Além de possuir especializações, também em EAD, é Mestre em Ensino de Matemática pela PUC-SP. Autor de artigos publicados em revistas eletrônicas e resumo em anais. Participação em congressos. Autor do livro Etnomatemática - multiculturalismo em sala de aula: a atividade profissional como prática educativa.
Numa linguagem simples, como a vida é simples, mas torna emocionante quando valorizamos os relacionamentos, as situações mais simples da vida, tornando-as ricas.
Boa Leitura!
Escritor Evanilton Rios Alves é um prazer contarmos com a sua participação na Revista Divulga Escritor, conte-nos como surgiu inspiração para o seu livro “O encontro: destino, coincidência ou construção”?
Evanilton Alves - Este já é o meu segundo livro. O primeiro foi realizado sobre a ótica da Educação Matemática. Este, por sua vez é um romance e real. Então, a inspiração está na forma de pensar no real, de valorizar o que temos a nossa volta, o que podemos ser e fazer. Não foi difícil encontrar motivação. Foi trabalhoso, mas sendo uma história real ficar e sentir, o mesmo que ter prazer, nunca mais difícil do que organizar a gramática para fazer as minhas ideias serem entendidas pelo leitor.
Quais os principais desafios para construção do enredo que compõe a obra?
Evanilton Alves- O Rafael, personagem principal é de família grande, também com muitas pessoas a sua volta. Então para o contexto da história, tive que juntar muitos nomes e todos homônimos, além da rede de relacionamentos de amizade e de trabalho. Reunir tudo isto e manter o caráter real, não me perder pelos doze capítulos, foi um grande desafio.
Em quanto tempo o livro foi escrito?
Evanilton Alves- Dois anos e meio.
Qual a mensagem que você quer transmitir ao leitor através da leitura do livro?
Evanilton Alves- Numa linguagem simples, como a vida é simples, mas torna emocionante quando valorizamos os relacionamentos, as situações mais simples da vida, tornando-as ricas. Um encontro, que acredito é destino, com algumas coincidências, mas especialmente porque construímos o nosso destino, temos nosso livre arbítrio.
O que mais o encanta em “O encontro: destino, coincidência ou construção”?
Evanilton Alves - Como bem colocou o meu amigo escritor Dias Campos, que prefaciou o livro,
“Como tudo se encadeia em a natureza, o percorrer de todo esse pedregoso caminho acabaria por satisfazer ao caprichoso juiz do tempo. E Rafael, dobrando uma determinada curva do destino, mereceria O encontro de sua vida, a doce realização que lhe fora prometida antes mesmo de nascer.”
Nunca desistir do destino, não temos a dimensão das coisas, mas sabemos e podemos construir pelas vias da moral e da ética a história de cada um. Enxergar valores nas pessoas e nas situações a sua volta. Acreditar nas possibilidades e oportunidades, mesmo que o outro tenha lá os seus defeitos e faça tornar um pouco mais difícil a sua trajetória, mas nunca desistir de praticar o bem.
Descreva o livro em duas palavras
Evanilton Alves- Encontros e desafios.
Onde podemos comprar o seu livro?
Evanilton Alves- Pelo site do Clube de Autores, nas modalidades Papel e Ebook, https://www.clubedeautores.com.br/book/225185--O_encontro#.WGHGNlMrLIW e principais livrarias conveniadas.
Que tipos de textos gostas de ler?
Evanilton Alves- Quando me dá prazer, sempre me enriquece, leio tudo que possa aprender, aproveitar para tirar alguma lição por mais simples que seja. Como viajar, gostar do local e aproveitar o máximo, assim ter o retorno investido e não estou falando de valor financeiro, mas do prazer em aproveitar as situações.
O que mais a encanta na leitura destes tipos de textos?
Evanilton Alves- A narração das situações, de forma clara e colhida do real saber do escritor.
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Evanilton Rios Alves. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Evanilton Alves- Acredite no seu poder de escrever, nem que seja a sua própria história. Nunca deixe alguém dizer ou afirmar, deixando você desacreditar no seu potencial. Especialmente, você vai gostar da história de Rafael, também vai enxergar uma relação com muitas histórias de pessoas a sua volta.
Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Fonte: Portal Literário