' ANGICO NO AR: Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Mairi realizou o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef />

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes de Mairi realizou o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Na manhã desta quarta-feira (08 de junho de 2016), o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, realizou o 2º Fórum Comunitário do Selo Unicef, no Centro Cultural.

O Selo Unicef é uma iniciativa que tem como meta a redução das desigualdades que afetam as crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e a garantia dos seus direitos, sendo eles: Sobreviver e se desenvolver, aprender, proteger-se e ser protegido do vírus HIV (Aids), crescer sem violência, ser adolescente, ser prioridade nas políticas públicas e brincar, praticar esportes e se divertir.
Este ano, o 2º Fórum recebeu a mediadora, a Srª. Cristiane Silva Mendes que esteve assistindo ao momento. O mesmo aconteceu de modo explicativo, onde as três vertentes em avaliação foram oportunizadas com a palavra: CMDCA – que teve como representante a Presidente do mesmo Elineuza Maria Gomes, Educação – representada pela professora Norma Lúcia e Saúde – representada pelo enfermeiro Gustavo Almeida.

Cada represente, ao seu tempo, explanou acerca da sua área de atuação, frisando as dificuldades e obstáculos encontrados, bem como os avanços e melhorias ocorridas nas respectivas áreas, a exemplo do CMDCA, que vêm realizando um trabalho específico com as crianças e adolescentes, fazendo com que os mesmos tenham um pleno desenvolvimento, em todos os sentidos da palavra.

A Educação apresentou o seu projeto voltado para a introdução de conceitos como ética, cidadania e meio ambiente, o Programa Despertar, criado pelo SENAR, mas implantado no município, sendo totalmente abraçado pela Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação.
Já na Saúde, o momento aconteceu com base nas ações relativas (campanhas educativas, aplicação de UBV intercostal e fumacê, além de criação do Disque Focos e distribuição de piabas) ao combate contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor das arboviroses: Dengue, Zika Vírus e Chikungunya que alarmou não só a nossa cidade, mas a nossa Bahia e nosso Brasil.

Estas ações realizadas irão contribuir para o recebimento (ou não) do Selo Unicef. O mesmo colocará o nosso município em destaque, mas independente disso, o mais importante é que as ações de fato, foram concretizadas.
Estiveram presentes também, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Célia de Almeida, o Secretário de Assistência Social, Antônio Lauro Mendes, o Presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Coelho, o Vereador Tadeu Pacheco, o Presidente do CMDCA de Baixa Grande, e todo o corpo de Conselheiros Tutelares do município de Mairi.

Em suma, um momento fundamental para o município, onde a sociedade civil esteve presente e opinou a respeito de temas relevantes em nosso cotidiano, uma vez que também foram informados de algumas ações, projetos e programas dos quais não tinham total conhecimento, porém, acontecem.
Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Mairi

Nenhum comentário:

Postar um comentário