' ANGICO NO AR />

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Seca na região nordeste deve se agravar entre fevereiro e abril deste ano

A seca na Região Nordeste, que já dura cinco anos, deve se agravar ainda mais no período de fevereiro a abril, de acordo com a Previsão Climática Sazonal. O documento foi elaborado pelo Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal (GTPCS), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

As previsões indicam que neste ano haverá menos chuvas na região, causando preocupação com o quadro hídrico. Segundo o documento, a tendência é que os reservatórios do Nordeste não tenham recuperação significativa durante a estação chuvosa, uma vez que as precipitações devem ficar abaixo da média histórica.

Os pesquisadores alertam para o "acentuado risco" de esgotamento da água armazenada em represas e açudes, entre novembro deste ano e janeiro de 2018, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco.

Pelo aumento do potencial de queimadas a partir de fevereiro, a estiagem na região do extremo norte da Região Norte também gera preocupação, especialmente nas áreas leste e nordeste de Roraima.

Isso deve ocorrer em função das temperaturas mais altas. A seca eleva o risco de focos de incêndio, que podem se alastrar por grandes áreas de floresta. "Se a cobertura vegetal diminui, o solo fica mais exposto e gera um aumento maior na temperatura. É um círculo vicioso", diz o coordenador-geral de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), José Marengo. O Cemaden é ligado ao MCTIC e tem participação no grupo de trabalho.
Agência Brasil

Dona de escola é morta minutos depois de postar: "Deus acaba de te dar um novo dia!"

Momentos antes de ser assassinada na porta da escola que era proprietária, na manhã desta quinta-feira (26), em São Gonçalo-RJ, Rosemary de Souza, de 52 anos, postou uma mensagem no seu perfil no Facebook. No texto, uma mensagem de ânimo para seguir em frente, independente de qualquer adversidade.

"Sorria! Deus acaba de te dar um novo dia e coisas extraordinárias podem acontecer se você crê!", dizia a mensagem, postada por volta das 7h15, cerca de 45 minutos antes dela ser morta.

A postagem seguida do desfecho trágico impressionou pessoas próximas a Rose, como era conhecida. " Você era tão boa, que o mais extraordinário aconteceu. Você está junto à Deus. Na luz divina!", escreveu uma amiga.

Rosemary foi morta a tiros na manhã desta quinta-feira em frente ao colégio infantil que era proprietária em São Gonçalo. Ela teria sido assassinada a mando de traficantes, já que ela era contra a atuação dos bandidos perto da instituição. Dupla armada sabia nome da vítima e deixou outras duas mulheres que estavam com ela irem embora.

O crime ocorreu por volta das 8h e a vítima estava na porta da escola, junto com outras duas funcionárias, na Rua Liberdade 182, no bairro Marambaia. Dois homens em uma moto abordaram as três.

Fonte: O Dia

Delegado da PF que investiga Lava Jato prevê prisão de Lula em 30 ou 60 dias

Prestes a concluir dois inquéritos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o delegado da Polícia Federal que coordena as investigações da Operação Lava Jato, Igor Romário de Paula, afirma que o "timing" para prender o petista pode aparecer em "30 ou 60 dias". "Não acho que a gente perdeu o timing. Esse timing pode ser daqui a 30 dias, daqui a 60 dias", disse. A declaração contradiz o delegado Maurício Moscardi Grillo, que, em entrevista à revista "Veja", disse que a PF havia "perdido o timing" para prender o ex-presidente.

Igor Romário disse também acreditar que a morte do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki foi um acidente e não resultado de um atentado ou sabotagem. Ele criticou ainda a ausência da PF durante a negociação dos acordos de delação premiada dos 77 executivos da Odebrecht. "É bem provável que haja a necessidade de um recall no caso da Odebrecht."Procurados pela reportagem, os advogados do ex-presidente não quiseram se manifestar sobre as declarações de Igor Romário.

Fonte: UOL

Suspeito de homicídio é encontrado morto em cela de delegacia de Irecê

Gerferson da Silva Almeida, o’ Feijão’, de 18 anos, suspeito de participar da morte de Mateus Marques da Silva, de 24 anos – fato ocorrido no último domingo (22), foi encontrado morto na cela onde estava preso poucas horas após ser detido. O caso acontece na cidade de Irecê, no Centro Norte da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, Silva foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira (26) com uma corda em seu pescoço. A Perícia Técnica esteve no local. A polícia investiga se foi suicídio ou assassinato.

Ainda de acordo com a polícia, Feijão estava preso recentemente na cadeia de Irecê, mas havia sido solto e, retornou na tarde desta quarta-feira, após o cumprimento de um mandado de prisão.

As investigações da Polícia Civil apontaram a participação dele no assassinato de Mateus e na tentativa de homicídio contra seu colega, Daniel Pedro de Brito.

