' ANGICO NO AR: Jacobina registra primeiro caso de microcefalia />

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Jacobina registra primeiro caso de microcefalia

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta quarta-feira (9) o registro do primeiro caso de microcefalia no município de Jacobina, que pode ter relação com o zika vírus.
A capital baiana foi a cidade que registrou o maior número de ocorrências da microcefalia em recém-nascidos. Dos 86 casos registrados até o último dia 3 pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, 53 deles ocorreram em Salvador. Este número segue o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde, no qual considera microcéfalos os bebês com perímetro encefálico igual ou inferior a 32 centímetros.
O governador Rui Costa vai convocar, na próxima semana, os prefeitos dos municípios que registraram casos de microcefalia para discutir estratégias de combate ao mosquito.
O prefeito de Jacobina, Rui Macedo, estará presente no encontro com prefeitos dos demais municípios onde foram registrados casos de microcefalia.
Veja a relação abaixo:
Salvador - 53
Lauro de Freitas - 4
Camaçari - 3
Amélia Rodrigues - 2
Luiz Eduardo Magalhães - 2
Paulo Afonso - 2
Simões Filho - 2
Belo Campo - 1
Buerarema - 1
Campo Formoso - 1
Governador Mangabeira - 1
Heliópolis - 1
Itabuna - 1
Itororó - 1
Jacobina - 1
Jeremoabo - 1
Madre de Deus - 1
Pau Brasil - 1
Porto Seguro - 1
Santo Amaro - 1
Taperoá - 1
Teixeira de Freitas - 1
Tucano - 1
Una - 1
Wanderlei - 1


Sobre a doença
A microcefalia, malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, apesar de não ser uma doença desconhecida, tem atraído todas as atenções dos profissionais de saúde e da população brasileira, por conta do aumento do número de casos no Brasil e por conta de sua associação preliminar ao Zika Vírus, que é transmitido pelo Aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue e da Chinkungunya. Neste momento de alerta, a Prefeitura orienta a população, sobretudo as gestantes, para eliminarem o mosquito da dengue e também realizarem suas consultas de pré-natal, fazendo todos os exames recomendados pelos médicos. Caso apareça algum sintoma da doença, como febre alta, manchas avermelhadas e coceiras, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Fonte: Jacobina 24 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário