' ANGICO NO AR: Destino carcerário de Garotinho pode mudar após ser encontrado diploma universitário suspeito />

domingo, 20 de novembro de 2016

Destino carcerário de Garotinho pode mudar após ser encontrado diploma universitário suspeito

O grau de escolaridade do ex-governador Anthony Garotinho foi posto em cheque após ser encontrado inconsistências em datas, horas e documentos do seu diploma universitário. Afirmando ser formado em Teologia, o grau de instrução poderá interferir na decisão sobre a destinação de Garotinho dentro do sistema carcerário. Detentos com curso superior que aguardam julgamento ficam em Bangu 8, mais confortável que outros presídios do sistema.

Na madrugada deste sábado(19), o ex-governador foi transferido do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, para um hospital particular na Zona Norte do Rio. Depois que ele for submetido a acompanhamento médico e realizar os exames necessários, poderá ficar em prisão domiciliar.


Garotinho alega ter feito a graduação na Fatun, em um processo julgado em 2014 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Nos autos, ele informou que o diploma foi expedido pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), em Roraima, que tem parceria com a Fatun. Em publicação em seu blog, no entanto, apresentou como prova de conclusão do ensino superior o diploma de uma terceira instituição: o Instituto de Ensino Evangélico e Formação Teológica RJ. Das três instituições citadas, apenas a de Roraima é credenciada pelo Ministério da Educação para oferecer graduação em Teologia.

A ação por suposto abuso de poder econômico, relatada pelo desembargador Alexandre de Carvalho Mesquitaos, mostram fatos que “o investigado nunca fez um curso superior”. Ele apontou ainda “evidências de falsidade ideológica” no episódio.


À Justiça Eleitoral, o ex-governador informou que se matriculou em novembro de 2011 e terminou as aulas em outubro do ano seguinte. O tempo curto de curso também foi citado como uma incongruência pelo desembargador. A carga horária indicada para matérias como Introdução à Sociologia e Antropologia Cultural é de 60 horas. Cada uma delas foi cursada em um único dia, de acordo com o histórico escolar apresentado. O diploma apresentado por Garotinho no blog mostra que o curso foi concluído em dezembro de 2011.
A defesa ainda não se pronunciou.
Varela Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário