Por volta de 12:30h desta quinta feira (2), um homem identificado por José Roberto Aragão da Silva, foi preso pela policia militar de Miguel Calmon, nas mediações da Rua da Linha, centro da cidade.
De acordo com informações da policia militar, o mesmo é suspeito de ter participado de furto em uma fazenda no município de Piritiba-BA, fato ocorrido em dezembro de 2016.
Ainda de acordo com a polícia, as marcas nas costas teria sido proveniente de um confronto de troca de tiros com a policia de Piritiba. José Roberto foi encaminhado para a delegacia de Piritiba, onde foi entregue e está à disposição da justiça.
“Estávamos indo verificar uma denúncia de ponto de drogas e nos deparamos com ele”, disse o Subtenente Messias.
A policia militar tem intensificado as rondas no município de Miguel Calmon nos últimos dias, com o intuito de combater a criminalidade e garantir a paz ao cidadão calmonense. Fonte: Calmon Notícias
O governador Rui Costa anunciou na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa que o concurso para os bombeiros e Polícia Militar da Bahia, anunciado no ano passado, acontece até abril. Serão duas mil vagas para soldados da PM, 60 para oficiais, 750 vagas para soldados do Corpo de Bombeiros e 30 para oficiais da mesma corporação. O certame será para repor os servidores que vão se aposentar ou estão prestes a fazê-los.
Para melhorar a infraestrutura aos policiais, ele anunciou também a troca de todas as viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil e o investimento de 260 milhões em ampliação do videomonitoramento em salvador.
Fundo Penitenciário Entre os projetos prioritários a serem enviados pelo Executivo para a Assembleia Legislativa este ano está a criação de um Fundo Penitenciário. O governador anunciou que tem o objetivo de igualar o número de presos ao de vagas na Bahia, apesar de alegar que o estado é a unidade federativa do Brasil com a menor proporção de presos e vagas.
"Estamos finalizando a abertura de 5.035 novas vagas no sistema prisional baiano", apontou o governador. Quatro presídios do estado estão construídos e nos últimos ajustes para o funcionamento e, juntos tem capacidade para cerca de duas mil vagas. Atualmente, o déficit de vagas no estado é entre duas e três mil vagas.
Ainda na questão penitenciária, o governador anunciou que vai investir mais em condições para a aplicação de penas alternativas, evitando que o preso que cometeu crimes de menor gravidade se misture com aqueles envolvidos no crime organizado. Ele salientou que o estado permite que em 16 cidades presos cumprem penas alternativas prestando algum serviço público, sob monitoramento do estado.
Integração com a população Destacando os avanços que houveram na relação entre a polícia militar e a população civil com a implantação das Bases Comunitárias de Segurança, Rui revelou que vai aprofundar mais esta relação através da implantação de centros olímpicos no interior do estados abertos à comunidade em dez quarteis da PM. "Com isso chamamos a juventude para a prática esportiva e integramos nossa polícia com a comunidade".
O governador revelou que as reuniões do Programa Pacto pela Vida serão realizados no interior do estado. Segundo Rui, a medida visa reduzir os índices de crimes violentos e letais fora da capital. Ele anunciou que com o programa conseguiu essa diminuição por dois anos seguidos em Salvador e Região Metropolitana.
Foi preso nesta quinta-feira (2), Washington Valentim dos Reis, de 42 anos, acusado de matar e queimar o corpo da esposa, Valdiceia Paixão de 38 anos, no último sábado, em Coelho da Rocha, em São João de Meriti. Ele confessou o crime na Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), após ter sido encontrado em Belford Roxo.
Valdiceia Paixão, de 38 anos, foi encontrada morta e com o corpo carbonizado em um campo de futebol do bairro. Desde que descobriu a morte, a família da mulher apontava Washington como o principal suspeito. Ele estava desaparecido desde domingo, quando a família descobriu o crime. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Giniton Lages, o motivo foi passional. – O crime foi motivado por ciúmes e tem dois autores. Estamos em busca de quem o ajudou – disse.
Ainda de acordo com o delegado, Valdiceia for morta por asfixia antes de ter o corpo queimado. A filha mais velha do casal, Larissa Paixão, foi a primeira a saber da morte da mãe, que havia completado 38 anos no dia 26 de janeiro. A jovem descobriu por acaso, ao ver uma foto da mãe morta circulando pelas redes sociais.