Relembre o caso clicando aqui.
Fonte: Central Notícia

Ator morre baleado em gravação de clipe

O ator Johann Ofner, de 28 anos, morreu após ser baleado no peito durante a gravação do clipe da banda de hip hop Bliss n Eso, em Brisbane, na Austrália.

A vítima chegou a ser socorrida com vida. No entanto, o rapaz não resistiu ao ferimento, segundo o jornal “The Mirror”.

A polícia disse que o disparo foi feito com uma arma de fogo que seria utilizada no videoclipe.

"Estava rodando uma cena na qual os atores utilizavam armas de fogo. A pessoa morta é um ator que participava desta cena", informou o porta-voz da polícia, o inspetor Tom Armitt.

O caso lembra a morte do filho da lenda das artes marciais, Bruce Lee. Brandon Lee foi baleado durante a gravação de uma cena do filme " O Corvo" em 1993, o ator teve que ser substituído por um dublê .

No caso ocorrido segunda na Austrália, princípio, a morte foi tratada como acidental e ninguém foi preso. No entanto, a polícia ainda vai analisar as armas encontradas no set de filmagem.

Vereador é preso em flagrante por pousar helicóptero em praia do Espírito Santo

Um vereador de Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi preso em flagrante por um crime inusitado na manhã desta sexta-feira (27). O edil Rubens Gonçalves de Brito, conhecido como Bim da Ambulância (PSDB-MG), pousou um helicóptero na Praia de Bacutia, em Guarapari, no Espírito Santo. De acordo com o G1 ES, o vereador não apresentou "qualquer pane ou motivo justificável para o pouso" no local e "expôs a perigo direto e iminente a vida e a saúde de todos os banhistas presentes". A explicação de Bim, que é piloto privado e comandava a aeronave no momento, foi de que fez o pouso porque a praia estava supostamente vazia. Para o delegado Marcos Nery, o vereador cometeu dois crimes, o de "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo" e "expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia". Juntas, as penas somam de três a seis anos e meio de prisão. O tucano já foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória e o caso será comunicado à Justiça Federal, que tem o poder de decidir pela liberdade provisória ou manutenção da prisão do vereador.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Jovem é morto com 20 tiros no dia do aniversário em Feira de Santana

O crime ocorreu dentro da casa onde estava com a namorada, no bairro Queimadinha, em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador. De acordo a Polícia Civil, quatro homens participaram da ação. Na ocasião, a namorada da vítima, de 19 anos, foi atingida por um tiro de raspão na cabeça. Ela foi levada para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana e passa bem. Segundo a polícia, a jovem disse a agentes, ainda na unidade de saúde, que ela estava dormindo com o namorado quando os homens bateram na porta do imóvel dizendo que eram da polícia. Ao abrir a porta, o casal foi surpreendido pelo grupo que invadiu a casa.

O corpo do rapaz foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. De acordo com a Polícia Civil, a autoria e o motivo da execução são desconhecidos. Contudo, a polícia disse que as investigações iniciais seguem por duas linhas: vingança ou crime por tráfico. Isso porque o jovem já foi preso três vezes por tráfico de drogas e, segundo a a namorada dele informou à polícia, ele é suspeito de homicídio ocorrido no mesmo bairro onde morava.

Fonte: G1 BA

Mais um suspeito de tentar assaltar banco em Bom Jesus da Lapa é encontrado morto em Juazeiro

Um homem foi encontrado morto durante a manhã desta terça-feira (24), em Juazeiro da Bahia. Segundo informações obtidas pelo site L12 Sudoeste, o corpo achado seria do homicida Edgar José Gomes, o Edgar de Nó.

Ele seria um dos integrantes do bando que tentou assaltar bancos na cidade de Bom Jesus da Lapa, na noite do último domingo (22), que resultou na morte imediata de um integrante da quadrilha, em troca de tiros com o BOPE, e no assassinato de dois policiais militares lotados na 38ª CIPM. Edgar, que já teria matado dois policias em Pernambuco e um na Bahia, supostamente foi baleado no domingo, durante a troca de tiros e seu corpo descartado na cidade de Juazeiro, no decorrer da fuga.

Ele é natural de Cabrobó, em Pernambuco, mesma cidade de origem de Marcelo Alves de França, o Célio de Laurita, de 38 anos, que usava identidade falsa e foi a óbito no dia da troca de tiros. As polícias militares e civis estão a um passo de desmantelar todo o esquema criminoso formado pela quadrilha, que levou praticamente todas as unidades operacionais da PM e Civil à Bom Jesus da Lapa, visando uma resposta rápida à comunidade. O caso está sendo investigado por núcleos da Polícia Militar e pela Polícia Civil, aos cuidados do Coordenador Regional, Jackson Trindade Neves, e do Major Maltês, comandante da CIPE semiárido.

Fonte: L12 Sudoeste