' ANGICO NO AR />

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março

Quem perder o prazo para pagar algum boleto poderá procurar qualquer banco ou correspondente bancário que tiver aderido à nova plataforma de pagamentos a ser implementada a partir de março, segundo previsão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação.

De acordo com a associação, o sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado. Com a mudança, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos.

Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com aqueles que constam no sistema a ser implantado, a operação é validada.

"Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias", afirma a Febraban.

Fonte: G1

Matrículas para a rede estadual de ensino começam no dia 24 de janeiro

As matrículas de alunos para a rede estadual de ensino da Bahia começam a partir do dia 24 de janeiro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação da Bahia. O processo de renovação de matrícula dos alunos que permaneceram nas instituições que já frequentavam foram encerradas no dia 30 de dezembro.

O calendário de matrícula começa com a transferência de estudantes que precisam mudar da escola, por problemas como falta de vagas ou mudança de endereço. Entre os dias 25 e 27, ocorre a matrícula para os alunos que já são da rede pública e ingressam na rede estadual.

A partir do dia 27, começam as matrículas de alunos novos. No dia 27, é a vez dos estudantes do ensino fundamental que entram para a rede pública estadual. Já entre os dias 30 e 31 de janeiro, será feita a matrícula dos alunos que eram da rede particular, mas farão o ensino médio em escolas da rede estadual.

A Secretaria da Educação disponibiliza o Sistema de Matrícula Online, por meio do qual os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a matrícula pela internet em Salvador e mais 26 municípios do interior. As cidades participantes são Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Em Salvador e Camaçari, se o aluno não tiver acesso a internet, poderá realizar a matrícula pela WEB utilizando o computador da própria escola onde está matriculado.

Documentação
Para efetuar a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e o código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 06 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão realizados 200 dias letivos. O recesso para o Carnaval será de 24/02 a 1º de março, o recesso da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, e o recesso junino, de 22 a 25 de junho. O último dia letivo será 13 de dezembro de 2017.

Homem morre em motel da Bahia; suspeita é de que ele tenha tomado estimulante sexual

Um homem de 58 anos morreu dentro de um motel na cidade de Catu, cerca de 80 km de Salvador. De acordo com a delegacia local, ele estava acompanhado de uma mulher no estabelecimento, na noite de domingo (22), quando passou mal.

Segundo blogs locais, antes de ir ao motel, a vítima teria passado em uma farmácia e comprado um estimulante sexual. A polícia disse que a mulher não viu o homem ingerindo o medicamento e que o resultado da perícia no corpo ainda não foi entregue.
Ainda de acordo com a polícia, o homem morreu dentro do estabelecimento e não chegou a ser socorrido. Ele era natural da cidade de São Sebastião do Passé.
R7

Locutor envolvido com assalto a banco e tráfico é morto dentro de casa na Bahia

O locutor Léo Santos, conhecido como “Léo Fera”, foi assassinado dentro de casa na zona rural do município de Conde, a 180 km de Salvador. O delegado que investiga o homicídio, André Silva, disse ao Aratu Online que o crime aconteceu por volta das 6h30 desta terça-feira (24/1) próximo ao distrito de Altamira.

Léo era dono de uma das vozes mais conhecidas na região, mas tinha envolvimento com o mundo do crime. “Ele começou com pequenos estelionatos, estava envolvido com o tráfico de drogas, roubo, formação de quadrilha e assalto a banco”, relata André.

Ao delegado, a sogra da vítima disse que dois homens encapuzados chegaram e pediram para abrir a porta. O locutor foi atingido por vários tiros e morreu na hora. A Polícia Civil ainda não traçou uma linha de investigação para o assassinato, mas estima que seja acerto de contas.

“Léo não participava diretamente dos assaltos, apenas era informante, como houve aqui na cidade à casa do Prefeito e à uma agência bancária”, diz o delegado sem citar onde aconteceu o último crime. A vítima, ainda segundo Silva, tinha envolvimento com uma quadrilha ligada ao tráfico de Camaçari liderada por Bruno “Cabeça”.
Fonte: Aratu Online

200 presos fogem durante rebelião em presídio de Bauru-SP

Uma rebelião nesta terça-feira no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) Professor Noé Azevedo (antigo Instituto Penal Agrícola) na cidade de Bauru, interior de São Paulo, resultou na fuga de 200 presos, informou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Parte dos presos foi recapturada, mas não há informações sobre o número exato dos que continuam foragidos.

