De acordo com especialistas da companhia, o golpe segue o padrão de ataques da rede social, em que o usuário recebe uma mensagem de contatos conhecidos ou de algum grupo, convidando a clicar no anúncio falso. A mensagem, que utiliza o contexto do mês do Dia das Mães para atrair a vítima, afirma que ainda é possível ganhar descontos na loja, como um vale-compras no valor de R$ 500.
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página que diz que ele foi um dos selecionados para ganhar o voucher e que pode utilizar o benefício até o dia 20 de maio. Para liberar o desconto, porém, o usuário é orientado a compartilhar o link do cupom com dez amigos ou com três grupos diferentes do WhatsApp.
Em seguida, o usuário é encaminhado para se cadastrar em sites maliciosos, que efetuam cobranças indevidas ou baixam apps falsos que podem “infectar o smartphone ou deixa-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro”. A armadilha conta ainda, com comentários que elogiam a promoção, para dar um aspecto de veracidade ao golpe.
Para se proteger do golpe, os especialistas recomendam a instalação de um antivírus com a função de “antiphishing” instalada. Além disso, aconselham que o usuário mantenha o sistema operacional dos smartphones sempre atualizado, faça download somente de apps em lojas oficiais, como a Google Play, e desconfie de promoções exageradas que chegam por mensagens.
Fonte: InfoMoney