' ANGICO NO AR: Chuva deixa 23 famílias desabrigadas em Ipiaú />

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Chuva deixa 23 famílias desabrigadas em Ipiaú

A população de Ipiaú, cidade que fica a 353 quilômetros de Salvador, se surpreendeu com volume de chuva que caiu na cidade nesta terça-feira (16) e que deixou 23 famílias desabrigadas. Segundo o secretário de Governo do município, Enedino Rebouças, choveu 104mm durante todo o dia. O esperado era apenas 17mm.
Ainda de acordo com Rebouças, chove na cidade há cerda de um mês, mas na última semana o volume tem aumentado. “Ontem, a chuva torrencial que durou duas horas e meia. As ruas ficaram inundadas, mas quando a chuva cessou, a água escoou pela cidade”, contou.
Vinte e três famílias que moravam às margens do Rio Água Branca tiveram suas casas destruídas pela água. Segundo o secretário, elas estavam em uma área de invasão habitacional, onde moravam de forma irregular desde 2012.
rua alagada
Choveu 104mm durante todo o dia. O esperado era apenas 17mm.
“Eles já viviam em uma situação lamentável e ontem o nível do rio subiu consideravelmente, transbordou e destruiu a ocupação. Todos foram retirados de lá e com ajuda da Defesa Civil, conseguimos salvar alguns móveis, eletrodomésticos e objetos pessoais”.
Todos os desabrigados foram encaminhados para Escola Municipal José Mendes, que fica na Praça Emídio Barreto, mais conhecida como Rua do Sapo. A Assistência Social está acompanhados as famílias e realizando ações para arrecadar cobertores, alimentos e materiais de higiene pessoal.
carro alagado
As ruas ficaram inundadas, mas quando a chuva cessou, a água escoou pela cidade.
Área de risco – Segundo Rebouças, equipes da Defesa Civil estão realizando ações de prevenção nos pontos mais críticos da cidade. Além disso, uma obra de caráter emergencial foi iniciada para evitar o desabamento de uma encosta, que fica na Rua Waldomiro Barreto.
“A cidade apresentou ao Ministério das Cidades, em 2009, um projeto solicitando recursos para construir um muro de contenção dessa encosta. Mas até hoje não foi atendido. Por conta da chuva de ontem, o prefeito resolveu iniciar a obra com recursos próprios”, explicou o secretário.
O prefeito da cidade, Deraldino Araújo declarou situação de emergência e solicitou ajuda do Governo do Estado. “Mesmo com o serviço de manutenção preventiva, iniciado há 50 dias, com limpeza de bueiros, galerias e valas, não teve como conter a força da natureza”, disse Enedino Rebouças. “Para hoje a previsão é de que chova 30% mais forte que ontem”, completou.
Fonte: Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário