' ANGICO NO AR: Eleitores são convocados para recadastramento biométrico na Bahia />

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Eleitores são convocados para recadastramento biométrico na Bahia

Eleitores com inscrição eleitoral em Ipirá, Tucano, Ribeira do Pombal, Pintadas, Santo Estevão e em mais 47 cidades baianas serão convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), para comparecer aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral na Bahia e realizar o recadastramento biométrico obrigatório. O chamado começa a partir desta quarta-feira (1º).

De acordo com o TRE-BA, o procedimento tem por objetivo oferecer mais segurança ao processo eleitoral e, além disso, compor futuramente o banco de dados do Registro Civil Nacional (RCN), que visa unificar informações dos principais documentos utilizados pelos brasileiros.

O TRE informou que estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores convocados pela Zona Eleitoral que esteja executando o procedimento na modalidade extraordinária, no período informado, inclusive aqueles cujo voto é facultativo e já possuem título (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos de idade).

O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral terá o título cancelado. O procedimento de recadastramento dura, em média, 15 minutos, e pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Durante o período, são realizadas cinco etapas, que consiste em: coletar as digitais de todos os dedos das mãos, fazer registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de um novo título. De acordo com a Coordenadoria de Eleições (COELE), dos 10.562.420 eleitores aptos na Bahia, 1.499.133 já realizaram a biometria, acumulando um percentual de 14,194%.