recebem o precioso liquido para manter a lavoura e os empregos.

Fonte: Calila Noticias / Web Alternativa