' ANGICO NO AR: Brasileiros trabalharam cinco meses de 2016 apenas para pagar impostos />

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Brasileiros trabalharam cinco meses de 2016 apenas para pagar impostos

Entre 1º de janeiro e 1ºde junho deste ano, os brasileiros trabalharam apenas para pagar impostos. O levantamento foi feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que leva em consideração impostos, taxas e contribuições exigidos pelos governos federal, estadual e municipal.

Os dados divulgados mostram que os contribuintes precisam trabalhar cada vez mais para ficar em dia com a arrecadação: em 1986, eram necessários 82 dias para pagar tributos; em 1996, o número subiu para 100 dias; e há dez ano, eram necessários 145 dias trabalhados.

O levantamento mostra ainda que 41,80% do rendimento bruto dos cidadãos são destinados ao pagamento de tributação sobre redna, consumo e patrimônio – em 2014 e 2015, o índice era 41,37%. “Tivemos, a partir do início do ano de 2015, uma série de aumentos de tributos, que causaram esse acréscimo de dias trabalhados pelos brasileiros somente para pagá-los, com reflexos neste ano de 2016”, comentou em nota João Eloi Olenike, presidente-executivo do IBPT, de acordo com a Veja. No ranking global, o Brasil se aproxima da Noruega, onde os cidadãos trabalham 157 dias para pagar tributos, Suécia (163) e Alemanha (139).

No entanto, Olenike destaca que a diferença está no retorno em termos de qualidade de vida e usufruto dos serviços públicos, já que no Brasil não há retorno adequado. Neste ano, os brasileiros já pagaram pelo menos R$ 840 bilhões em impostos, segundo o Impostômetro.
Fonte: Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário