' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Suspeito de participar de tentativa de assalto na Lapa morre em confronto com a polícia em Riacho de Santana-BA

Morreu na manhã desta sexta-feira (27), na cidade de Riacho de Santana, mais um suspeito de ter participado da tentativa de assalto na cidade de Bom Jesus da Lapa, no último domingo, 22 de janeiro. A vítima foi identifica como Danielzinho.

Homens das guarnições da Cipe Central disseram que populares informaram que os indivíduos que efetuaram disparos de arma de fogo em frente às casas dos policiais estariam escondidos na cidade de Riacho de Santana. No local os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo, sendo revidada a agressão, atingindo o mesmo.

Danielzinho foi encaminhado ao Hospital Municipal e Maternidade Amália Coutinho,onde foi constatado o óbito pelo médico plantonista. Durante a operação foram apreendidos: 01 revolver cal. 38; 02 cápsulas de munição deflagrada; 02 munições picotadas e 01 munição intacta.
Fonte: Folha do Vale

Morre em confronto com a polícia mais um suspeito de tentar assalta banco em Bom Jesus da Lapa-BA

Um homem identificado por Vangervaldo dos Santos Correia, 49 anos (Ponto 50) foi morto no final da manhã desta sexta-feira (27), por Homens da Companhia Especializada (CIPE/CERRADO) e Rondas Especiais (RONDESP), durante uma abordagem na cidade de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia.

Ponto 50, segundo a polícia, é suspeito de ter participado da tentativa de assalto aos bancos no último domingo, 22 de janeiro, que vitimou dois policiais e deixou um terceiro ferido. De acordo com as informações da polícia, Ponto 50, já havia sido preso acusado de assaltar bancos na região.
Fonte: Folha do Vale

Prefeito de Guanambi-BA é destaque em jornal de igreja e fama espalha pelo mundo

O falado decreto do prefeito de Guanambi Jairo Magalhães ainda repercute. Em seu primeiro ato administrativo ao assumir a prefeitura, o prefeito publicou um decreto onde “entregava a cidade nas mãos de Deus” e desfazia todos os pactos com entidades espirituais realizados no município.

Vinte dias depois do decreto que repercutiu nos principais jornais do Brasil e do exterior, a Igreja Universal publicou em seu jornal, a Folha Universal, uma reportagem de duas páginas sobre atitude de Jairo. O jornal religioso exalta o decreto. “Esse gesto, embora muitos não deem a devida importância, tem um grande significado espiritual e pode, sim, fazer a diferença na gestão do novo prefeito”, diz um trecho da reportagem.

A publicação traz uma justificativa de Edir Macedo, líder do conglomerado religioso. Ele justifica a atitude do prefeito como louvável, e o compara ao rei Salomão que construiu um tempo dedicado à Deus. Edir Macedo reproduziu a construção do rei em São Paulo, um enorme templo religioso onde acontecem cultos da Universal. Os pastores da igreja dizem que só o ato de passar pela porta do templo é suficiente para realização de grandes milagres

O jornal Folha Universal possui tiragem de 2,5 milhões de exemplares, ele é distribuído gratuitamente em 12 idiomas nas igrejas espalhadas em 52 países de todo o mundo. A publicação que traz a matéria sobre Jairo Magalhães começou a circular no último domingo (22).
Veja como repercutiu o decreto do prefeito de Guanambi no Brasil e no mundo. NO BRASIL E NO MUNDO
Na contramão do Ministério Público
O decreto do prefeito não agradou todo mundo, muito pelo contrário, vários segmentos repudiaram o ato, classificando-o como de cunho intolerante às outras religiões, principalmente de matriz africana. O prefeito por sua vez disse que foi mal interpretado em seu decreto, justificando que sua única intenção era apenas “buscar proteção divina”, sem ofender a fé de ninguém.

No entanto, os representantes do Ministério Público da Bahia não ficaram satisfeitos e na mesma semana recomendou ao prefeito a revogação do decreto. Como o prefeito não acatou a recomendação, foi ajuizada nesta quinta-feira (26), um Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra Jairo Magalhães na justiça.

A ação foi registrada pela procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado e pelo promotor de Justiça Cristiano Chaves. Eles alegam que o documento afronta os princípios constitucionais da Carta Magna e da Constituição estadual, que asseguram a laicidade do Estado e os direitos fundamentais à liberdade de consciência, de crença e à liberdade de culto religioso. “Torna-se nítido que o ato normativo ataca frontalmente e flagrantemente os desígnios dessas normas constitucionais, ao embaraçar, por exemplo, a expressão religiosa de um devoto do candomblé que adentre nas repartições públicas, e declarando aliança entre a Municipalidade e a religião cristã”.

Ao fundamentar o pedido de liminar, a PGJ e o promotor de Justiça argumentam que se faz necessária a suspensão imediata do decreto para evitar que se propaguem “atos odiosos como este, que disseminam o ódio e a intolerância entre os munícipes, ignorando que o Poder Público não pode ter opção religiosa”.
Fonte: Tiago Marques / Redação 96 FM

Bebê morre após namorada da mãe incendiar casa em Salvador

Um bebê de um ano e sete meses morreu na noite desta quinta-feira (26) após a namorada da mãe atear fogo na casa onde eles moravam, em Periperi, depois de uma discussão do casal. Segundo informações da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (18ª CIPM), Ana Cristina Menezes Lima teria discutido com a companheira e mãe do bebê, Maraiza Santos do Rosário, 31 anos, momentos antes do crime.