– Tava olhando o Facebook de um grupo aqui da região e vi as fotos. Não vi todas. Reconheci minha mãe pela tatuagem no braço dela e por causa da sandália com pérolas que ela usava. Eu não tive reação. Chorei, gritei, avisei todo mundo. Eu sabia que era minha mãe, mas não conseguia acreditar – disse.
Desde o início a jovem suspeitou do pai que, segundo ela, passou o dia muito agitado.
– Minha mãe estava desaparecida desde às 12h de sábado. Ficou o dia todo sumida. Meu pai passou o dia entrando e saindo de casa e se dizia preocupado com o sumiço dela. À noite ele disse que ia sair para beber com um amigo da família e me mandou um áudio meio alcoolizado. Acordei de madrugada com ele em casa andando de um lado para o outro, dizendo que não conseguia dormir. No dia seguinte de manhã, quando soubemos da morte dela, ele desapareceu – contou Larissa Paixão, de 18 anos, filha mais velha do casal.
Ainda segundo a jovem, Valdiceia queria se separar de Washington, mas ele não aceitava o fim do relacionamento. No último Natal, ele agrediu a mãe de Larissa.
– Ele deu um mata-leão na minha mãe no Natal. Ela se revoltou, disse que ia embora de casa. Mas ele não aceitava. Ele tinha verdadeira loucura por ela. Mandava mensagem, fazia postagens românticas. Ela não gostava mais dele e eles estavam sofrendo com tudo isso. Eu também sofria porque eram meus pais e queria que os dois fossem felizes. Não consigo acreditar que meu pai possa ter matado minha mãe. Não achei que ele fosse capaz. Aconselhava ele a deixar ela seguir a vida dela, porque ela estava infeliz com ele, mas não adiantava. Eu amava muito meu pai e agora não sei mais o que sinto por ele – lamentou.
Larissa e o irmão, de 11 anos, estão morando com a avó materna. Segundo ela, o menino evita falar sobre o assunto.
– A ficha dele não caiu ainda. Quando contei, ele não quis acreditar. Só quando viu a foto que ele entendeu. Começou a chorar, passou mal. Ele reagiu muito mal e não quer falar sobre a morte dela – disse.
A Polícia Civil segue fazendo diligências em busca do comparsa de Washington. Fonte: Extra
Agindo na ilegalidade, mas indignada, uma mulher ligou para a polícia com uma reclamação: o traficante da área dela estava cobrando muito caro pela maconha.
Quem recebeu a queixa inusitada foi a polícia do Território do Norte, na Austrália, que divulgou o caso em sua página no Facebook.
Segundo as autoridades, no último domingo (29), a mulher ligou para a delegacia para reclamar que o negociante estava cobrando mais que o normal pela droga.
Afirmando estar “ofendida”, a mulher exigiu que os policiais investigassem o motivo do “ultrajante aumento no preço”, mas desligou quando pediram mais detalhes.
Irônicos, os policiais ainda escreveram: “Se você conhece um traficante que está cobrando muito caro, ligue para nós, que adoraríamos ajudar”.
O post viralizou, chegando a mais de 49 mil curtidas e 14 mil.
O governo baiano está lançando pregão eletrônico no valor de R$ 90 milhões, na área de engenharia e serviços, para a recuperação e manutenção de prédios escolares. Além disso, também serão realizados concursos públicos para professores da educação básica e da educação profissional. O objetivo é reforçar as condições pedagógicas e materiais da rede escolar, de modo que, até o final deste ano, todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos. A informação foi dada pelo governador Rui Costa, durante a abertura dos trabalhos legislativos da Assembleia Legislativa, hoje (2) pela manhã.
“Para reforçar as condições pedagógicas e materiais da nossa rede escolar, vamos fazer concurso para professores que vão atuar na educação básica e na educação profissional. É nossa meta que, até o final do ano, todas as escolas da rede tenham coordenadores pedagógicos e para isso vamos relocar os nossos profissionais especializados. Acabamos de lançar um pregão eletrônico no valor de R$ 90 milhões, na área de engenharia e serviços, para assegurar a recuperação e a manutenção dos nossos prédios escolar”, disse.
Rui destacou, durante a mensagem, o lançamento do Programa Mais Futuro, direcionado aos jovens cadastrados nos programas sociais do governo federal por meio do CadÚnico, cuja renda familiar é baixa, e que estão nas universidades estaduais da Bahia. “Nós identificamos que havia uma evasão grande desses alunos simplesmente pela dificuldade de assegurar a sua manutenção material”, disse Rui. A bolsa tem valor de R$ 300 para aluno que mora até 100 Km de distância da instituição de ensino, e de R$ 600 para aquele que mora a mais de 100 km da unidade de ensino. Fonte: Acorda Cidade
Na noite de quarta-feira 1 de fevereiro, por volta das 23 horas, um carro preto de placa não identificada circulava nas ruas do distrito de Bravo, município de Serra Preta, quando uma mulher que estava no veículo parou supostamente para procurar sinal telefônico, no mesmo momento a mulher tentava se aproximar de uma menina que passava pelo local.
Identificada como Marilha, a vítima conseguiu sair correndo e gritando socorro. No carro estariam também mais dois homens não identificados.
A guarnição da Polícia Militar esteve presente no local e está averiguando o acontecimento. Fonte: Serra Preta Online
Um motociclista de 32 anos morreu após um acidente no Setor Residencial Pilar dos Sonhos, em Goiânia. A moto que ele conduzia bateu de frente com um carro, que seguia no sentido contrário. Após o impacto, a vítima girou várias vezes no ar antes de cair no asfalto. Câmeras de segurança registraram o momento da colisão. O acidente aconteceu na última segunda-feira (30).
De acordo com a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia (Dict), que investiga o caso, o motociclista morreu na hora. Já o motorista fugiu do local após a colisão. Após dois dias, o condutor do veículo – um Peugeot 206 – se apresentou espontaneamente à polícia nesta quarta-feira (1º). Ele prestou depoimento e disse que deixou a cena a pé porque notou a aglomeração de populares e “temeu por sua segurança”. Após a oitiva, ele foi liberado. A Dict agora aguarda o laudo da Polícia Técnico-Científica para concluir o caso. O vídeo e a apuração inicial apontam que o motociclista invadiu a contramão da pista, que era de duplo sentido. Vídeo abaixo:
Sete homens foram mortos em uma troca de tiros com a Polícia Civil ao tentarem assaltar uma agência do Banco do Brasil com o uso de explosivos, em Mato Verde, no Norte de Minas, na madrugada desta quinta-feira (02/02/2017). O bando, que portava forte armamento, era formado por oito indivíduos e foi surpreendido pelos policiais ao chegar em frente ao estabelecimento bancário.
Conforme o delegado Renato Nunes Henriques, chefe do 11º departamento da Polícia Civil de Montes Claros, que comandou a operação, a quadrilha é de São Paulo e responsável por ataques recentes a agências bancárias em outras cidades do Norte de Minas, como Monte Azul e São João do Paraíso. O bando vinha sendo monitorado pela Polícia Civil, que descobriu a intenção dos bandidos em realizar um novo ataque ao Banco do Brasil de Mato Verde e preparou uma ação surpresa.
Como estratégia, os policiais ocuparam quartos em um hotel que fica em frente à agência bancária, onde ficaram posicionados atiradores de elite. A polícia também ocupou uma escola que fica na mesma rua do banco. A ação envolveu cerca de 40 homens da Polícia Civil.
De acordo com o delegado Renato Nunes Henriques, às 3h, os bandidos chegaram em frente à agência bancária em uma caminhonete, cinco na cabine e três na carroceria do veículo. Eles estavam fortemente armados com fuzis, metralhadoras, carabinas e pistolas.
Renato Nunes disse que foi dada voz de prisão aos bandidos, que reagiram imediatamente com disparos em direção aos policiais, sendo iniciada a troca de tiros. “Mas, como éramos em vantagem numérica e adotamos o fator surpresa, alcançamos um bom resultado na ação”, afirma o delegado.
Os policiais se posicionaram nas janelas do hotel e do prédio da escola e se protegeram atrás das paredes. Assim, nenhum deles ficou ferido. Os oito bandidos foram alvejados e sete deles morreram. O único que sobreviveu foi um homem identificado como Wellington Goulart de Aguiar, que seria o líder da quadrilha. Ele levou três tiros nas pernas e em um bos braços. Foi socorrido e está em hospital da região, sob escolta policial.
O delegado Renato Nunes informou que o bando desarticulado em Mato Verde não se limitava a explosão de caixas eletrônicos. Eles também entravavam nos prédios dos bancos e explodiam os caixas-fortes das agências. Com a ação de hoje, Nunes espera que esse tipo de ataque não se repita na região.