' ANGICO NO AR />

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Acidente com ônibus da banda Mala 100 Alça deixa um morto

Acidente envolvendo um ônibus da banda de forró Mala 100 Alça deixou um homem morto na manhã desta segunda-feira (23), na zona urbana do município de Picos. Testemunhas relatam que o pedestre atravessava a Avenida Deputado Sá Urtiga, na altura do bairro Bomba, quando teria se desequilibrado e em seguida sido colhido pelo ônibus. A vítima teve morte imediata.

O pedestre, identificado José Manoel Ribeiro, seguia de Sorocaba, São Paulo, para Jaicós, município vizinho a Picos, acompanhado da esposa e de uma filha menor de idade. A família fez uma parada antes do destino final em razão de problemas no carro. A esposa contou que o marido atravessava a avenida para ir até um auto peças.

Ainda segundo a família, a vítima tinha 44 anos e era natural do Povoado Peixe, município de Massapê do Piauí. A esposa seria natural da comunidade São João, Padre Marcos. A família veio para o Piauí a passeio. O ônibus seguia de Parnaíba, litoral piauiense, para o município de Araripina, Pernambuco.

Fonte: Grande Picos

Pedreiro aposentado constrói casa de cabeça para baixo

Uma construção um tanto quanto diferente tem chamado a atenção de moradores e visitantes da cidade de São Mateus, no Espírito Santo. Isso porque o pedreiro aposentado Valdivino Miguel da Silva resolveu construir uma casa de cabeça para baixo: telhado, chaminé e caixa d’água se apoiam no chão, para sustentar a obra.

“Trabalhei muito tempo com obras em Colatina [Noroeste do Espírito Santo] e, depois que me aposentei, resolvi fazer uma coisa diferente. Foi quando[ decidi fazer uma casa de cabeça para baixo”, contou à TV Gazeta, do ES.

Apesar de parecer anormal por fora, a casa é “normal” por dentro. O espaço é dividido em quartos, banheiro e cozinha. A construção ainda tem uma porta e janelas de enfeite, que ficam posicionadas no alto. A entrada oficial da casa fica na parte de trás.

Em entrevista à rede de TV, a esposa de Valdivino conta que a ideia não a agradou, a princípio. “Falei para ele que ele era louco. Mas quando ele encasqueta de fazer uma coisa, ele vai e faz”, disse. Já quando pronta, a casa teria ganhado a simpatia da família: “Agora que a casa está pronta eu achei bacana, agora não é mais loucura”, contou Elisabete Clemente.

De tão inusitada, o local teria virado ponto turístico na região. O pedreiro afirmou que a família não vai morar na casa e que ela será alugada.

Fonte: Correio

Bahia tem caso confirmado de febre amarela, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou na noite desta segunda-feira (23) que o estado da Bahia teve sete casos de febre amarela notificados. Desses, um foi confirmado, um foi descartado e os outros cinco seguem sob investigação.
Já a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que tem registro de apenas três casos de suspeita da doença, na cidade de Teixeira de Freitas, localizada no sul do estado.

Ainda no balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, consta que não há registro de mortes na Bahia, e que os casos foram notificados em três municípios, entretanto eles não disseram quais. O Ministério destacou que enviou à Bahia 400 mil doses extras para vacinação preventiva da população na área recomendada.

Prevenção

A Sesab ampliou a vacinação contra febre amarela no extremo sul da Bahia e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. De acordo com a Sesab, considerando a situação epidemiológica da doença no país, com a ocorrência recente de óbitos em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, incluindo regiões que fazem divisa com a Bahia, é necessário reforçar ações de monitoramento, vigilância e controle da doença e intensificando a imunização.

A Sesab também informou que foi incluído na recomendação o reforço vacinal para o município de Vitória da Conquista. A cidade é um importante eixo rodoviário ligado com o norte e nordeste de Minas Gerais, onde estão localizados os municípios com ocorrência de casos e óbitos por febre amarela. A população de Vitória da Conquista chegou a reclamar sobre a falta de vacina contra a doença na região.

Segundo a secretaria, embora o fluxo rodoviário não seja uma indicação para vacinação da população, pela intensidade migratória diária e pelas fortes relações de saúde entre as duas regiões, Vitória da Conquista foi incluída na lista das cidades com indicativo de intensificação vacinal seletiva.

Boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco a partir de março

Quem perder o prazo para pagar algum boleto poderá procurar qualquer banco ou correspondente bancário que tiver aderido à nova plataforma de pagamentos a ser implementada a partir de março, segundo previsão da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

"A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação.

De acordo com a associação, o sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado. Com a mudança, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos.

Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com aqueles que constam no sistema a ser implantado, a operação é validada.

"Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias", afirma a Febraban.

Fonte: G1

Matrículas para a rede estadual de ensino começam no dia 24 de janeiro

As matrículas de alunos para a rede estadual de ensino da Bahia começam a partir do dia 24 de janeiro. A informação foi divulgada pela Secretaria de Educação da Bahia. O processo de renovação de matrícula dos alunos que permaneceram nas instituições que já frequentavam foram encerradas no dia 30 de dezembro.

O calendário de matrícula começa com a transferência de estudantes que precisam mudar da escola, por problemas como falta de vagas ou mudança de endereço. Entre os dias 25 e 27, ocorre a matrícula para os alunos que já são da rede pública e ingressam na rede estadual.

