' ANGICO NO AR: Traficantes executam jovem em Salvador e divulgam vídeo no WhatsApp (vídeo) />

quinta-feira, 19 de julho de 2018

Traficantes executam jovem em Salvador e divulgam vídeo no WhatsApp (vídeo)

A execução a tiros não foi o suficiente. A barbaridade teve que ser filmada e disseminada como mais uma demonstração de força contra rivais. Em um vídeo que circula no aplicativo WhatsApp, o rapaz arrastado seminu e depois executado seria o jovem Mateus Paranhos da Silva, 22 anos, encontrado na noite desta quarta-feira (18) com pelo menos cinco tiros na localidade de Baixa da Égua, no bairro do Engenho Velho da Federação.

Apesar de moradores do local afirmarem que o rapaz do vídeo é Mateus, a Polícia Civil não confirmou, mas disse que, em relação à morte dele, ainda não há autoria e motivação para o crime. O Correio* apurou com moradores que o rapaz sofreu uma emboscada, porque circula nas redes sociais uma foto dele fazendo com uma das mãos a saudação da facção Bonde do Maluco (BDM). A área onde o corpo de Mateus foi encontrado é dominada pela rival Comando da Paz (CP).

Ainda de acordo com a Polícia Civil, parentes de Mateus disseram que ele foi chamado por um amigo para sair e que depois de um tempo, o corpo foi jogado na Rua Neide Gama, transversal da Baixa da Égua, em frente à Escola Municipal Vale da Federação, onde o tráfico de drogas é controlado pela CP. Mateus morava na Localidade do Forno, onde o tráfico é dominado pela facção BDM. Segundo moradores, ele foi capturado e morto por um grupo de homens que o levaram até o território do CP. O caso é apurado pelo Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). O Correio* esteve mais de uma vez na manhã desta quinta-feira (19) no Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML) e não encontrou os parentes de Mateus.

Vídeo
O vídeo que circula no WhatsApp tem 19 segundos e foi gravado à noite. O rapaz aparece sendo arrastado em um beco, com as mãos amarradas para trás, puxado pela única peça de roupa – uma camisa rosa. O rosto dele aparentava estar inchado, possivelmente, por conta de agressões. Em seguida, é possível ver o rapaz numa roda com outros homens. Alguém grita: “calma desgraça, calma desgraça” e pelo menos cinco tiros são escutados no áudio, seguido de um barulho de correria. Depois disso, a gravação é encerrada. Ainda de acordo com o rapaz da barbearia, Mateus e um amigo estavam numa moto e passavam na Avenida Cardeal da Silva, pouco depois das 19h. Mateus, que pilotava a moto, foi surpreendido por um grupo, que saiu de um beco em frente ao campus da Universidade Católica do Salvador (Ucsal). “Tava tudo engarrafado e os caras surgiram do nada e bafaram (sic) ele da moto e o levaram para o beco que dá na Baixa da Égua. O amigo dele conseguiu fugir, mas não sei como”, relatou o rapaz.

Atenção: o vídeo abaixo contém cenas fortes.