As buscas as vítimas da tragédia em Lajedinho, na Chapada Diamantina, interior da Bahia, foram encerradas terça-feira (10), após ser encontrado o corpo da menina de 10 anos, última desaparecida, segundo a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec).
O prefeito de Lajedinho concluiu o levantamento dos prejuízos causados pela forte chuva que destruiu a cidade no último sábado (7). Cerca de R$ 28 milhões serão necessários para reconstruir o município após o temporal que matou 17 pessoas e deixou cerca de 800 desabrigadas.
O governador Jaques Wagner, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e os secretários estaduais Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano), Moema Gramacho (Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza) e Rui Costa (Casa Civil), estiveram nesta segunda-feira (9), em Lajedinho, na Chapada Diamantina, para avaliar a situação da cidade atingida por uma forte chuva na noite de sábado (7). Durante o temporal, 202 casas foram destruídas, 17 pessoas morreram, 840 estão desabrigadas, uma pessoa ainda está desaparecida.
A Defesa Civil do Estado vai decretou situação de emergência no município. Para atender as vítimas, um centro de operações foi montado na Escola Ana Lúcia de Lima e voluntários da Cruz Vermelha ajudam no atendimento e distribuição de cestas básicas, água, remédios e cobertor.
A prefeitura de Lajedinho, no centro-norte da Bahia, que, neste sábado (7), sofreu com fortes chuvas (veja aqui), abriu uma conta no Banco do Brasil, chamada SOS Lajedinho, para ajudar as vítimas. A agência bancária é 0595-9 e a conta corrente, 40.000-9.