' ANGICO NO AR: Campanha do Hemoba em Feita esta semana />

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Campanha do Hemoba em Feita esta semana

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) registra redução nos estoques de bolsas de sangue e faz apelo para que a população compareça aos postos de coleta para doar e ajudar a manter a cobertura do serviço de transfusão nos hospitais e unidades de saúde do estado. A baixa nos estoques se dá pela menor incidência de candidatos à doação em períodos chuvosos, situação observada anualmente pela instituição.

O diretor geral da Fundação, Marinho Marques destaca que é extremamente importante a presença dos voluntários regularmente. “O sangue não pode ser fabricado e é insubstituível. Os pacientes que precisam, só conseguem graças à generosidade de quem doa. Nessa época do ano temos uma grande preocupação, pois com as chuvas e a incidência dos feriados, a tendência é diminuir os estoques”, explicou o médico.

A Hemoba possui 29 unidades de coleta distribuídas em todo o estado; destas, quatro são unidades móveis (Hemóveis) que percorrem o território baiano com o objetivo de se aproximar do doador e ampliar a cobertura do serviço. Os interessados em doar sangue devem ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Além disso, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura.

FEIRA DE SANTANA

Onde: No estacionamento do Núcleo Regional de Saúde (Antiga DIRES)
Quando: 07, 08 e 11 de maio (segunda, terça e sexta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Onde: Na Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC
Quando: 09 a 10 de maio (quarta e quinta-feira)
Funcionamento: das 8h às 17h

Obs.: Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
Com informações do blog Central de Policia