' ANGICO NO AR: Ciência descobriu um jeito de bloquear espermatozoides sem camisinha />

terça-feira, 24 de maio de 2016

Ciência descobriu um jeito de bloquear espermatozoides sem camisinha


Além da pílula anticoncepcional, a camisinha é outro método contraceptivo bastante eficaz, prático e barato que funciona como um escudo que evita que o espermatozoide chegue até o óvulo. Se você não pode tomar a pílula, está em um relacionamento fixo, já realizou exames com seu parceiro, mas quer abandonar o uso do preservativo sem correr riscos de engravidar, saiba que, no futuro, esse desejo pode se realizar.

Um recente estudo em fase preliminar desenvolveu um novo mecanismo que bloquearia o espermatozoide no corpo da mulher, sem o uso de camisinha. Quando a mulher ovula, os óvulos criam uma espécie de revestimento proteico que captura o espermatozoide e o leva para a fecundação. Em laboratório, os pesquisadores criaram um revestimento sintético que, inserido no útero, chegaria ao espermatozoide antes do revestimento biológico, impedindo a fertilização.

Os testes funcionaram como esperados em ratos, mas ainda existe um longo caminho para conhecer a dosagem ideal e os efeitos colaterais do tratamento em humanos, como possíveis impactos no humor e no corpo da mulher, mesmo não sendo baseado em um procedimento que envolve hormônios.

O trabalho científico abre uma nova porta para possibilidade do abandono do anticoncepcional e da camisinha para evitar uma gravidez indesejada, mas não protegeria a mulher de doenças sexualmente transmissíveis, mantendo o preservativo ainda necessário para relações íntimas sem parceiro fixo.

Por Bolsa de Mulher (Redação - Pablo Nobuo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário