' ANGICO NO AR: Aeroporto Regional de Itaberaba já tem projeto de viabilidade técnica pronto />

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Aeroporto Regional de Itaberaba já tem projeto de viabilidade técnica pronto

Com as obras, o aeroporto de Itaberaba passará a ter um pátio de 10.857 m2 e um terminal de passageiros de 682 m2, com capacidade de processar até 60 passageiros/hora. Ainda será feito o alargamento, ampliação e nova área de segurança da pista de pousos e decolagens.

O aeródromo vai atender os quase 70 mil moradores do município e outras 300 mil pessoas que vivem na região de influencia de Itaberaba. Essas informações foram repassadas por Giselly Siqueira, Assessora da Secretaria de Aviação Civil em conversa com o publicitário local Leo Vieira.

“Passada a Copa do Mundo, nossa prioridade agora é a aviação regional. Aqui na Bahia, 20 aeroportos receberão intervenções deste programa. E temos pressa. Desenvolver a aviação no interior do país é integrar e dar possibilidade aos brasileiros de usar o avião como meio de transporte”, disse Moreira Franco, ministro-chefe da Aviação Civil durante evento em Salvador.

Já Leo Vieira, comentou sobre esse grande investimento: ''Fiquei muito feliz com esse programa pioneiro e ousado de investimento federal na aviação regional, fiquei mais feliz ainda, quando vi em primeira mão que o aeroporto de Itaberaba fazia parte do programa federal e iria receber melhorias. Ação de grande relevância, pois vai ampliar a oferta de voos no interior do estado da Bahia. Itaberaba e região vão ganhar e muito com essa conquista'', disse Leo Vieira.

Aviação Regional - Itaberaba e outros 19 municípios baianos serão alguns dos 270 aeroportos regionais que vão passar por reformas. No total, o investimento será de R$ 7,3 bilhões, no fortalecimento e reestruturação da aviação regional brasileira para expandir a oferta de transporte aéreo e melhorar a qualidade da infraestrutura aeroportuária. A ideia é garantir que 96% da população esteja a 100 km de um aeroporto apto a receber voo regular.

Subsídios para a aviação regional:
- Para rotas entre cidades pequenas e médias do interior e destas cidades para as capitais
- Condicionado aos assentos ocupados, limitados a 50% da aeronave e até 60 assentos
- Reduzirá a diferença entre as passagens aérea e rodoviária
- Estimulará novas rotas regionais

Na Bahia o investimento será de aproximadamente R$ 548 milhões na ampliação, construção ou melhoria dos terminais aéreos das seguintes cidades: Barreiras, Bom Jesus da Lapa; Cipó; Feira de Santana; Guanambi; Ibotirama; Ilhéus; Irecê, Itaberaba; Jacobina; Jequié; Lençóis, Maraú; Paulo Afonso; Porto seguro; Santa Maria da Vitória; Santo Antônio de Jesus; Sento Sé; e Vitória da Conquista.

Os aeródromos de Barreiras, Lençóis, Irecê e Teixeira de Freitas também poderão iniciar as reformas em breve. Os quatro passaram pelas fases de elaboração de cenários por projetistas, análise de estudos técnicos e agora partem para a fase da licitação das obras. Os demais ainda estão na fase de elaboração de cenários e estudos técnicos.
ASCOM Secretaria de Aviação Civil

Nenhum comentário:

Postar um comentário