' ANGICO NO AR: Localidades de Umbuzeiro e Angico, mais 21 cidades baianas como Jacobina e Tapiramutá, já estão em regime preventivo de racionamento de água />

terça-feira, 11 de abril de 2017

Localidades de Umbuzeiro e Angico, mais 21 cidades baianas como Jacobina e Tapiramutá, já estão em regime preventivo de racionamento de água

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou ontem (10) que 21 cidades do estado já “estão em regime preventivo de racionamento”, como Vitória da Conquista, Morro do Chapéu, Jacobina e Seabra. A medida foi tomada devido à diminuição do nível dos mananciais utilizados para o abastecimento dessas cidades, entre barragens, açudes, rios e poços.

O período de estiagem, enfrentado por mais da metade dos municípios baianos, levanta a possibilidade de um racionamento, inclusive, na capital da Bahia, Salvador.

Em nota, a Embasa explicou que esses 21 municípios já estão recebendo menos água que o normal e, consequentemente, muitas casas já estão sem água na torneira em alguns dias da semana. Por isso, a população destas cidades está racionando a água distribuída, instalando caixas d'água com capacidade menor e evitando o desperdício – como no uso para irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas e áreas externas.

Confira a lista completa de cidades que estão em regime preventivo de racionamento:

Vitória da Conquista, Belo Campo, Queimadas, Santaluz, Senhor do Bonfim, Jacobina, Jaguarari, Caldeirão Grande, Andorinha, Itiúba, Ponto Novo, Filadélfia, Seabra, Brotas de Macaúbas, Ibitiara, Novo Horizonte, Bonito, Palmeiras, Tapiramutá, Entre Rios e Morro do Chapéu, além das localidades de Angico (distrito de Mairi), Umbuzeiro (distrito de Mundo Novo) e Altamira (distrito de Conde).
Fonte: Bocão News