“A mãe saiu de casa depois da briga e deixou o bebê com a filha maior, que tem uns nove anos. A companheira pegou o bebê, jogou no colchão e tocou fogo, logo depois trancou a casa e tentou fugir”, relata a subtenente PM Kátia, da 18ª CIPM, que atendeu a ocorrência.

Populares tentaram linchar Ana Cristina ao perceber a situação. Ela foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio para ser atendida e logo em seguida levada para o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. A mãe de Gabriel dos Santos Rosário Bonfim, o bebê que morreu, também foi encaminhada para a delegacia.

O Corpo de Bombeiros se deslocou para a casa, a Rua Divinéia, mesma rua onde fica o cemitério do bairro, mas o incêndio destruiu a residência. Antes, populares tentaram salvar Gabriel e debelar o fogo, mas ele morreu carbonizado, segundo a Central de Polícias.
Fonte: Click Bahia

Ator de Velho Chico sobrevive fazendo faxina em São Paulo

O ator Anderson Vianna, 30 anos, esteve no elenco de uma das novelas de maior destaque dos últimos tempos. Em "Velho Chico", ele realizou o sonho de contracenar com o ídolo Antônio Fagundes, quando viveu um jornalista.

Apesar da boa fase na carreira, Anderson, que mora na cidade de São Paulo, precisa fazer faxinas para sobreviver. Anderson usou a criatividade para anunciar serviços de faxina em seu perfil no Facebook: "O Cinderelo vai passar na sua casa e deixá-la como um verdadeiro castelo", diz na publicidade do serviço.

Natural de Belém, ele está na terra da garoa para se especializar em métodos de interpretação do ator na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Anderson contou que busca inspiração no colega de elenco em Velho Chico, Irandhir Santos, para seguir lutando pelo sonho.

"Todos os dias busco lembrar de quem eu sou, o quanto lutei e o que quero conquistar. Isso me ajuda a ter os pés no chão", disse.
Ao todo, em Velho Chico, ele viveu três papéis: carteiro, feirante e jornalista. "Foram sete meses intensos de trabalho, tivemos perdas de dois colegas [Umberto Magnani e Domingos Montagner]", lamentou.
Fonte: Correio

Seca na região nordeste deve se agravar entre fevereiro e abril deste ano

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.
Agência Brasil

Dona de escola é morta minutos depois de postar: "Deus acaba de te dar um novo dia!"

Momentos antes de ser assassinada na porta da escola que era proprietária, na manhã desta quinta-feira (26), em São Gonçalo-RJ, Rosemary de Souza, de 52 anos, postou uma mensagem no seu perfil no Facebook. No texto, uma mensagem de ânimo para seguir em frente, independente de qualquer adversidade.

"Sorria! Deus acaba de te dar um novo dia e coisas extraordinárias podem acontecer se você crê!", dizia a mensagem, postada por volta das 7h15, cerca de 45 minutos antes dela ser morta.

A postagem seguida do desfecho trágico impressionou pessoas próximas a Rose, como era conhecida. " Você era tão boa, que o mais extraordinário aconteceu. Você está junto à Deus. Na luz divina!", escreveu uma amiga.

Rosemary foi morta a tiros na manhã desta quinta-feira em frente ao colégio infantil que era proprietária em São Gonçalo. Ela teria sido assassinada a mando de traficantes, já que ela era contra a atuação dos bandidos perto da instituição. Dupla armada sabia nome da vítima e deixou outras duas mulheres que estavam com ela irem embora.

O crime ocorreu por volta das 8h e a vítima estava na porta da escola, junto com outras duas funcionárias, na Rua Liberdade 182, no bairro Marambaia. Dois homens em uma moto abordaram as três.

Fonte: O Dia

Delegado da PF que investiga Lava Jato prevê prisão de Lula em 30 ou 60 dias

Prestes a concluir dois inquéritos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o delegado da Polícia Federal que coordena as investigações da Operação Lava Jato, Igor Romário de Paula, afirma que o "timing" para prender o petista pode aparecer em "30 ou 60 dias". "Não acho que a gente perdeu o timing. Esse timing pode ser daqui a 30 dias, daqui a 60 dias", disse. A declaração contradiz o delegado Maurício Moscardi Grillo, que, em entrevista à revista "Veja", disse que a PF havia "perdido o timing" para prender o ex-presidente.

Igor Romário disse também acreditar que a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki foi um acidente e não resultado de um atentado ou sabotagem. Ele criticou ainda a ausência da PF durante a negociação dos acordos de delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. "É bem provável que haja a necessidade de um recall no caso da Odebrecht."Procurados pela reportagem, os advogados do ex-presidente não quiseram se manifestar sobre as declarações de Igor Romário.

Fonte: UOL