O motim já foi controlado e os policiais fazem buscas na cidade. Um vídeo mostra os fugitivos sendo recapturados.

Um desentendimento entre presos e funcionários da penitenciária começou por volta das 8h30min. Colchões chegaram a ser queimados e o Corpo de Bombeiros enviou sete viaturas ao local. Ninguém ficou ferido.

A penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. O Instituto Penal funciona em regime semiaberto e está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do quilômetro 349, na zona rural.

No regime semiaberto, a pena deve ser cumprida em colônia agrícola ou industrial (ou estabelecimento similar). A pena está atrelada ao trabalho e pode haver redução do tempo de prisão de acordo com o número de dias trabalhados.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo, Daniel Grandoulfo, disse que não há briga de facções no local porque somente integrantes do PCC estão abrigados lá. A principal reclamação dos detentos para a rebelião seria a disciplina rígida.

Boechat: Brasil tem uma república independente há 11 dias em Alcaçuz


Fonte: Band

Bom Jesus da Lapa-BA: PMs executados durante tentativa de assalto a banco são enterrados

Os policiais militares executados por bandidos após serem feitos reféns durante uma tentativa de assalto a banco no município de Bom Jesus da Lapa, na noite de domingo (22), foram enterrados sob comoção na manhã desta segunda-feira (24). O soldado Gilberto Lemos Silva Júnior foi enterrado no Cemitério do Parque Verde, em Bom Jesus da Lapa. Já Everton Oliveira de Santana foi enterrado em um povoado a cerca de 70 quilômetros da cidade.

Policiais militares, amigos e parentes estiveram presente durante a cerimônia no Cemitério do Parque Verde. Como forma de homenagear as vítimas, a Polícia Militar (PM) fez um minuto de sirene com as viaturas. As buscas pelos criminosos continuam na manhã desta terça-feira (24), mas até por volta das 11h, ninguém havia sido preso.

O policial baleado no ataque foi transferido para Salvador na segunda-feira (23). O paciente foi inicialmente removido por um avião do município de Bom Jesus da Lapa. Após pousar na capital, ele foi transportado até o Hospital Geral do Estado (HGE) por um dos helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer).

Fonte: Blog do Sigi Vilares

Ex-prefeito de Pau Brasil é assassinado em Camacan

O ex-prefeito de Pau Brasil, Marcos Rocha, foi assassinado na manhã desta terça-feira (24) no município vizinho, Camacan. O político foi levado para o hospital, mas teria chegado já sem vida à unidade.

Marcos Rocha assumiu o comando da cidade após a morte do prefeito Acácio Cardoso, em 1992, e era irmão do também ex-prefeito Alberto (PT), que governou a cidade entre 2013 e 2016. A polícia militar fez rondas na região, mas não ainda não conseguiu encontrar suspeitos de envolvimento no crime. A informação é do site Políticos do Sul da Bahia.

Em 2012, Rocha chegou a ser preso sob suspeitar de mandar executar o vereador Valderlins Pinheiro.

Fonte: Políticos Sul da Bahia

Polícia faz cerco no Oeste para prender bandidos que mataram PMs em Bom Jesus da Lapa

Uma grande operação policial está sendo feita desde a madrugada desta segunda-feira(24), em várias áreas da região Oeste da Bahia, depois da ação de bandidos que invadiram a cidade de Bom Jesus da Lapa e acabaram provocando pânico à população, matando dois militares e deixando um ferido. A Prefeitura decretou luto oficial por três dias por causa dos crimes.

De acordo com a PM, os soldados Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Junior, que estavam em uma viatura da PM foram tomados como refém pelos criminosos e depois os corpos localizados, dentro do carro, com vários tiros.O soldado José Cardoso Pereira foi atingido no quadril e na perna, sendo atendido e medicado no hospital de Bom Jesus e, de acordo com a PM, não corre risco de morte.

