' ANGICO NO AR: Cuidado com o vírus que circula em forma de vídeo no Facebook />

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Cuidado com o vírus que circula em forma de vídeo no Facebook


De acordo com a pesquisa da Kaspersky, o aplicativo usa mais de 90 domínios que não contém qualquer conteúdo quando acessado. É possível, em alguns casos, encontrar um vídeo supostamente "chocante", mas que também exige que o usuário dê ao site acesso à sua conta no Facebook. O aplicativo é acionado tanto na versão móvel quanto na versão desktop da rede social.

No fim das contas, o tal vídeo escandaloso não existe e o seu perfil está nas mãos de criminosos. Assim, a sua conta pode ser usada para compartilhar mais links como esse na linha do tempo dos seus amigos ou no feed de notícias geral. É possível que, em alguns casos, mais do que o seu Facebook seja hackeado no processo, deixando aberta uma porta de entrada para o seu celular ou PC.

Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, explica que o Facebook acaba também sendo enganado por esse golpe, que atua dentro das próprias regras da rede social, pedindo a autorização do usuário e sem usar qualquer código suspeito. "Todo o processo acontece dentro da rede social, com a instalação da aplicação maliciosa diretamente no perfil da vítima", diz.

Se você acabou caindo no golpe - ou conhece alguém que foi vítima - há como remover o aplicativo do seu Facebook. Vá até as configurações da sua conta na versão para PC da rede social e clique na guia "Aplicativos". Remova todos os apps desconhecidos instalados no seu perfil - os dessa campanha, especificamente, se apresentam como aeroplay.top, aguiavideos.top ou asiavideos.top, entre outros do gênero.


Depois disso, não se esqueça de trocar a senha de acesso ao seu perfil. A lista completa de domínios infectados pode ser conferida aqui. Segundo a Kaspersky, o Facebook já foi alertado sobre a propagação do vírus no Brasil.
Fonte: Olhar Digital - Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário