' ANGICO NO AR: Falsa médica presa em flagrante na BA após usar registro de outra profissional forjou a própria morte com certidão de óbito />

domingo, 12 de novembro de 2023

Falsa médica presa em flagrante na BA após usar registro de outra profissional forjou a própria morte com certidão de óbito

Mulher é presa por suspeita de exercer a medicina de forma ilegal no sudoeste da Bahia - Foto: Reprodução/TV Bahia
A falsa médica presa em Vitória da Conquista, cidade do sudoeste da Bahia, forjou a própria morte e falsificou uma certidão de óbito, em setembro deste ano. Leiliana Cerqueira Vidal foi detida na sexta-feira (10), enquanto realizava atendimentos de pediatria em uma clínica. Neste sábado (11), a prisão decretada inicialmente em flagrante foi convertida em preventiva, conforme a Polícia Civil (PC).

O delegado Odilson Pereira, responsável pelas investigações do caso, afirmou ao g1 que a verificação do documento será feita na segunda-feira (13) e caso tenha sido registrada a morte da suspeita, ele vai solicitar que o atestado de óbito seja anulado.

A certidão informa que Leiliana morreu em 8 de setembro de 2023, às 19h03, em decorrência de "AVC hemorrágico, hipertensial arterial e parestesia total". O registro oficial foi feito seis dias depois, constando que a suposta falecida não deixou bens, nem herdeiros.

"Ela assinava como falsa médica e declarou o óbito dela própria. Ela nos informou que a finalidade era para que depois a defesa apresentasse o atestado de óbito informando a morte nos processos em que ela já respondia pelos mesmos crimes", disse o delegado.

O g1 tenta localizar a defesa da investigada, que já foi presa pelo mesmo crime em Tanhaçu, em agosto deste ano, e em Brumado, onde ela se passava por ginecologista, conforme Odilson.

De acordo com a PC, o registro profissional que a investigada utilizava para exercer a medicina de modo ilegal está regular e pertence a Luciana Silva Amaral, que atua em Salvador atendendo a todos os requisitos legais.

Segundo o delegado, ao saber que o nome dela estava sendo indevidamente usado, a verdadeira médica registrou boletim de ocorrência na capital baiana e também procurou o Conselho Regional de Medicina (Cremeb). A partir disso, a polícia iniciou as investigações e prendeu Leiliana, que ela também uma carteira da entidade, além de um diploma - tudo foi apreendido durante a operação.

Ainda conforme Odilson Pereira, a mulher diz que é enfermeira, formada por uma faculdade privada de Vitória da Conquista, porém, a polícia aguarda que a instituição confirme que ela, de fato, estudou no local.

Leiliana Cerqueira atuava ilegalmente como pediatra e atendia cerca de 200 crianças por mês em uma clínica privada dentro de um shopping de Vitória da Conquista, que é o terceiro maior município da Bahia. Ela cobrava R$ 240 por consulta particular.

Conforme a polícia, Leiliana tinha contratos em diversos hospitais e clínicas da região, e um deles percebeu que havia possibilidade de documentos apresentados por ela eram falsificados, acionando o Cremeb. O g1 entrou em contato com a entidade e aguarda retorno.

Por meio de nota, o Cremeb informou que a prisão da falsa médica contou com a colaboração da sua Representação Regional no Sudoeste, localizada em Vitória da Conquista. Ainda na nota, o órgão disse que o representante da regional recebeu uma denúncia sobre uma possível falsa médica e encaminhou as informações à polícia.

No consultório onde ela foi presa, a polícia apreendeu dois celulares, notebook, carimbo profissional, estetoscópio, receituário, além do documento do Cremeb e RG falsificados. A polícia solicitou mandado de busca e apreensão na residência da suspeita, para obter mais informações que possam colaborar com as investigações.

Leiliana deverá responder por estelionato, falsidade de documento público e falsa identidade. “Ela já fez diversas vítimas, como na cidade de Tanhaçu, Brumado, talvez em outras cidades e estados. Por isso, solicitamos a decretação da prisão preventiva, tendo em vista a reincidência e a periculosidade dela”, afirmou Odilson.

Falsa médica forjou atestado de óbito em setembro deste ano  Foto: Divulgação/Polícia Civil
Fonte: g1 Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário