' ANGICO NO AR: Tsunami atinge ilha indonésia após terremoto de 7,5 graus (vídeos) />

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Tsunami atinge ilha indonésia após terremoto de 7,5 graus (vídeos)

Uma série de terremotos abalou a ilha indonésia de Sulawesi nesta sexta-feira (28) e levou à formação de um tsunami que varreu casas em pelo menos duas cidades. As ondas chegaram a até 2 metros, e depois recuaram, segundo funcionários do governo. As autoridades confirmaram que há mortos após a passagem do tsunami, mas ainda não existe um balanço oficial. A Indonésia havia declarado um alerta de tsunami após o mais forte dos terremotos, que registrou magnitude 7,5, mas o suspendeu cerca de meia hora depois. O abalo foi seguido por vários tremores, incluindo um de magnitude 6,7.

O porta-voz da agência indonésia para desastres, Sutopo Purwo Nugroho, disse em uma entrevista na TV que o tsunami atingiu praias em Palu, que é capital da província de Sulawesi, e a vizinha cidade pesqueira de Donggala, mais próxima do epicentro do terremoto, a 27 km de distância. Mais de 600 mil pessoas vivem nas duas cidades. “O terremoto e o tsunami causaram várias vítimas … relatos iniciais mostram que vítimas morreram nos escombros de um prédio que caiu”, disse a repórteres. “O número de vítimas e o impacto total ainda estão sendo calculados.” Ele afirmou ainda que o desastre causou uma queda de energia que interrompeu as comunicações em Donggala e áreas adjacentes. O Ministério das Comunicações está trabalhando para reparar 276 estações de eletricidade.

Momento do tsunami na Indonésia

Vídeos que circulam em redes sociais mostram o momento em que uma onda invade a área costeira na ciade de Palu. A imprensa local não conseguiu confirmar a autoria e autenticidade do vídeo até o meomento, mas as imagens coincidem com os arredores de um shopping na cidade de Palu, e o funcionário de um museu na cidade confirmou ao jornal “Jakarta Post” que a área foi atingida, antes de a telefonia falhar. O porta-voz da agência de desastres disse que casas foram varridas e famílias foram dadas como desaparecidas.

“O corte nas telecomunicações e a escuridão estão dificultando os esforços para obter informações”, disse o porta-voz. “Toda capacidade nacional será usada e, amanhã de manhã, vamos mandar aviões Hércules e helicópteros para prestar assistência nas áreas afetadas pelo tsunami.” A TV indonésia mostrou um vídeo de celular em que uma onda poderosa atinge Palu, com pessoas gritando e correndo com medo. O aeroporto de Palu suspendeu as operações por 24 horas devido a danos causados ??pelo terremoto, segundo a AirNav, que supervisiona o tráfego aéreo na Indonésia. Mais cedo, informações preliminares indicavam que hvia uma morte e 10 feridos, além de dezenas de casas danificadas. Não há no momento, no entanto, um balanço oficial de vítimas.

Veja os vídeos abaixo: