' ANGICO NO AR />

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Muita chuva no Nordeste nos próximos dias, Bahia deve receber mais de 100 mm

Grande parte do interior do Nordeste pode se preparar para mudanças no tempo ainda esta semana. Áreas muito secas do interior da Bahia, de Pernambuco, do Ceará e de Sergipe devem voltar a receber chuva frequente e em grande quantidade nos próximos dias.

Aos poucos as pancadas de chuva mais volumosas estão retornando ao oeste da Bahia. Barreiras já começou o mês de fevereiro com chuva forte. Em sete dias choveu quase 85 mm, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Esse total já superou a quantidade de chuva de todo o mês de janeiro.

Em outra localidade da Bahia, em Formosa do Rio Preto, choveu quase 48 mm entre 5h e 13h desta terça-feira (7). A chuva voltou a cair forte nesta terça também no interior do Piauí. Em apenas 2 horas choveu 55 mm em Canto do Buriti.

As condições meteorológicas continuam favoráveis a entrada de mais umidade pelo centro-oeste e sul da Bahia, sul do Piauí e sul do Maranhão. Todas essas áreas ficam com o tempo instável e chuva a qualquer hora nesta quarta-feira (8). Há risco de chuva forte e grandes acumulados.

Semana vai terminar com grande aumento da chuva

A partir de sexta-feira (10), é que a umidade tende a se espalhar bem mais pelo interior do Nordeste aumentando a chance de chuva forte e volumosa pelas áreas de Sertão, entre a Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Ceará, todo o interior do Piauí e do Maranhão. Volta a chover forte também na capital Teresina. Os modelos meteorológicos indicam há vários dias volumes que podem superar os 100 mm em diversas localidades até o dia 12 de fevereiro.

A chuva vai aumentar também sobre o norte do Maranhão. Pode voltar a chover forte até o final da semana, com previsão de grandes acumulados inclusive na capital São Luís.

Quem ainda deve receber pouca chuva, apenas em forma de pancadas rápidas e localizadas, será a parte leste entre o litoral e a zona da mata dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte. Mas ainda não é época de chuva no leste de Nordeste, assim, é normal chover pouco agora.

Acompanhe no mapa a estimativa de chuva para toda a Região Nordeste no próximo período:


Fonte: CLIMATEMPO

Jovem tenta tirar foto em cachoeira, cai de uma altura de 20 metros e morre (vídeo)

Uma jovem de 19 anos morreu ao sofrer uma queda na Cachoeira João Nogueira, em São Jerônimo da Serra, neste fim de semana.
A garota, que queria ser cantora sertaneja, durante o banho de cachoeira, escorregou e caiu de uma altura de aproximadamente 20 metros. A jovem recebeu atendimento médico no local, mas não resistiu aos ferimentos.

Anabel Tomé, de 19 anos, morreu na cachoeira João Nogueira, no norte do Paraná. Em estado de choque, amigos ainda tentaram socorrê-la e conseguiram pedir auxílio das autoridades.

Um helicóptero foi acionado para o resgate, mas não conseguiu lugar para pousar na mata. Bombeiros tiveram que descer a queda d’água de rapel, para chegar ao corpo da jovem.
Vídeo abaixo:

Com informações da TV Record Paraná

Polícia identifica suspeitos pela chacina com oito mortos em Porto Seguro

A Polícia Civil de Porto Seguro já identificou os suspeitos pela morte de oito homens, incluindo quatro filhos de policiais, no município na noite de domingo (5). Uma nona vítima sobreviveu o ataque e segue internado em estado grave no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães. Athos Moura foi baleado na cabeça.

Segundo o delegado Moisés Nunes Damasceno, titular da 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis), tanto a identificação quanto a motivação dos crimes não serão divulgados para não atrapalhar o andamento das investigações.

Equipes coordenadas por Damasceno trabalham agora na localização dos bandidos. "O sobrevivente segue entubado. Mas já ouvimos várias testemunhas e ainda faltam algumas com quem vamos conversar. Não achei nenhum registro criminal contra as vítimas", disse o coordenador da 23ª Cooprin/Eunápolis.

Nesta segunda-feira (6), o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), o major Anacleto Silva França, disse ao CORREIO que apenas duas pessoas eram alvos da chacina e que as demais foram mortas por conta "do descontrole". O delegado Moisés Damasceno negou a versão.

Mortes
O crime aconteceu no bairro Porto Alegre I, dentro de uma casa. Morreram na ação Gabriel Lobo Fernandes, 22 anos, filho do falecido Policial Militar Sidinei dos Santos Fernandes, Igor Lelis dos Santos Santana, 20, filho do PM Josenilton dos Santos Santana, os irmãos Victor Cláudio do Nascimento Bispo, 20 anos e Caio Felipe Nascimento Bispo, 17, filhos do Policial Civil Cláudio dos Santos Bispo.

Além deles, também foram mortos Vinicius Bispo dos Santos, que era cabo da Aeronáutica, os irmãos Gabriel de Jesus Feitosa, 25, e Leandro de Jesus Feitosa, 21, e Felipe Ricardo Lopes Borges, 27. Uma nona vítima sobreviveu e está internada em estado grave no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, lá mesmo em Porto Seguro.

Fonte: Correio

Prefeitura proíbe mesas na calçada e dono de bar arruma solução esquisita

Uma semana após receber a proibição de colocar mesas na calçada, o Bar Zanuzi, localizado na Rua Alfredo Chaves, em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul,ganhou apoio de empresários da cidade para que volte a atender os clientes no lado de fora do estabelecimento. Na noite desta sexta-feira (3), dois caminhões estacionados em frente ao bar abrigaram mesas e frequentadores do local. Dono de um dos veículos, o empresário Raul Segalla, 70 anos, afirma que a iniciativa não foi uma forma de protestar contra a proibição e, sim, uma maneira de chamar a atenção para situações mais relevantes do que esta.

— Diante da criminalidade que toma conta e de outros problemas, o que menos atrapalha são as mesas na calçada. No momento em que tu obriga as pessoas a ficarem cada vez mais presas, seja dentro de casa ou de estabelecimentos, tu dá a chance para criminosos ocuparem a rua — explica Segalla.

O proprietário do estabelecimento, Sílvio Zanuz, afirma que a iniciativa partiu dos próprios clientes. Porém, ele não esconde a alegria com a ideia.

— Fiquei surpreso e muito feliz. As pessoas passam aqui e buzinam. Foi uma forma diferente de mostrar que eles (os clientes) também querem ser atendidos aqui fora — diz o dono do Bar Zanuzi.

A expectativa é de que até a próxima semana, as mesas possam voltar para a calçada. Conforme Sílvio, a prefeitura ainda analisa o pedido de liberação, solicitado por ele.

Fonte: Tribuna Hoje

Professora morre eletrocutada por fio de alta tensão em Xique-Xique-BA

Fotos: Repórter Irecê
Uma professora de 49 anos, Luciene Marques dos Santos, morreu após ser eletrocutada por um cabo de alta tensão que se rompeu de um poste de energia na tarde desta terça-feira (07), por volta das 16h, em Xique-Xique/BA, no Vale do São Francisco. O acidente foi registrado nas imediações da Avenida J.J. Seabra, região central da cidade.

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, chovia no momento que ocorreu o episódio. Uma equipe da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foi acionada.

Ainda segundo os policiais, testemunhas relataram que o fio se soltou da rede elétrica e ficou enrolado na bicicleta da vítima. Em decorrência da intensidade da descarga elétrica, a professora morreu na hora.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê e passará pela necropsia. Após o acontecido, a Coelba suspendeu por um período a energia de toda cidade.

Populares acreditam que um raio partiu o fio de energia no momento em que a professa passava de bicicleta no local.

Luciene estudou na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e, atualmente, trabalhava no Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano- CEEP, em Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia/ Repórter Regis Santos

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Uma mulher do Zimbábue deu à luz um “sapo”

Uma mulher zimbabuense deu à luz uma “criatura semelhante a uma rã”. Precious Nyathi, da aldeia de Gokwe, noroeste do país, estava grávida de oito meses quando entrou em trabalho de parto.

Mas seu marido, Sr. Nomore, ficou perplexo quando a sua mulher de 36 anos deu à luz “algo estranho” que se assemelhava a uma criatura anfíbia. O bebê morreu mais tarde no hospital antes que os anciãos da vila requisitassem que a “criatura rã” fosse queimada na frente dos residentes. Nomore, de 39 anos, disse: “Eu corri para casa e fiquei chocado ao ver um sapo… que minha esposa tinha gerado. No hospital confirmaram que ela entrou em trabalho de parto, mas ficaram igualmente chocados.”
Crédito: Reprodução
Apesar de receber atendimento médico, o bebê morreu mais tarde no Gokwe District Hospital, de acordo com o site de notícias local The Herald. Imagens chocantes mostram o minúsculo corpo deitado em um pedaço de papel no chão. Mais tarde, Sr.ª Nyathi disse a repórteres: “Eu estava esperando uma criança e isso é o que os céus nos deram. É uma experiência infernal que vai me perseguir toda a minha vida.” O casal desesperado levou o bebê para casa porque queriam pedir conselhos aos “anciãos da aldeia e ao chefe local”. The Heraldrelata que os líderes comunitários ordenaram que a “criatura semelhante a uma rã” fosse queimada. O hospital confirmou o nascimento, com um porta-voz acrescentando: “Ela era nossa paciente que viria para exames de rotina, juntamente com outras mulheres grávidas. Ficamos chocados quando ela chegou ao hospital na companhia de seu marido e alguns vizinhos dizendo que ela tinha parido um sapo.”

Até agora não houve nenhuma explicação médica para o nascimento incomum. O chefe da aldeia, Njelele, disse que as autoridades do hospital não conseguiram explicar o que aconteceu.
Fonte: Jornal Ciência

Cabeleireiro é preso sob suspeita de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon-BA

O cabeleireiro Ibinário Carolino dos Santos foi preso na noite deste sábado (4) suspeito de abusar sexualmente duas irmãs em Miguel Calmon. Informações do site Augusto Urgente apontam que Ibinário é apontado como autor do estupro de R.R.S., de 29 anos, e M.R.S., de 16.

A polícia informou que as vítimas seguiam de carro de carona com Ibinário quando ele forçou a irmã mais velha a fazer sexo oral e a de 16, além do oral, vaginal. A vítima de 29 anos foi quem denunciou o crime. Ibinário foi preso em flagrante e está preso na carceragem da delegacia de Jacobina.

População de Várzea Nova promete bloquear a 'Estrada do Feijão' em protesto pela BA-144

Uma manifestação está prevista para acontecer na segunda-feira da próxima semana, dia 13, na rodovia BA-052, conhecida como Estrada do Feijão. O protesto acontece para reivindicar melhorias na BA-144, que interliga municípios como Jacobina, Várzea Nova e Morro do Chapéu, onde a situação da rodovia é precária e já não existe asfalto.

Uma comissão foi formada durante uma Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores de Várzea Nova, no dia 1º de fevereiro, onde foi discutido, junto com a população local, maneiras de chamar a atenção do Governador do Estado para a precariedade da rodovia. As condições ruins de trafegabilidade no trecho tem causado grandes transtornos aos moradores e motoristas, inclusive no que diz respeito à segurança pública, pois diversos assaltos já foram registrados na rodovia.

Agora, a Comissão convoca a população que reside na região da rodovia BA-144, entre Várzea Nova e Morro do Chapéu, para uma grande manifestação. Os manifestantes irão se reunir em frente à Câmara de Vereadores de Várzea Nova, a partir das 15h do dia 13, e seguirão em protesto para a BA-052 (Estrada do Feição), onde acontecerá um bloqueio total da rodovia por tempo indeterminado.

Prejuízos em Várzea Nova

Na Audiência Pública realizada em Várzea Nova, o ex-secretário de administração do município, Jailton Silvestre, falou sobre os prejuízos causados por conta da precariedade da estrada. “Estamos ilhados aqui, pois perdemos várias linhas de ônibus. Caminhoneiros e distribuidoras estão buscando outras rodovias e os empresários estão querendo abandonar a cidade. Estamos passando por transtornos sociais e econômicos”, disse.

Diversos protestos e bloqueios já foram realizados na BA-144, por moradores do município de Várzea Nova. No entanto, até o início da tarde desta segunda-feira (6), nenhuma obra de recuperação da rodovia foi iniciada.

Fonte: Jacobina Notícias