No confronto com a PM, um homem identificado como Tiago da Silva acabou morrendo e os outros bandidos conseguiram fugir, abandonando, ainda, um veículo de cor branca, com vários explosivos no seu interior.

Segundo a polícia, os criminosos fugiram em direção a cidade de Palmas de Montes Alto, deixando na pista vários “miguelitos”, objetos feitos em açõ que provocam grande estrago em pneus dos carros.

Várias unidades da polícia estão em ação, inclusive com o uso de aviões e helicópteros do Grupamento Aéreo da Polícia Militar(Graer), na tentativa de prender os bandidos.

Pelas ruas de Bom Jesus da Lapa, a população relembra os momentos de terror vivido na noite de domingo. Muitos que passeavam pelas ruas ou iam para as suas casas, gravaram áudio com os tiros disparados pelos bandidos. Parte da cidade chegou a ficar sem energia elétrica.

Quando o dia clareou, foi possível ver algumas marcas deixadas pelos tiros. Em um prédio pertencente à Arquidiocese e alugado à uma universidade, há uma marca na parte alta, que, de acordo com testemunhas, foi provocado por um tiro de fuzil.

A polícia ainda apura a real motivação da invasão da cidade pelos bandidos, em uma ação que foi muito parecida com os ataques feitos a bancos. Mas há investigações, também, para apurar se o objetivo era resgatar um traficante preso semana passada, conhecida por Nativinho.

De acordo com a ocorrência, ao fazer policiamento de rotina no bairro Nova Brasília, em Bom Jesus da Lapa, policiais do Pelotão Tático Operacional(PETO), ligados à 38ª Companhia Independente da Polícia Militar(CIPM), fizeram abordagem a um carro e foi verificado que um dos elementos tratava-se de José Nativo Ferreira de Almeida Filho, 21 anos, vulgo “Nativinho” e com ele estavam Cássio Silva Bastos 28, Charles Lima Dos Santos 24, Diógenes Santana dos Anjos 28 e Evan Silva dos Santos 26, com eles foram encontrados: 4 pistolas 380, 1 pistola .40, 1 pistola 9mm, 6 carregadores, 3 Celulares, máscara, 1 fone, 1 alivcate de precissão, 60 munições 380, 15 munições .40 e 16 Munições de 9mm. Foi dado voz de prisão a todos eles que foram conduzidos para 24ª Coordenação de Polícia de Bom Jesus da Lapa.

O #AgoraNaBahia conversou com o delegado de Bom Jesus da Lapa, Gilberto Almeida, que disse estar investigando todas as possibilidades e que nada está descartado. O objetivo inicial, de acordo com ele, é prender o grupo que provocou um clima de terror em Bom Jesus da Lapa.

A Polícia Militar divulgou nota lamentando a morte dos dois policiais militares que estavam em serviço e garante que está trabalhando para prender os autores dos crimes.

É com doloroso pesar que a Polícia Militar da Bahia lamenta profundamente a perda dos policiais militares Everton Oliveira de Santana e Gilberto Lemos Silva Júnior que morreram nesta madrugada (23), no município de Bom Jesus da Lapa, durante o desempenho da nobre missão de proteger a sociedade baiana. Os policiais impediram bravamente um roubo a banco no centro da cidade e trocaram tiros com um grupo de criminosos. Um terceiro policial militar que integrava a guarnição ficou ferido e o quadro de saúde dele é estável. Os soldados Everton e Gilberto foram levados como reféns e assassinados covardemente pelo grupo criminoso. O soldado Gilberto Lemos Silva Júnior, 28 anos, integrava há um ano e sete meses as fileiras da corporação e o soldado Everton Oliveira de Santana, 26 anos, há um ano e oito meses. A Polícia Militar está enlutada e compartilha com as famílias e amigos a dor da perda de dois irmãos de farda, ao tempo que informa a adoção de todas as medidas operacionais para identificar e prender os autores deste crime.

Fonte: ANB