O fim do habitual chip ocasionará outra solução virtual. De acordo com as informações do Financial Times, as duas empresas estão em contato com a GSMA, associação responsável pelo controle do sistema telefônico, GSM, utilizado pela maioria das operadoras de telefonia do mundo. As empresas têm como objetivo a criação do E-SIM, tecnologia que permite ao usuário trocar de operadora do celular sem precisar trocar o chip do seu aparelho.
A sigla E-SIM é referente a “embedded SIM”, que em tradução livre seria “Sim incorporado”. Nesse caso, o usuário não terá mais acesso ao chip do celular, já que poderá trocar de operadora sem precisar mexer no seu smartphone.
Por enquanto o chip tradicional deve continuar a dominar o mercado, pois ainda é bastante utilizado no mundo todo. Mas, grandes operadoras como a Etisalat, Hutchison Whampo, Orange, Telefónica, Vodafone, AT&T, Deutsche Telekom decidiram apoiar o E-SIM e se mais operadoras e fabricantes optarem por apoiar o padrão E-SIM, o chip SIM que conhecemos deve cair em desuso.
Fonte: Noticias 2