A partir do dia 27, começam as matrículas de alunos novos. No dia 27, é a vez dos estudantes do ensino fundamental que entram para a rede pública estadual. Já entre os dias 30 e 31 de janeiro, será feita a matrícula dos alunos que eram da rede particular, mas farão o ensino médio em escolas da rede estadual.

A Secretaria da Educação disponibiliza o Sistema de Matrícula Online, por meio do qual os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a matrícula pela internet em Salvador e mais 26 municípios do interior. As cidades participantes são Barreiras, Barro Preto, Barrocas, Brejões, Camaçari, Catu, Dias D’Ávila, Encruzilhada, Eunápolis, Feira de Santana, Glória, Gongogi, Ipirá, Itaberaba, Itapetinga, Lamarão, Luís Eduardo Magalhães, Macajuba, Madre de Deus, Mundo Novo, Paulo Afonso, Porto Seguro, São José da Vitória, Serrinha, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Em Salvador e Camaçari, se o aluno não tiver acesso a internet, poderá realizar a matrícula pela WEB utilizando o computador da própria escola onde está matriculado.

Documentação
Para efetuar a matrícula, é preciso apresentar os seguintes documentos: original do histórico escolar ou atestado de escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo histórico em até 30 dias); original e cópia da certidão de registro civil ou da carteira de identidade (RG); original e cópia do CPF, original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura) e o código do SETPS (constante no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

O ano letivo de 2017 na rede estadual começa no dia 06 de fevereiro. De acordo com o calendário escolar divulgado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, serão realizados 200 dias letivos. O recesso para o Carnaval será de 24/02 a 1º de março, o recesso da Semana Santa, de 13 a 16 de abril, e o recesso junino, de 22 a 25 de junho. O último dia letivo será 13 de dezembro de 2017.

Homem morre em motel da Bahia; suspeita é de que ele tenha tomado estimulante sexual

Um homem de 58 anos morreu dentro de um motel na cidade de Catu, cerca de 80 km de Salvador. De acordo com a delegacia local, ele estava acompanhado de uma mulher no estabelecimento, na noite de domingo (22), quando passou mal.

Segundo blogs locais, antes de ir ao motel, a vítima teria passado em uma farmácia e comprado um estimulante sexual. A polícia disse que a mulher não viu o homem ingerindo o medicamento e que o resultado da perícia no corpo ainda não foi entregue.
Ainda de acordo com a polícia, o homem morreu dentro do estabelecimento e não chegou a ser socorrido. Ele era natural da cidade de São Sebastião do Passé.
R7

Locutor envolvido com assalto a banco e tráfico é morto dentro de casa na Bahia

O locutor Léo Santos, conhecido como “Léo Fera”, foi assassinado dentro de casa na zona rural do município de Conde, a 180 km de Salvador. O delegado que investiga o homicídio, André Silva, disse ao Aratu Online que o crime aconteceu por volta das 6h30 desta terça-feira (24/1) próximo ao distrito de Altamira.

Léo era dono de uma das vozes mais conhecidas na região, mas tinha envolvimento com o mundo do crime. “Ele começou com pequenos estelionatos, estava envolvido com o tráfico de drogas, roubo, formação de quadrilha e assalto a banco”, relata André.

Ao delegado, a sogra da vítima disse que dois homens encapuzados chegaram e pediram para abrir a porta. O locutor foi atingido por vários tiros e morreu na hora. A Polícia Civil ainda não traçou uma linha de investigação para o assassinato, mas estima que seja acerto de contas.

“Léo não participava diretamente dos assaltos, apenas era informante, como houve aqui na cidade à casa do Prefeito e à uma agência bancária”, diz o delegado sem citar onde aconteceu o último crime. A vítima, ainda segundo Silva, tinha envolvimento com uma quadrilha ligada ao tráfico de Camaçari liderada por Bruno “Cabeça”.
Fonte: Aratu Online

200 presos fogem durante rebelião em presídio de Bauru-SP

Uma rebelião nesta terça-feira no Centro de Progressão Penitenciária (CPP3) Professor Noé Azevedo (antigo Instituto Penal Agrícola) na cidade de Bauru, interior de São Paulo, resultou na fuga de 200 presos, informou o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom).

Parte dos presos foi recapturada, mas não há informações sobre o número exato dos que continuam foragidos.

O motim já foi controlado e os policiais fazem buscas na cidade. Um vídeo mostra os fugitivos sendo recapturados.

Um desentendimento entre presos e funcionários da penitenciária começou por volta das 8h30min. Colchões chegaram a ser queimados e o Corpo de Bombeiros enviou sete viaturas ao local. Ninguém ficou ferido.

A penitenciária tem capacidade para 1.124 internos, mas estava com 1.427 presos. O Instituto Penal funciona em regime semiaberto e está localizado na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, altura do quilômetro 349, na zona rural.

No regime semiaberto, a pena deve ser cumprida em colônia agrícola ou industrial (ou estabelecimento similar). A pena está atrelada ao trabalho e pode haver redução do tempo de prisão de acordo com o número de dias trabalhados.

O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de São Paulo, Daniel Grandoulfo, disse que não há briga de facções no local porque somente integrantes do PCC estão abrigados lá. A principal reclamação dos detentos para a rebelião seria a disciplina rígida.

Boechat: Brasil tem uma república independente há 11 dias em Alcaçuz


Fonte: Band