Participaram do 2º Seminário de Experiências do Pacto Bahia em Salvador nos dias 03 e 04/12/2013, a Orientadora de Estudos do Pacto no município de Mairi, Maria Camila Cerqueira, a Professora Alfabetizadora, Luciana Silva e a Superintendente da Educação Básica do nosso município, Ana Conceição Borges, representando o Secretário Municipal da Educação.
Este Seminário surgiu da necessidade de socializar as experiências do trabalho formativo, mediante fortalecimento das práticas pedagógicas alfabetizadoras vinculadas à Proposta Pedagógica do Pacto, objetivando além de avaliar a implementação do Pacto com municípios e seus efeitos na sala de aula 2013, promover a integração das redes de aprendizagens do Programa, por meio da socialização de histórias, saberes e fazeres docentes, bem como fortalecer boas práticas alfabetizadoras com base nas experiências pedagógicas vinculadas às propostas didáticas de Alfabetização com Letramento e de Alfabetização Matemática.
Nesta quarta-feira os trabalhos continuaram durante todo o dia. Orientadores de Estudos, Professores Alfabetizadores, Formadores Estaduais e Gestores Municipais socializaram as práticas exitosas alcançadas durante o ano letivo de 2013 através do Pacto.
“Estou cada dia mais encantada com as Propostas de Alfabetização do Pacto, e ouvir que o Pacto de Mairi foi destaque neste ano de 2013, me estimula ainda mais. E posso afirmar que foi mesmo destaque, pois acompanhei de perto o avanço de nossos pequeninos e presenciar crianças de 1º ano lendo fluentemente e saber que fiz parte neste processo juntamente com as Professoras Alfabetizadoras que se doaram para que esta aprendizagem fosse realmente efetiva, é muito gratificante. Acredito que cumprimos mais um compromisso assumido de colher bons frutos, apresentando resultados concretos”, afirma emocionada a Orientadora de Estudos do Pacto do nosso município, Professora Maria Camila Cerqueira.
Participando do Evento, a Superintendente da Educação Básica ficou maravilhada com o Programa e a sua aplicação de maneira eficaz, tornando possível a criança ser alfabetizada logo no primeiro ano, mas para isso depende do amor, da dedicação e do profissionalismo e responsabilidade por parte de todos os profissionais que participam deste processo.
Como não podia ser diferente a emoção, a Professora Luciana Nascimento agradece a oportunidade de participar de um evento tão grandioso, onde foi possível trocar experiências, as quais irão enriquecer ainda mais o seu trabalho para o ano letivo de 2014.
Como afirma Nóvoa, “o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade”. E esta foi um das principais metas da Gestão atual para 2013, pretendendo superar em 2014.