' ANGICO NO AR: 5 dicas para aprender a lidar com o ciúmes />

terça-feira, 6 de setembro de 2016

5 dicas para aprender a lidar com o ciúmes

No dicionário, a primeira descrição para a palavra ciúme é: inquietação mental causada por suspeita ou receio de rivalidade no amor ou em outra aspiração, mas o ciúmes faz parte da natureza humana e parece, quase sempre, mais forte do que nós, porém, não é. Existem formas de controla-lo.

O ciúme faz com que vejamos as coisas através de uma lente de aumento, uma pessoa ciumenta costuma exagerar ou interpretar de forma negativa as atitudes da pessoa amada, um simples ato de falar “bom dia!” vira uma cantada na mente do ciumento. Por isso separamos 5 dicas para você aprender a lidar com o ciúmes, confira:

Não invente um filme
Quem é ciumento tem a tendência de deturpar a realidade, ou seja, um pequeno gesto ou palavra é o suficiente para despertar os ciúmes mais loucos o que, por sua vez, desencadeia um verdadeiro “filme” na sua cabeça. É importante não deixar que a sua imaginação fomente os ciúmes de uma coisa que pode nem ser real. As pessoas mais ciumentas precisam de aprender a distinguir a realidade da ficção, simplesmente porque nem tudo o que parece é.

Aprenda a controlar a raiva
A pior coisa no ciúme é que ele desperta a raiva ou a ira, existem muitas pessoas que sofrem com esse problema, mas sofrem calados (a maioria diga se de passagem), porém outros são tomados por excessos de fúria e se tornam agressivos e destrutivos. Então cuidado, respire fundo e veja o que realmente esta acontecendo.

Antes de dar um piti, reflita se você tem realmente motivos para isso. Pense também se o momento e o lugar são apropriados porque depois de agir pela raiva, você corre o risco de sentir culpa e vergonha.

Confie
Evite ficar vasculhando tudo que seu parceiro faz nas redes sociais, fuçar celular e ficar ligando o tempo todo para saber onde a pessoa está. Além de incomodar o outro acaba virando um vício, quanto mais você treinar a sua confiança mais forte ela será.

Converse sobre o ciúmes com o seu parceiro
A confiança e a comunicação representam o pilar de qualquer relação a dois, o dialogo é importantíssimo em um relacionamento, dessa forma abra o jogo para o seu par, diga como está se sentindo e o que desejaria que ele fizesse, mas é para conversar e não confrontar ou gritar, fale abertamente sobre aquilo que o incomodou e de como se sentiu. Mas faça isso com calma, pois você pode estragar aquela que estava a ser uma noite perfeita, então respire fundo, analise a situação friamente e só depois (talvez até não seja má ideia dormir sobre o assunto) é que deve conversar com o seu companheiro.

Não seja pegajoso
Ninguém gosta de se sentir preso, e estar o tempo todo ao lado de alguém que gera essa sensação. Um pouco de distância vai fazer com que a pessoa sinta saudades e valorize o tempo que vocês estão juntos. Um tempo afastados também fará com que você entenda que pode curtir a vida sem ter seu amor a tiracolo.

Não vai te servir de nada ficar dia e noite imaginando as possíveis puladas de cerca do se parceiro e vasculhando a vida dele em redes sociais. Ao invés disso ocupe o seu tempo com coisas que você goste de fazer e possam te distrair desse pensamento obsessivo.
Fonte: Mundo Conectado

Nenhum comentário:

Postar um comentário