' ANGICO NO AR: Estudante coiteense desenvolve sistema que faz moto funcionar somente com uso de capacete (vídeo) />

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Estudante coiteense desenvolve sistema que faz moto funcionar somente com uso de capacete (vídeo)

Um projeto desenvolvido pelo estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Polivalente de Conceição do Coité, Marcelo Oliveira Pinto, 16 anos, com o apoio da também estudante Poliana Mascarenhas de Abreu, da mesma idade, despertou interesse do Calila Noticias em apresentar o projeto que pode revolucionar o mercado motociclista.

Marcelo com um toque de mágica desenvolveu em apenas quatro dias um sistema onde o motociclista só funciona o veículo se ele estiver usando capacete, e após funcionar se retirar o capacete a moto interrompe.

Em entrevista ao CN ‘professor pardal’ ou melhor ‘aluno pardal’ disse que a ideia nasceu no ano passado quando um acidente de moto deixou gravemente ferido o amigo Leonardo Santos, que ficou vários dias em coma por que estava pilotando a moto sem capacete.” Isso nos deixou muito tristes. Minha colega Poliana perguntou se não era possível inventar algo que não permitisse o funcionamento da moto, caso o condutor estivesse sem o capacete. Passamos a pesquisar sobre acidentes de trânsito, principalmente os que envolvem motocicletas que estão bem comuns na nossa cidade e praticamente em todo o pais, pois o que se ouve é notícia de acidente envolvendo motos”, relatou Marcelo.


Preocupada com o grande número de acidente, Poliana provocou Marcelo a desenvolver o projeto.
A partir da sugestão de Poliana, ambos se uniram em prol de desenvolver o projeto.”Fizemos amplas pesquisas na internet e em revistas para nos aprofundarmos mais no assunto, depois de várias tentativas conseguimos acoplar ao capacete um dispositivo que é acionado quando colocado na cabeça, quando é possível ligar a moto”, explica o jovem que acredita na possibilidade de diminuir os danos que um acidente pode causar, deixando esse meio de transporte mais seguro.

O foco da ideia é pela segurança contra acidentes, mas serve também para evitar furto, pois, se o bandido chegar usando outro capacete a moto não funciona, pois cada capacete precisa ter um sistema rádio transmissor interligado com a motocicleta e não reconhece outro.


Mãe de Poliana a professora Tereza Cristina Mascarenhas também é orientadora e acompanhado os jovens nos eventos.
Com o protótipo, os estudantes foram convidados a participar da Feira de Ciências da Bahia – FECIBA em outubro do ano passado onde foram premiados pela ideia e conseguiram através do Governo do Estado todo suporte para participarem de outro evento do setor que aconteceu em Fortaleza – CE no mês de maio deste ano, e lá mais uma vez foram classificados para apresentarem o projeto na Amostratec Feira de Ciências em Novo Hamburgo – RS entre os dias 26 a 30 de outubro 2015.
Veja o vídeo:

Fonte: Calila Noticias / Imagens arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário